Blog da Ploomes

Entenda o que é CRM e quais os principais benefícios para empresas


Você sabe o que é CRM ou já ouviu falar nele? Pois saiba que essa sigla representa a expressão em inglês “Customer Relationship Management”. Em bom português, ela significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Assim, o CRM reúne uma série de práticas que oferece inúmeros benefícios para as empresas no processo de captação e fidelização dos seus clientes, não importando o tamanho delas. Quer saber mais sobre essa ferramenta e como utilizá-la para melhorar o seu negócio? Então, continue com a leitura!

O que é CRM?

O CRM consiste na utilização de diversas estratégias de negócios, suporte tecnológico e tudo mais que possa ajudar no gerenciamento dos clientes e na compreensão de quais são os seus desejos e necessidades, antecipando-os. Tudo isso acaba, por fim, gerando mais vendas e auxiliando na captação de mais clientes.

Ou seja, com o CRM as empresas conseguem guardar uma série de informações sobre os seus clientes. A partir disso, fica mais fácil conhecê-los e oferecer o que eles precisam no momento em que precisam. Para isso, a ferramenta armazena dados como:

  • atividades diárias;
  • contatos que já fizeram com a empresa;
  • visitas nos sites da empresa;
  • e-mails;
  • interações por telefone;
  • dados gerais como nome, telefone, endereço, entre outros.

A plataforma faz uma grande interação desses dados e, baseado nos resultados obtidos, consegue oferecer informações valiosas para que a equipe da empresa possa atender os consumidores da melhor maneira possível.

Por que é importante utilizar o CRM?

Ter um bom relacionamento com o cliente é essencial para qualquer negócio e pode ser o grande diferencial para as pequenas empresas que não conseguem competir em nível de igualdade com os grandes empreendimentos.

O bom atendimento sempre é a carta na manga para diversos negócios, já que o resto pode ser copiado.

Na verdade, o CRM já é aplicado há muito tempo nas empresas e, desde então, a importância dessa estratégia só vem crescendo.

Pense na mercearia na qual você compra frutas em frente à sua casa. Provavelmente, os softwares não são utilizados, mas o dono sempre tinha um caderninho na mão, no qual ele anotava todos os dados dos clientes, como telefone, endereço, entre outros dados. E para que isso serve?

Vamos a um exemplo prático. Provavelmente, ele também tenha a data do seu aniversário anotada e bem no dia, por conta dessa informação, digamos que lhe dê um presente.

Ele sabe qual é a fruta de que você mais gosta e te presenteia com um quilo delas. Você não só ficará satisfeito, como também ficará encantado. E esse encantamento só é possível por conta da estratégia de CRM.

Depois desse acontecimento, o mais provável é que você se torne um cliente fiel desse estabelecimento e fale bem dele para todos os amigos e colegas. É exatamente isso que acontecerá com o seu negócio a partir do momento em que colocar o CRM em prática.

Quais os benefícios da estratégia de CRM para as empresas?

Vejamos agora, de forma um pouco mais objetiva, todos os benefícios que essa ferramenta é capaz de oferecer para o seu negócio!

1. Melhora o relacionamento com os clientes atuais

Já falamos um pouco sobre um bom atendimento e relacionamento com o cliente nos tópicos acima, mas esse tema é tão importante que é melhor reforçar.

Afinal de contas, quem não gosta de ser bem atendido? Muitas pessoas já deixaram de ir a um restaurante no qual a comida é maravilhosa, mas o atendimento deixa a desejar, por exemplo. Então, esse é definitivamente um fator importante.

Com o uso do CRM nas empresas, a manutenção e comercialização dos produtos passa a ser feita de forma muito mais organizada e isso traz bons resultados em diversos setores da empresa.

Além disso, fica mais fácil resolver os problemas e as dúvidas dos clientes utilizando essa ferramenta. Assim, entender o que ele precisa e no momento em que ele precisa melhora exponencialmente o relacionamento.

crm empresas satisfação clientes
Cliente satisfeito é resultado de competência no atendimento

2. Melhora a comunicação da equipe

Quanto melhor a equipe de vendas se comunicar, mais fácil será melhorar essa área da empresa. O resultado são clientes mais satisfeitos e maiores lucros no final do mês.

Inclusive, esse compartilhamento de informações faz com que todo o trabalho seja realizado de forma mais eficaz. Isso beneficia não apenas o departamento de vendas, como também outros relacionados. Marketing, por exemplo.

Assim, em vez de um membro da equipe ligar para outro da área de suporte para que este pesquise as informações sobre um determinado cliente, ele mesmo pode acessá-las por meio do programa e obter todos os dados de que precisa para a equipe de vendas.

3. Oferece maior poder de gerência

O responsável por gerenciar todos os resultados do negócio costuma ter um pouco de dificuldade nesse aspecto. Isso porque são muitas informações para gerir e relacionar e, sem um programa que ajude a fazer isso, as chances de erros são muitas.

Portanto, com o CRM nas empresas, fica mais fácil identificar a produtividade da equipe e a força de cada setor, especialmente o de vendas, dentre outros aspectos que interferem nos números da empresa.

Esses resultados são os feedbacks utilizados para fazer o planejamento e estabelecer metas. De outro modo, como definir quanto se quer crescer em determinada época do ano se você não sabe em qual situação a sua empresa se encontra?

Dessa forma, esses dados servem como um verdadeiro norteador para o crescimento do seu negócio.

4. Otimiza os recursos

Pense em quanto a sua empresa gasta investindo em suposições, quando considera, por exemplo, que os clientes podem gostar de determinado produto, mas sem ter uma certa porcentagem de certeza.

Apenas uma base de dados com informações fidedignas e organizadas poderia determinar isso.

CRMs empresas planejamento de recursos
Um bom CRM permite a melhora no planejamento de recursos e tomada de decisões

É como dar um tiro no escuro: você gasta a munição, mas não sabe se vai atingir alguém e, se atingir, pode ser a pessoa errada. No final das contas, o negócio tem grandes possibilidades de não atingir o objetivo. Com o CRM nas empresas, é possível obter inúmeras vantagens nesse aspecto.

Entre elas, a equipe não perde tempo procurando informações dos clientes e com tarefas mais burocráticas, pois o software consegue oferecer muitas dessas tarefas prontas. Assim, os funcionários terão mais tempo, que poderá ser utilizado em treinamentos ou melhorando o relacionamento com os clientes.

Por que é importante procurar um serviço personalizado?

Agora que você já conhece todos os benefícios que o CRM pode oferecer para as empresas, fica a pergunta: como contratar esse serviço? Faça uma boa pesquisa antes e encontre um estabelecimento que consiga oferecer tudo o que o seu negócio precisa.

Busque por um sistema que ofereça o pacote completo e personalizado, de acordo com as suas necessidades.

Pontos importantes que não podem faltar nessa ferramenta são uma central com o histórico dos clientes, como propostas comerciais enviadas e contatos realizados, planejamento de controle de visitas, funil de oportunidades, entre outros itens importantes.

As melhores empresas que oferecem esse serviço costumam oferecer um período de teste gratuito. Assim, você não corre o risco de investir em algo que não é satisfatório para o seu empreendimento.

Agora que você já sabe o que é CRM e a importância dele para a sua empresa, descubra também por que a maioria das implementações dessa ferramenta costuma falhar!

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial