Blog da Ploomes
escolher o CRM ideal

Saiba como identificar a solução de CRM ideal para sua empresa

As empresas precisam faturar para ter chances de sobreviver e, nessa corrida diária, várias são as formas de se conseguir favorecer as vendas. Campanhas de marketing, promoções, um bom entendimento do público-alvo e outras atitudes fazem parte da lista.

É preciso, contudo, poder contar com uma solução de CRM ideal, que tenha a capacidade de transformar leads e clientes potenciais em vendas efetivas. Nessa hora, encontrar a ferramenta adequada para o desafio é algo que precisa ser feito com sabedoria.

O difícil talvez seja identificar exatamente qual o software mais adequado. Para isso, é preciso analisar algumas informações a respeito da ferramenta e também do próprio negócio, a fim de tomar a decisão mais assertiva.

A importância da solução de CRM ideal

Antes de qualquer coisa, sempre vale a pena lembrar que CRM significa Customer Relationship Management. Sendo assim, na hora de procurar um sistema para gerenciar a relação entre empresa e clientes, é bom que todos esses três aspectos (consumidor, relacionamento e gerenciamento) estejam presentes no software.

O CRM ideal deve permitir a melhor relação entre sua empresa e seu cliente
O CRM ideal deve permitir a melhor relação entre sua empresa e seu cliente

Qualquer solução que não consiga oferecer uma gestão adequada dessa relação deve ficar fora da lista dos elegíveis. Além disso, outros pontos também precisam ser observados bem de perto para que a empresa tenha reais condições de uma melhoria consistente nos seus resultados.

Sendo assim, o gestor que busca o CRM ideal e ainda não sabe ao certo o que esperar dessa ferramenta deve entender que uma boa solução é capaz de fazer:

Alinhamento dos setores internos da empresa

Não há como gerenciar algo que esteja totalmente desorganizado. Sejam processos, departamentos ou responsabilidades, cada coisa tem que estar no seu devido lugar e funcionando direito.

Um bom CRM tem que ter plenas condições de ajudar os gestores e chefes de departamentos a manterem uma ordem adequada, favorecendo o bom funcionamento da empresa na busca de conversões de vendas.

Monitoramento de clientes

A base de funcionamento de um CRM deve ser voltada para a possibilidade de monitorar os clientes de determinada organização. Independentemente de comprarem ou não, é necessário saber o que andam fazendo e como reagem aos estímulos que são dados pela empresa.

Otimização de marketing e vendas

Como não podiam ficar de fora, os objetivos finais são a fidelização de clientes, por meio de um marketing planejado, executado e monitorado de forma profissional, e a conquista do aumento de vendas, seja dentro da base já administrada de leads, seja pela conquista de novos.​​

As principais características de uma boa solução de CRM

Entendidos os benefícios capazes de serem conseguidos por um CRM ideal, vale a pena observar quais características essas soluções precisam possuir para favorecer os resultados tão esperados.

Dentre algumas capacidades, pelo menos três devem ser facilmente percebidas antes que se adote a solução de forma definitiva dentro da empresa:

Facilidade na organização da base de dados

Os sistemas modernos têm uma capacidade muito grande de capturar e receber dados de fontes cada vez mais diversificadas. Isso é realmente importante para que seja possível transformar informação em conhecimento útil em favor do negócio.

Para que exista a possibilidade de tirar proveito de tanta coisa, o CRM tem que organizar tudo de forma objetiva e prática.

Capacidade de monitoramento de campanhas

As campanhas de marketing são a base do funil de vendas. Se o CRM não tem condições de fazer um bom monitoramento, fatalmente as chances de converter vendas serão muito fracas. Por isso, é imprescindível que a solução não deixe a desejar nesse quesito.

Atualização de processos

Outras funções que o CRM ideal precisa realizar são a gestão e a atualização de processos. Tudo é dinâmico e acontece em tempo real — o fluxo de trabalho demanda necessariamente que os processos demonstrem o que está acontecendo para que a tomada de decisões e a mudança de rota, quando necessário, não sejam prejudicadas.​

A escolha da solução de CRM ideal

Uma vez entendida a importância do CRM e do que ele precisa ser capaz de fazer, basta saber como se deve escolher um para cada tipo de empresa. Existem várias opções no mercado — elas serão melhores ou piores em função do desafio proposto e, logicamente, da forma como o software é estruturado.

Para não errar na hora de escolher, o melhor é atentar para:

Definição de objetivos

Ainda que a meta mais comum seja aumentar as vendas e fidelizar mais clientes, antes de contratar uma solução de CRM o gestor da empresa precisa ter certeza de que tem objetivos claros a serem atendidos. Do contrário, acabará se perdendo dentro das opções de mercado e pode contratar uma solução que não seja realmente a ideal.

Interação adequada entre sistema e setores da empresa

Como não é somente o pessoal do marketing e de vendas que estará conectado ao CRM, vai ficar complicado fazer o sistema funcionar bem se não houver uma interação minimamente satisfatória de todas as áreas envolvidas. É por isso que a ferramenta tem que ser amigável e permitir boa sinergia entre as áreas e os departamentos envolvidos.

Configurações personalizadas

Uma vez que os objetivos são particulares de cada empreendimento e que o modelo comercial possa variar bastante de negócio para negócio, faz muito sentido que o CRM possua a capacidade de ser configurado de maneira a tornar a rotina de trabalho mais fácil e profissional.

Não ter à disposição a possibilidade de fazer ajustes e adequações para melhor gestão da relação entre empresa e consumidores significa perda de tempo e também de efetividade nos resultados.

Outros pontos a serem observados

Além dos três itens acima, vale a pena ressaltar que mais detalhes podem e devem ser observados na hora de se escolher o CRM ideal. Outro ponto importante, por exemplo, é a questão do tamanho da empresa. Para um negócio que não tenha um porte realmente pesado, um sistema mais simples e barato pode resolver perfeitamente.

Mais uma questão relevante é o nível de complexidade da ferramenta. Adotar um sistema com funcionalidades demais pode acabar fazendo com que alguns recursos sejam deixados de lado, e isso significa desperdício.

Igualmente importantes são as avaliações do ramo de atuação da empresa e o tamanho dos clientes atendidos.

Sobre o ramo de atuação, o melhor é avaliar o foco da ferramenta para garantir aderência ao modelo de negócio. Fica fácil entendermos porque as indústrias darão preferência a softwares voltados para processos e as consultorias buscarão ferramentas mais ligadas ao atendimento e vendas.

Sobre o porte dos clientes, as preocupações podem ser várias: no caso de estruturas mais leves, a busca pode ser pelo ganho de agilidade, enquanto que em empresas maiores a prioridade acaba sendo voltada para a centralização de dados de forma automática de maneira a se ter mais facilidade no monitoramento de um volume considerável de informações.

O CRM ideal precisa ser adequado ao seu negócio

Como você pode ver, uma solução de CRM que realmente funciona exige tanto algumas funcionalidades bem desenvolvidas como também que o gestor da empresa contratante saiba identificar o que precisa.

Além disso, o tempo e a energia investidos na busca de uma ferramenta adequada ao serviço é algo necessário para garantir que nenhuma contratação seja fonte de dores de cabeça no futuro.

Considerando todas as características e especificidades tratadas acima e buscando ajudar na correta identificação de uma solução adequada, sugerimos que conheça o Ploomes. Veja você mesmo se o que a sua empresa precisa pode ser atendido pelo nosso CRM. Caso tenha dúvidas ou queira mais detalhes, estaremos sempre à disposição para ajudar.

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial