Blog da Ploomes

Aprenda de uma vez como fazer uma proposta comercial arrasadora

Algo que costuma ser muito difícil para as empresas lidarem é como fazer uma proposta comercial. Não adianta apenas querer realizar uma boa venda se os seus vendedores não estiverem bem informados sobre a estrutura de uma proposta.

Sendo assim, é preciso compreender que o objetivo de uma proposta comercial é oferecer para o lead (potencial cliente) o que a sua empresa tem de melhor para a vida dele, levando em consideração as suas reais necessidades.

Desse modo, os conteúdos que você deve ter em mãos para fazer o plano comercial precisam sensibilizá-lo a aceitar sua oferta. Você deve ser transparente ao informar quais são os objetivos da sua proposta, quais as soluções que ele vai encontrar e, por fim, quais benefícios ele ganhará por adquirir o seu produto/serviço.

Para isso, neste post, você aprenderá sobre as etapas para fazer uma ótima proposta comercial e conferirá algumas dicas para que a sua empresa seja bem-sucedida nesse processo. Fique conosco!   

Etapas para fazer uma proposta comercial

Preparação da capa

É importante que a capa da proposta comercial contenha o timbre da sua empresa. É essa representação que fará com que o cliente possa diferenciar a identidade e o trabalho da sua organização. A imagem precisa ser limpa, sem manchas e com cores agradáveis, a fim de que todas as atenções sejam voltadas para a mensagem transmitida.

Você pode usar também um papel timbrado para criar a sua capa. Isso faz parte da identidade da empresa e transmite formalidade para a comunicação que o seu vendedor pretende iniciar com o cliente. 

Apresentação do produto

Na apresentação do produto, o seu vendedor deve usar uma linguagem que faça sentido para o cliente. Não adianta utilizar termos muitos técnicos, já que isso poderá dificultar o entendimento e fazer com que ele não capte a mensagem ofertada da maneira correta.

Por isso, o foco na apresentação do produto deve estar nos benefícios que o seu cliente conquistará ao adquirir a oferta, o que deve ser dito de forma simples e compreensível. Lembre-se de que tudo necessita fazer sentido para o cliente

Rascunho do escopo

Para se ter uma boa proposta comercial, é interessante que você faça um rascunho do escopo para verificar, em algum outro momento, se há necessidade de modificação e revisão de processos.

É no escopo que itens importantes — como a data da entrega de um produto — serão informados, bem como o número de funcionários que estarão envolvidos no processo. Por isso, para que a sua empresa não tenha a imagem prejudicada por alguma falha nesse procedimento, prefira elaborar um rascunho para eventuais alterações.  

Metodologia

É importantíssimo apresentar para o seu cliente uma boa metodologia, que possa cumprir os objetivos propostos. Uma ótima dica é saber como um sistema especializado pode ajudar a construir a sua proposta. Por exemplo, você pode contar com o auxílio de um software de CRM, que realizará muitas tarefas para você. 

Nessa parte, você deve apresentar para o seu cliente toda a estrutura da empresa que irá executar o combinado. O seu vendedor pode destacar, por exemplo, informações sobre os equipamentos que serão utilizados para a realização do serviço.    

Cronograma

Como mencionado, definir o cronograma é algo muito sério. Afinal, a falta de um plano bem estruturado poderá prejudicar a imagem da sua empresa.

Caso o vendedor prometa entregar o produto em uma semana, mas demore duas para realizar o que prometeu, o cliente poderá ficar desapontado com a qualidade da sua empresa e, até mesmo, desqualificá-la perante outros leads. 

Dessa forma, cumprir os prazos estabelecidos é essencial para fazer uma proposta comercial arrasadora! 

Valores

Além de estabelecer um cronograma, é importante informar com clareza os valores que estão sendo cobrados. Nunca estipule um preço que será modificado por interferências internas: isso abala a credibilidade do seu negócio.

Para isso, faça uma descrição de tudo o que será cobrado. Você pode apresentar esses dados em um gráfico para facilitar a compreensão do seu cliente.  

Meios de pagamento

Para uma proposta comercial arrasadora, ofereça, para o seu cliente, vários meios de pagamento. Existem preferências diversas, como cartão de crédito, boleto ou transferência bancária. O importante é que o cliente fique satisfeito, sabendo que o vendedor sempre buscará a melhor forma de atendê-lo. 

Regras do produto ou serviço

É fundamental para o fechamento de qualquer negócio estabelecer as regras do produto ou serviço que o seu cliente está adquirindo. Ele precisa estar ciente do que poderá ou não fazer com o que está comprando. 

Constitua isso com a sua equipe de vendas para não haver problemas futuros. Uma boa proposta comercial deve dizer a verdade e nunca agir de má-fé, pois a experiência do cliente está em jogo nessa hora.  

Dicas para o sucesso da proposta comercial

Qualidade e organização na proposta

O seu vendedor deve buscar sempre qualidade e organização na proposta comercial a ser apresentada. Uma proposta incoerente — e com lacunas — certamente não será bem-sucedida. Por isso, a organização da proposta é essencial para atingir os objetivos esperados.   

Boa apresentação

Da mesma forma, uma boa apresentação faz toda a diferença. É preciso conhecer o seu cliente e suas necessidades para envolvê-lo em todo o processo. Contar com um sistema especializado fará toda a diferença no trabalho dos seus vendedores. A ferramenta de CRM também oferece todos esses benefícios. 

Layout bem estruturado

Ter um layout bem estruturado é muito importante para o sucesso da sua proposta comercial. Lembre-se de que as pessoas são sensíveis a uma boa imagem, o que é fundamental para chamar a atenção do seu lead.

Por isso, vale a pena investir em uma imagem personalizada — que esteja coerente com as cores de identificação da empresa —, para que o seu possível cliente seja atraído e conquistado. 

Boa revisão antes da apresentação

Por fim, uma boa revisão antes da apresentação é fundamental, pois qualquer erro pode comprometer a imagem da empresa e ocasionar a perda do negócio. 

revisar proposta comercial
Antes de enviar, sempre revise bem os detalhes de sua proposta

Faça uma revisão ortográfica e gramatical para ver se o texto está de acordo com a norma padrão e com a linguagem adequada. Busque conferir, como dissemos, se as datas estão corretas. 

Também é importante que o design da sua proposta comercial seja bem-feito para dar credibilidade à venda e fazer com que o seu consumidor deseje efetuar a compra em sua empresa. É útil que a sua equipe de vendas siga, atentamente, todos os passos que foram dados. 

Você aprendeu, neste post, como fazer uma proposta comercial arrasadora para realizar grandes negócios. Lembre-se sempre de ter em mente a estrutura básica de uma proposta com todas as informações necessárias, apresentadas aqui.

Então, gostou de entender como fazer uma proposta comercial arrasadora? Aproveite para continuar estudando! Para isso, leia o nosso artigo sobre os “4 sinais de que sua área comercial pode não atingir seu máximo potencial” e fique por dentro do assunto! 

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

1 comentário

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial