Blog da Ploomes

Como motivar funcionários de vendas? A gente te explica

Quem trabalha com gestão de vendas sabe como é importante motivar funcionários para obter melhores resultados.

Afinal, com vendedores motivados, eles terão mais poder de persuasão e também passarão mensagens positivas para os clientes. Estes, por sua vez, estarão mais propensos a fechar uma compra.

Mas como motivar os funcionários? Quais são as melhores práticas que devem ser levadas em consideração ao adotar estratégias para isso? Tudo será explicado nos tópicos a seguir, não deixe de conferir!

Tenha uma equipe bem treinada e capacitada

Proporcionar treinamentos para a equipe de vendas é essencial, pois os conhecimentos na empresa devem sempre ser estimulados. Além disso, também é relevante que os gestores padronizem o conhecimento entre os seus vendedores.

A ideia é que um vendedor não tenha mais conhecimento técnico do que outro, gerando disparidade na equipe. Além de técnicas de vendas, também podem ser disponibilizados cursos práticos ou workshops sobre os produtos ou serviços que a empresa comercializa.

Estipule metas claras

metas para motivar funcionários
Estabeleça metas motivadoras

É importante que os vendedores tenham metas para cumprir na empresa e que sejam premiados quando elas forem atingidas. Os prêmios podem ser valores em dinheiro, viagens, brindes, entre outros.

Vale lembrar que as metas devem ser sempre atingíveis, o que não significa que devem ser fáceis de serem cumpridas. Uma meta com uma quantidade inatingível poderá causar efeito contrário, desmotivando os vendedores.

Realize reuniões de resultados mensais e semanais

Devem ser feitas reuniões todas as semanas para discutir os resultados alcançados para a equipe de vendas. Assim, juntos, os vendedores e as chefias deverão pensar em estratégias e corrigir possíveis erros que possam ter sido cometidos, com base em indicadores.

Ao final do mês, a última reunião deverá debater os assuntos referentes ao mês todo, comparando com resultados dos meses anteriores. Caso as metas tenham sido batidas ou os resultados forem satisfatórios, o líder deverá agradecer aos vendedores podendo, até mesmo, fazer um discurso motivacional.

Tenha uma cultura organizacional bem definida

Por cultura organizacional, entende-se o conjunto de normativas éticas, a missão, a visão e os valores que a empresa acredita. Tudo isso precisa ser muito bem estruturado e seguido à risca.

Afinal, é preciso que haja uma padronização de comportamentos e que a motivação de funcionários seja algo incorporado nas tarefas das lideranças, que devem ver isso como algo natural e que deve ser feito no dia a dia.

Trabalhe com um sistema de comissões

Para que os vendedores se sintam mais motivados a vender, uma ideia interessante é trabalhar com um sistema de comissões. Desse modo, sempre os colaboradores ganharão mais dinheiro se fizerem uma boa quantidade de vendas mensais.

De acordo com as políticas da empresa é possível estipular uma porcentagem que os vendedores ganharão sobre cada venda. Além disso existem métodos em que as comissões são coletivas, o que faz com que toda a equipe seja estimulada ao mesmo tempo.

Um gestor deve sempre motivar seus funcionários

Agora que você já aprendeu algumas técnicas para motivar funcionários de vendas na sua empresa, é só colocar tudo isso em prática agora mesmo.

E, para continuar aprendendo, recomendamos a leitura de nosso artigo “4 sinas de que sua área comercial pode não estar atingindo seu máximo potencial”. Temos certeza de que o texto será muito produtivo.

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial