Entenda como alavancar suas vendas em 2022

Independente do modelo de negócio e do setor em que você atue, é fundamental pensar em estratégias que permitam alavancar as vendas do seu serviço ou produto.  Além […]
Henrique
14/12/2021 | 10 min
alavancar vendas

Independente do modelo de negócio e do setor em que você atue, é fundamental pensar em estratégias que permitam alavancar as vendas do seu serviço ou produto. 

Além de garantir a sustentabilidade do seu negócio, é importante considerar a competitividade do mercado e não ficar para trás. 

Para que isso não aconteça existem muitas iniciativas que podem transformar seus resultados. A tecnologia, por exemplo, é uma grande aliada já que oferece diversos recursos para monitorar e aprimorar as estratégias de vendas com ferramentas inteligentes.

Para driblar as dificuldades e responder a pergunta de qualquer vendedor ou gestor se faz quando pensa no próximo ano, vamos entender ao longo deste conteúdo como alavancar as vendas em 2022

Confira também o guia completo para estruturar processos comerciais complexos.

O que fazer para alavancar vendas?

Antes de entendermos mais sobre as tendências e até possíveis ideias para alavancar seus resultados, é preciso entender a premissa básica para aumentar suas vendas. 

Certamente existem muitas maneiras de potencializar os resultados, mas vamos destacar aqui 4 formas de conquistar bons resultados:

  • Segmentação do público e definição do PCI;
  • Gestão do Relacionamento com o Cliente;
  • Treinamento e capacitação das equipes;
  • Estratégias de atração de clientes. 

Segmentação e definição do seu público

Se você quer alavancar vendas, precisa saber exatamente quem é o seu público. Ou então perderá tempo e recurso investimento em potenciais clientes que não são os ideias para utilizar o seu produto ou serviço.

Então, depois de definir o seu perfil de cliente ideal, é preciso segmentá-lo. Ou seja, é preciso segmentar o público em relação a cada produto ou serviço comercializado.  

Essa prática é importante pois conhecer seus clientes também fará com que você conheça o tipo de atendimento que ele deve receber

Suas necessidades, particularidades e até mesmo as vontades serão conhecidas e avaliadas para, então, serem atendidas. 

Gestão do Relacionamento com o Cliente 

Garantir uma gestão de relacionamento com os clientes funcional é fundamental para alavancar resultados. O motivo é simples, de acordo com o Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual.

Além disso, a chance de aumentar sua geração de receita com um bom atendimento é muito maior. Afinal, todos gostam de ser tratados de forma única e personalizada. 

Não se esqueça de que é no momento do atendimento que informações valiosas dos clientes são colhidas e permitem inclusive a melhor segmentação desses clientes. 

Treinamento e capacitação

Para que seja possível alavancar suas vendas, sua equipe precisa estar comprometida e preparada com este objetivo também

Então podemos dizer que garantir treinamentos e capacitações para sua equipe é fundamental para conquistar uma atuação que impulsione novas vendas. 

Sabendo da importância dessa prática, invista em qualificação e garanta que ela não seja apenas inicial. Ou seja, garanta que os colaboradores estarão continuamente preparados para lidar com os desafios do dia a dia das vendas, principalmente se atuam com vendas B2B, que possuem naturalmente processos mais complexos. 

Estratégias de atração de clientes

Se você precisa vender mais, naturalmente precisa atrair mais oportunidades para que as equipes de venda possam fechar negócios. 

Uma estratégia eficaz para garantir esse processo é justamente o marketing de atração, mais conhecido como inbound marketing.

Através de algumas análises é possível descobrir quais palavras o seu público busca e produzir conteúdos que os atraiam.

As empresas geralmente colocam essa estratégia em prática com a produção de artigos para seus respectivos blogs, como este artigo que você está lendo, por exemplo. 

Dessa forma, é possível educar seu cliente sobre a necessidade da sua solução para resolver o problema dele e gerar novas oportunidades. 

4 Ideias para alavancar vendas em 2022

Até aqui já entendemos a necessidade de alavancar vendas e quatro princípios básicos para colocar isso em prática. Mas como você deve saber, o mundo das vendas e dos negócios está em constante transformação. 

Por isso, além dos passos práticos que citamos acima, é possível alavancar suas vendas da seguinte forma:

Valorize seu produto ou serviço 

Se você deseja alavancar suas vendas em 2022, precisa se certificar de que seus clientes conheçam o valor que a sua empresa tem para oferecer para eles. 

Isso não se trata do preço que será investido e sim do quão importante e até mesmo essencial a sua empresa será no fim do dia para este cliente.

Os benefícios e vantagens, quando são bem explorados no momento da negociação, contribuem para mostrar aos clientes o retorno sobre o investimento, gerando a valorização do seu produto ou empresa. 

Invista na divulgação do seu negócio

Se você quer vender mais precisa aparecer mais para o seu público. A ordem é simples. O próprio funil de vendas segue este princípio. Atrair para, então, converter. 

Então garanta que seu produto ou serviço seja conhecido. Para isso, muitas empresas investem em anúncios via Google Ads, utilizam as redes sociais ou disparam newsletters com conteúdos informativos. 

Dependendo do setor ou do mercado em que o seu negócio está inserido, é possível contar até mesmo com as mídias offline para essas divulgações.

Invista em um site e blog robusto

Como consequência dos tópicos anteriores, é preciso que o seu negócio conte com um site e um blog bem estruturados. Afinal, essa é a forma mais eficiente de tornar sua empresa conhecida. 

Além de ajudar na centralização das principais informações sobre o seu negócio, o site e o blog também contribuem no processo de captação de leads. 

Isso porque os usuários podem deixar seus dados em formulários e virar contatos que contribuam para alavancar as vendas.  

Construa uma diferencial

Algo que é importante ter em mente é que dificilmente sua empresa será a única opção para o seu cliente. 

Existirão outras opções e até outros profissionais disputando o mesmo segmento que o seu. Por isso, é importante saber responder a seguinte questão: qual o seu diferencial? O que torna a sua solução única?

Encontre o ponto forte da sua operação e invista para que ele se torne o seu grande diferencial. 

Tendências para alavancar vendas em 2022

Vamos às tendências de vendas para o ano de 2022? Entre as tendências para alavancar vendas em 2022 temos as movimentações orientadas pelo mercado, uma necessidade cada vez mais urgente de olhar para dados comerciais e até as direções para o próximo ano.

1- Modelo híbrido de vendas 

Em 2020 muita coisa mudou no ambiente corporativo. Novas maneiras de lidar com o trabalho ganharam destaque e a saída para quem não aproveitava todo o potencial da tecnologia foi justamente recorrer a ela. 

Como você sabe, a maior parte dos setores precisou adaptar suas rotinas comerciais e encontrar novas maneiras de alcançar resultados. 

Com o passar do tempo, muitos aprendizados foram obtidos e os ambientes virtuais passaram a ser uma excelente opção para a maior parte das empresas e colaboradores. 

Além de otimizar tempo, recurso e trazer menos burocratização para o dia a dia dos profissionais, o modelo de trabalho híbrido passou a ser uma tendência forte para alavancar as vendas em 2022, mesmo com a volta ao normal.

Isso porque ficou claro que é possível aproveitar o melhor do ambiente presencial corporativo, assim como as vantagens do trabalho remoto. Por isso, grande parte das empresas está adotando essa nova modalidade.

Pesquisas mostram que 63% da população vai preferir trabalhar de forma híbrida em 2022. Dado que vale inclusive para empresas que lidam com vendas B2B, que passaram a fechar negócios de forma remota, otimizando tempo dos envolvidos nas operações.

2- Atenção a segurança e proteção dos dados

Com um destaque cada vez maior para a internet e as atividades online, os ataques cibernéticos infelizmente também se tornaram uma prática recorrente. 

De acordo com ABEInfo, o Brasil sofreu mais de 16,2 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos na primeira metade de 2021.

Além disso, com a Lei Geral de Proteção de Dados em vigor, é fundamental estar adequado e atento a estes fatores no momento de alavancar vendas. 

No caso da LGPD é importante não violar as diretrizes da lei no momento de captação de dados e informações de leads e clientes.

Estar preparado para lidar com essas questões é bastante relevante para os negócios que desejam se destacar e obter bons resultados. 

3 – Inteligência Artificial

A inteligência artificial é um conjunto de tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado que conseguem simular capacidades humanas ligadas à inteligência. 

A tendência de que soluções de inteligência artificial auxiliem cada vez mais as equipes comerciais é muito forte para 2022, considerando a necessidade de impulsionar resultados, alavancar vendas e recuperar o tempo perdido com os impactos da crise. 

4 – CRM de Vendas 

Se você deseja alavancar os seus resultados no próximo ano, vai precisar olhar para os dados e isso não é nenhuma novidade. Mas a verdade é que em meio a tantas incertezas, contar com um informações concretas é fundamental para buscar bons resultados.

Justamente por isso, um CRM de vendas é e continuará sendo uma ferramenta imprescindível para alavancar as vendas do próximo ano. E por isso, é importante investir na solução mais adequada ao seu negócio e, principalmente, às suas necessidades. 

Dessa forma, é possível ter um poder de decisão mais assertivo e uma gestão mais orientada aos dados. 

5 – Vendas com e-commerce

O e-commerce é uma maneira poderosa de conquistar clientes e fazer novos negócios. E uma maneira de alavancar as vendas nessa modalidade é também através do relacionamento com os clientes, sabia? 

Atualmente existem muitas empresas especializadas em atendimento para e-commerce, e o objetivo principal é oferecer um suporte que permite ao cliente um atendimento mais rápido e personalizado. E para a empresa a possibilidade de trabalhar com mais eficiência e precisão para alavancar o seu negócio. 

Como alavancar vendas com marketing digital

Como pudemos ver ao longo do conteúdo, a tecnologia é uma grande aliada das vendas, por isso, é cada vez mais comum vender através das redes sociais como o Instagram ou Facebook. 

E nessa hora a estratégia de Social Selling é uma ótima maneira de alavancar vendas nas redes sociais. Isso porque se você deseja vender mais com as estratégias de marketing digital, em algum momento vai precisar olhar para o processo de criação de relacionamentos e vendas por meio das redes.

Por isso, não desperdice a chance de aprofundar o relacionamento com os clientes através dessas plataformas. 

Além de encontrar novas oportunidades, aproveite o encurtamento do ciclo de venda e a redução do custo de aquisição de clientes para garantir resultados positivos e novas vendas.

Mas como colocar isso em prática? Comece aproveitando o caminho que essas redes oferecem para construir um relacionamento com o seu público. Faça postagens do interesse do público e sempre responda as interações e comentários. 

E por fim, encontre o modelo ideal para vender o seu serviço ou produto por este canal. Hoje é possível fazer divulgações e direcionar seus clientes para o site ou link de compra e até mesmo concluir a compra por lá.

Neste ano a Ploomes produziu diversos conteúdos para ajudar equipes a alavancarem suas vendas e produzir bons resultados. E no ano de 2022 não será diferente, por isso não deixe de acompanhar nossos materiais. E vamos juntos conquistar excelentes resultados! 

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.