Blog da Ploomes

Planejamento Comercial: 5 erros que você jamais deve cometer

Atualmente, a crise que enfrentamos não é novidade para ninguém. Por causa disso, o planejamento comercial é essencial. uma vez que ele é útil para que novas estratégias de venda sejam criadas, além da possibilidade de realizar uma análise sobre a produtividade de cada departamento da empresa gerando novas metas.

Diante disso, saber como superar os principais desafios do planejamento comercial é algo fundamental para que sua empresa possa decolar.

Neste post, mostraremos alguns dos erros mais comuns que ocorrem durante a estruturação de um planejamento comercial e, a cada erro levantado, apresentaremos como deve ser feito corretamente para a eficiência no resultado. Fique conosco!

1. Não analisar o cenário atual em que a empresa se encontra

Um dos principais erros que se comete ao realizar um planejamento comercial é não analisar o cenário atual em que a empresa se encontra.

Em época de crise, por exemplo, é necessário economizar, mas se não for feita uma análise sobre as condições do momento, isso poderá não acontecer. Dessa forma, a empresa deixará de fazer algo apropriado e correrá vários riscos.

Por isso, uma dica importante é analisar as condições econômicas do momento, observar se o mercado está bom para as vendas, se vale a pena investir ou se é necessário reduzir alguns custos.

2. Cometer falhas na comunicação

reunião planejamento comercial
Uma boa comunicação permite melhor desempenho de todas as partes

Cometer falhas na comunicação pode parecer um erro simples, porém, é algo recorrente em muitas empresas e que prejudicará bastante os seus negócios. Todos os funcionários precisam estar cientes das tarefas demandadas.

Dessa forma, é necessário realizar reuniões constantes para que tudo seja informado. Além disso, utilizar um software que faça com que toda a equipe fique conectada é uma excelente ideia.

3. Não delegar os responsáveis por atividade

Algo que prejudica o planejamento comercial da sua empresa é não delegar os responsáveis por atividade. Cada funcionário precisa arcar com as suas responsabilidades e corrigir os seus erros.

Isso também faz parte da falha na comunicação. Por isso, para que a sua empresa tenha sucesso, sempre responsabilize os autores pelos seus devidos erros. Além disso, procure verificar o que aconteceu com cautela para não acusar um inocente.

4. Demandar algo impossível para a sua equipe

Sabemos que todo colaborador vive sob cobranças, afinal, é preciso alcançar as metas prometidas e estabelecidas pela empresa. Contudo, é necessário muito cuidado, pois demandar algo impossível de ser executado pode custar a qualidade do serviço oferecido, assim como a perda de clientes.

Neste caso, procure o equilíbrio e sempre converse com seus funcionários, uma vez que é por meio do diálogo que você compreenderá a capacidade e o limite de cada um.

5. Não mensurar os dados e seus resultados

Por fim, não mensurar os dados e seus resultados também é um grande erro que você pode cometer ao realizar o planejamento comercial.

É preciso verificar quais metas a sua empresa alcançou para que você possa investir mais nelas. Além disso, é muito importante que você realize essa análise em vários momentos, pois assim será possível realizar alterações ao longo do percurso.

Menos erros, mais resultados

Você conheceu os 5 erros que você não deve cometer em um planejamento comercial, assim como o que é preciso ser feito para que a sua empresa possa se planejar corretamente. Desse modo, é aconselhável que procure colocar essas dicas em prática para alcançar resultados promissores.

Gostou do post? Assine nossa newsletter e receba, em primeira mão, informações como esta em sua caixa de entrada. Até a próxima!

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial