5 dicas para aperfeiçoar seu rapport em vendas

Sabia que, para vender para empresas com mais de 100 funcionários, você terá que se relacionar com, no mínimo, sete pessoas? É o que diz estudo da consultoria […]
02/06/2021 | 4 min
vendedores aperfeiçoando seu rapport em vendas

Sabia que, para vender para empresas com mais de 100 funcionários, você terá que se relacionar com, no mínimo, sete pessoas? É o que diz estudo da consultoria Gartner.

Este estudo também nos ajuda a confirmar que vender não é uma tarefa para amadores, exige muita resiliência e a importância de se dominar a técnica de rapport. Então, vamos entender o que vem a ser rapport em vendas.

O que é rapport em vendas?

O termo tem origem francesa e significa “criar uma conexão próxima e harmoniosa com outras pessoas”. 

Em vendas, podemos definir o rapport como o momento de empatia criado entre vendedor e cliente.

Geralmente, o rapport traz os seguintes benefícios nas relações comerciais:

  • Estabelece uma conexão ágil com o lead;
  • Gera confiança rápida e segura;
  • Melhora o relacionamento estabelecido com o cliente;
  • Facilita a compreensão e a condução do lead pela jornada de compra.

Mas o que é preciso fazer para se construir bons relacionamentos e obter ótimos resultados nas vendas? Selecionamos cinco dicas para você dominar esta técnica com maestria. Confira!

Dica 1: Analise o prospect

O primeiro passo para se fazer um bom rapport é estudar bem o segmento que deseja abordar. Por quê? Ao fazer uma análise bem detalhada do seu lead, você terá mais subsídios para criar bons gatilhos mentais em seu discurso. 

Por exemplo: pode mencionar algum curso que ele concluiu, a conquista de um novo cliente, uma premiação ou promoção que ganhou recentemente ou uma experiência profissional interessante que consta no perfil no LinkedIn.

Outro ponto importante é fazer um rápido diagnóstico sobre o mercado da empresa alvo para fornecer informações suficientes na criação de um pitch personalizado e mais convincente.

Para agilizar esta tarefa, procure usar ferramentas de inteligência de mercado. A Econodata, por exemplo, disponibiliza uma calculadora gratuita que ajuda a mapear a realidade de um determinado segmento de mercado através da consulta de empresas existentes em cada um dos 2.380 setores da economia, 27 estados e 5.570 cidades do Brasil.

Dica 2: Pratique o espelhamento

O espelhamento é o ato de reproduzir o comportamento do outro. Ou seja, você se colocar no lugar do outro e procura repetir as mesmas ações para compreender a forma com que ela pensa

Para começar, tente se basear pela maneira como a outra pessoa fala. Por exemplo: um ritmo mais calmo pede uma desaceleração do discurso. Já uma conversa mais rápida, pede uma postura mais ativa.

O espelhamento é uma técnica de nível avançado, mas ao praticá-la constantemente você terá mais chances de gerar empatia e conexão profunda com o lead. Assim, ele se identificará com você e isso vai te ajudar a aprofundar a relação.

Dica 3: Trabalhe o seu tom de voz

Neste ponto, quem trabalha com Inside Sales sabe que é preciso – e muito – criar confiança no lead durante a ligação. Aqui o uso correto do tom de voz será essencial para se alcançar sucesso.

Por telefone, você consegue passar a exata emoção naquele momento. Por isso, é fundamental manter uma boa postura e garantir um diálogo apropriado.

Se o tom de voz do lead é calmo, por exemplo, mantenha a mesma intensidade. Agora, se você se deparar com uma pessoa mais expansiva, é importante tornar a conversa mais dinâmica.

Outro caminho interessante para criar rapport com o lead é ser extrovertido e bem-humorado. O ideal é que a outra pessoa se sinta relaxada para falar sobre dores e soluções, trazendo assim benefícios na hora de se partir para uma negociação mais avançada.

Dica 4: Demonstre interesse

Pode ser algum conteúdo do site, post publicado na company page do LinkedIn ou mesmo uma notícia importante em que a empresa do lead aparece. São várias as fontes para que você demonstre ao lead o seu interesse pelo que ele faz.

Aqui será fundamental também desenvolver um roteiro com perguntas para identificar algumas questões em comum e utilizá-las durante a conversa.

Importante: o interesse deve soar natural e genuíno e não algo friamente calculado, decorado ou invasivo!

Dica 5: Potencialize o rapport

Há muitas formas de potencializar o rapport em seu processo de prospecção. Dentre as principais, você deverá utilizar a:

  • Recapitulação do que o interlocutor destacou: 

“Conforme você estava falando…”

  • Formas verbais remissivas: 

“Talvez; Pode ser que; Quem sabe…”

  • Destacar os pontos citados, em algum momento, pelo interlocutor: 

“João, no e-mail você disse que hoje não é utilizado um CRM no processo…”

Lembre-se: criar rapport é estabelecer a sinergia com o seu lead para fazer sua negociação ser o mais pessoal e efetiva possível. Coloque essas dicas em prática e alcance bons resultados em pouco tempo.


E, se quiser se aprofundar em outras técnicas profissionais, recomendamos acessar o Blog da Prospecção da Econodata. Boas vendas!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

    Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

    Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

      Seus contatos serão utilizados para envio de e-mails, respeitando a sua privacidade, e é possível cancelar o recebimento de novas mensagens a qualquer momento.