9 vantagens da automatização de pagamentos para suas vendas

Muitas empresas ainda usam meios antiquados quando se trata de pagamentos mensais. Recibos impressos, anotações feitas a mão e registros analógicos da contabilidade de cada mês. A verdade […]
Henrique
04/04/2022 | 5 min
homem pagando contas usando automatização de pagamentos

Muitas empresas ainda usam meios antiquados quando se trata de pagamentos mensais. Recibos impressos, anotações feitas a mão e registros analógicos da contabilidade de cada mês.

A verdade é que toda empresa precisa se modernizar para sobreviver no mercado altamente competitivo dos tempos atuais, e logo esses modos tradicionais de trabalhar se tornarão obsoletos. Para acompanhar as mudanças, uma das indicações de modernização de processos é a automatização de pagamentos

A automatização consiste em usar ferramentas de integração para realizar cobranças automáticas, como o nome exemplifica. É uma prática cada vez mais utilizada atualmente, que traz muitos benefícios para a empresa. 

Os processos automáticos tornam mais simples controlar o fluxo de caixa, as contas a pagar e receber e todas as movimentações financeiras do empreendimento. Conheça os benefícios. 

Vantagens da automatização de pagamentos

O cliente deve ser sempre o centro de uma empresa, afinal, a experiência dele é que define o sucesso do empreendimento, desde o marketing até a compra. Mas como dar a devida atenção aos consumidores quando os processos internos não são eficientes?

Pagamentos ocorrem todos os meses, sejam aqueles vindos de clientes, feitos para fornecedores, funcionários ou de manutenção da empresa. Se esses processos são manuais, sobra pouco tempo para realizar melhorias no empreendimento. 

Portanto, são muitos os benefícios que podem ser usufruídos com a automatização de pagamentos para suas vendas corporativas. Entenda quais são as principais vantagens. 

1. Redução de trabalho do time financeiro

Todos os meses, o time financeiro de uma empresa que não usa automatização de pagamentos perde horas ou até dias de trabalho para realizar essas transações manualmente e registrar cada venda realizada. 

Esse tempo pode ser melhor aproveitado com os pagamentos automatizados, dando a oportunidade de melhorias operacionais, estudos e análises para contribuir com o avanço da empresa. 

2. Eficiência Financeira

A eficiência financeira consiste na capacidade de atingir resultados positivos para a empresa com o menor investimento. Ou seja, contribuir para o crescimento do negócio sem desperdício de capital.

A automatização de pagamentos é uma prática que anda lado a lado com a eficiência financeira, pois permite que o tempo e o dinheiro da empresa sejam utilizados da melhor forma, evitando erros e retrabalhos que podem custar caro. O valor economizado nesses momentos pode ser realocado para melhorias em outras áreas. 

3. Controle de inadimplência

Quando ocorre atraso ou um pagamento do cliente não é feito, ele acumula juros e outras taxas altas que podem ser facilmente evitadas com a automatização, já que ela ajuda os pagamentos em dia

Saiba que a inadimplência carrega diversos prejuízos para a empresa, impedindo um fluxo de caixa saudável e capital para investir em melhorias. Portanto, uma das grandes vantagens da prática da automatização de pagamentos é evitar a inadimplência. 

4. Processos simplificados

Lidar com diferentes bancos, cartões e formas de pagamento pode ser confuso e complicado, além de tomar tempo. Um dos benefícios da automatização de pagamentos é que todo o processo é simplificado. 

Após configurar todo o rol de pagamentos na fase inicial de implementação, não será mais necessário lidar com as burocracias, pois elas serão realizadas automaticamente pela ferramenta escolhida. O processo de checagem feito pela equipe será muito mais prático e rápido

5. Diminuição de falhas

Processos manuais são falhos. Mesmo com toda a atenção, erros são comuns e podem acontecer com qualquer pessoa. Ainda que não sejam intencionais, essas falhas podem custar tempo, ou pior, dinheiro para uma empresa. A automatização diminui o risco de erros na gestão de pagamentos, pois o processo é feito de forma digital pelas ferramentas específicas, com a mínima intervenção humana.

6. Pontualidade nas cobranças

É essencial que os pagamentos a serem recebidos por uma empresa sejam realizados com pontualidade, tanto para melhor controle dos recursos, quanto para manter o funcionamento normal do negócio.

A possibilidade de agendamento que a automatização traz é muito benéfica, pois impede o atraso no envio de faturas e melhora a gestão financeira.

7. Destaque no mercado 

A automatização de pagamentos faz com que vários processos da empresa se tornem mais práticos, inclusive o contato com os clientes. E, atualmente, o que os compradores mais esperam de uma loja é facilidade na aquisição de produtos e resolução rápida de problemas. Seguindo essa lógica, a automatização de pagamentos dá um destaque maior para o empreendimento no mercado como um dos favoritos da clientela, à frente daqueles que ainda lidam com processos analógicos demorados e não otimizados.

8. Utilização em vários âmbitos

A automatização de pagamentos não está presa a um nicho ou setor específico do mercado, e pode ser aplicada em praticamente qualquer empresa, considerando que em algum momento, todas realizam ou recebem pagamentos. 

Dentro da empresa, a automatização também é coringa: pode ser usada em vendas, para pagar fornecedores, despesas internas, administrativas e até mesmo para remuneração de funcionários. 

9. Crescimento da empresa

Todas essas vantagens citadas culminam no maior objetivo de qualquer empreendedor: o crescimento do negócio

A automatização traz melhorias em diversas áreas diariamente, permitindo que mais tempo e esforço laboral sejam investidos no sucesso do estabelecimento. Cada passo tomado em nome do desenvolvimento da empresa é importante. 

Ferramentas de automatização de pagamentos

A tecnologia avança a cada ano e traz consigo diversas ferramentas que podem auxiliar, e muito, o dia a dia de uma empresa, por isso é tão importante que os gestores se mantenham atualizados sobre as tendências como a automatização. 

Para implementar a automatização de pagamentos a uma empresa, será necessário utilizar uma ferramenta que permita esse tipo de processo.

Busque ferramentas que permitam a automatização da gestão financeira com fácil integração a ERPs, CRMs e plataformas de e-commerce, para empresas que vendem virtualmente. 

O uso da ferramenta é intuitivo e conta com funcionalidades indispensáveis para o controle financeiro, como alertas via e-mail em cada pagamento, acompanhamento de cada transação e a possibilidade de personalizar regras de vencimento e juros. 

E para saber mais ferramentas que podem ajudar seu e-commerce, baixe este e-book com dicas de 39 Ferramentas importantes para Gestão, Marketing e Vendas no e-commerce!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

    Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

    Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

      Seus contatos serão utilizados para envio de e-mails, respeitando a sua privacidade, e é possível cancelar o recebimento de novas mensagens a qualquer momento.