Blog da Ploomes
Identificando o problema

Conheça os principais sinais de baixa performance de seus vendedores e como aumentar suas vendas!

Gestores, ou até mesmo os próprios vendedores, constantemente se questionam como poderiam aumentar os resultados em vendas.

Ou seja, antes de pensar em uma expansão de sua equipe, procuram saber se estão aproveitando ao máximo seus atuais recursos.

Baseados em nossa experiência com alguns casos semelhantes, separamos aqui alguns sinais de que, de fato, sua equipe comercial poderia estar atuando com maior performance. Continue lendo para saber mais!

1) Se você se perguntou isso, esse é o primeiro sinal!

Pode parecer óbvio. Mas se você já se perguntou o PORQUÊ de essa ideia ter chegado à sua cabeça, com certeza ela está embasada em algo evidente no seu negócio.

O primeiro passo para a melhoria é sempre tomar consciência de um problema.

2) Metas sempre atingidas

As metas existem para se atingir, claro! Mas não com facilidade. Se você não está pensando em crescimento de seu negócio, então não há problema algum no constante alcance da meta estipulada.

Entretanto, se você deseja aumentar suas vendas, é preciso repensar em suas metas caso elas estejam sendo sempre ultrapassadas.

A meta é uma marca alvo para sua equipe comercial. Por isso, deve ser interpretada como uma conquista. Sendo assim, consideramos errado interpretar o não atingimento da meta como um fracasso da equipe.

Por sua natureza, essas marcas têm de ser motivadoras e instigantes. A consequência disso, claro, é que nem sempre elas serão alcançadas. Esse será o momento perfeito para a reflexão do time de como trazer mais resultados.

3) Desorganização

A falta de organização não necessariamente se refere a papéis voando ou pessoas gritando como nos filmes. Ela vai muito além disso.

Frequentemente, leads (potenciais clientes) que contatamos nos trazem típicas situações provenientes da desorganização. Porém, isso nem sempre é percebido pelo gestor ou pela equipe.

desorganização-aumentar-vendas
Processos burocráticos e pouco tempo são a combinação perfeita para a desorganização

Esquecer uma ligação, não registrar um contato, perder um documento, atrasar frequentemente para reuniões ou calls são apenas alguns dos exemplos que podemos citar.

Não seria algo grave se apenas um mero “ops!” resolvesse. Se não houver nenhuma mudança na otimização de processos, a tendência é continuar lutando contra a desorganização.

Não espere escorregar em uma casca de banana para se dar conta de que as coisas não estão onde deveriam estar!

4) Você não sabe porque perde oportunidades

Seria quase impossível listar todos os possíveis motivos da perda de uma oportunidade. Porém, eles são um dos feedbacks mais preciosos que a sua empresa pode receber.

Uma venda não é simplesmente perdida. Houve um ou mais fatores responsáveis por isso e eles merecem toda a sua atenção.

O momento no qual a empresa recebe o “não” irrefutável de seu cliente não deve ser interpretado apenas como o fim de uma oportunidade, mas como um dado valioso para uma futura análise do PORQUÊ não está sendo possível aumentar suas vendas.

Os leads estão mal qualificados? O preço está incompatível? O produto não está comunicando o devido valor? É hora de traçar uma estratégia e direcionar seus recursos para a direção correta. 

Aumentar suas vendas exige eficiência

Esperamos que nossas dicas possam te ajudar a identificar os motivos da baixa performance de sua equipe e aumentar suas vendas.

Contudo, ter ferramentas que ajudem na eficiência do seu negócio pode ser uma das soluções a se considerar. É muito mais fácil encontrar seus problemas se seus processos estão bem organizados.

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial