Saiba como escolher um chat para o site da sua empresa

Descubra neste post a importância de escolher corretamente um chat online para o site da sua empresa! Saiba mais clicando no artigo!
Ploomes
04/03/2021 | 5 min
Cliente interagindo com uma empresa via chat online

Neste artigo vamos apresentar as principais funções que um chat para o site da sua empresa deve oferecer, considerando necessidades e funcionalidades que realmente impactam a interação com o público. 

O atendimento ao cliente feito com qualidade é uma das principais formas de negócios conquistarem resultados expressivos. Atender bem gera impactos positivos tanto em suas estratégias de marketing, quanto em suas vendas.

Hoje o mercado é altamente competitivo. Por isso, é preciso encontrar maneiras de fazer com que seu negócio se diferencie da concorrência diante da perspectiva dos clientes.

Esse é um objetivo que pode ser alcançado com certa facilidade através do atendimento humanizado e personalizado, principalmente no ambiente digital. 

Os consumidores conectados não gostam de esperar e desejam ser tratados de forma única. Isso faz do chat online a principal ferramenta de comunicação na internet.

Contar com esta opção de atendimento aumenta o valor agregado de um negócio, melhorando consideravelmente suas negociações e taxa de satisfação de seus clientes. 

Escolher uma boa ferramenta irá facilitar seu trabalho e oferecerá os recursos necessários para otimizar a qualidade e os resultados do atendimento. 

Chatbot e convites proativos

O chatbot é uma tecnologia desenvolvida para aplicar a inteligência artificial no atendimento comercial. As evoluções tecnológicas têm tornado este recurso cada vez mais eficiente. 

Hoje é algo essencial no chat online. Com ele, os negócios podem otimizar o tempo de seus atendentes ao oferecerem este método de autoatendimento para os consumidores. 

O recurso permite que perguntas simples e solicitações frequentes sejam resolvidas pelos próprios clientes a partir de suas interações com os chatbots.

Além disso, a funcionalidade prepara e encaminha casos mais complexos aos atendentes já com informações fundamentais sobre cada chamada específica. 

Outra função muito importante apresentada por esta funcionalidade baseada em inteligência artificial é o convite proativo para conversas. Uma funcionalidade que aparece como uma janela de chat para os visitantes do seu site

Este recurso ajuda a captar a atenção dos consumidores e aumenta a probabilidade de uma interação com seu negócio.

Além disso, chatbots mais avançados permitem a personalização das mensagens de convite de acordo com a página acessada. Ou seja, é possível criar convites que levem em consideração o contexto e as necessidades dos visitantes.

Integração com ferramentas de CRM

O chat online oferece a oportunidade de os atendentes conversarem com consumidores em tempo real. Isso permite que sua equipe seja mais eficiente na hora de coletar dados destas pessoas para transformá-los em leads. 

A integração com CRM torna este processo ainda mais fácil. Ao realizar atendimentos, os profissionais de sua equipe podem adicionar estes novos leads em sua base em apenas alguns passos. 

Isso permite que sua empresa tenha uma base de clientes segmentada para trabalhar seu funil de vendas de uma forma eficiente. 

 A partir da integração, alimentar estes leads com conteúdo relevante e ofertas tentadoras será mais fácil.

Conhecer melhor as informações do seu público-alvo geral e de cada consumidor especificamente impacta significativamente o desempenho de suas campanhas de marketing e os resultados de venda.

banner ploomes teste grátis

Conexão com o WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo de chat tão popular que está presente na maioria dos smartphones brasileiros.

Com o desenvolvimento de sua versão para negócios, hoje o app é utilizado comercialmente por muitas empresas e é a opção preferida de atendimento de muitos consumidores.

Contudo, as contas business do WhatsApp apesar de serem voltadas para negócios, também apresentam algumas limitações. A boa notícia é que várias ferramentas profissionais de chat online contam com integrações com o aplicativo. 

Desta forma, o atendimento feito no WhatsApp pode ser gerenciado de forma profissional, gerando dados de clientes e relatórios de desempenho.

Além disso, integrar o app com uma ferramenta profissional permite que as conversas sejam transferidas entre atendentes, algo que não pode ser feito apenas com o aplicativo. 

Integração de equipes e transferência de conversas

Além de integrar soluções ao seu negócio, ferramentas profissionais de chat promovem a integração de suas equipes.

Boas opções apresentam plataformas onde é possível criar grupos com objetivos completamente profissionais, para tornar a comunicação de sua equipe mais eficiente.

Através desta solução, times de marketing, vendas e suporte podem trocar informações para proporcionar a melhor experiência possível aos seus clientes. 

Além disso, a transferência de chamados entre atendentes e setores é algo fundamental. Clientes com exigências ou dificuldades mais complexas precisam interagir com setores e atendentes diferentes.

Essa mudança pode gerar perda de informações e exigir que o cliente se repita, provocando uma experiência ruim e insatisfação.

Chats profissionais de qualidade permitem que chamadas sejam encaminhadas sem perder as informações da conversa.

Ou seja, é possível que o próximo atendente confira o histórico da conversa para estar atualizado sobre cada caso específico e agilize o atendimento de forma geral, evitando repetições.

Ferramenta de Callback

O callback é um recurso indispensável, pois proporciona aos clientes a oportunidade de escolherem seu método predileto de atendimento. Caso optem por realizar chamadas de voz, os consumidores podem informar seu contato e solicitar uma ligação de sua empresa. 

Desta forma, os membros de sua equipe que estiverem disponíveis no momento poderão fazer a ligação para entrar em contato com esses leads.

Esta funcionalidade é muito relevante, pois acaba com o tempo de espera nas ligações e evita a necessidade de interagir com ferramentas de redirecionamento. 

Atalhos para mensagens prontas

É comum que negócios recebam algumas perguntas específicas com mais frequência. Organizar respostas prontas para os questionamentos mais comuns é uma maneira inteligente de economizar tempo e oferecer informações relevantes para possíveis clientes.

Portanto, se você deseja realmente otimizar o tempo de seus atendentes, além de criar modelos de respostas, também é importante contar com um recurso que apresente atalhos rápidos para estas mensagens.

Desta maneira, atendimentos mais simples poderão ser realizados simultaneamente, poupando tempo e aumentando a capacidade de atendimento da equipe.

Esperamos que o conteúdo do nosso artigo auxilie sua busca pela melhor opção de chat online para o seu site. Lembre-se de levar em consideração as principais necessidades do seu negócio e custo-benefício

Nossa última dica é o JivoChat, uma ferramenta que conta uma versão gratuita é uma versão profissional, apresentando todos os itens citados e mais funcionalidades para o seu negócio. 

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.