Benefícios de um sistema de automação em nuvem

Um sistema de automação em nuvem pode aumentar a produtividade de seus colaboradores e reduzir custos com TI.
Henrique
13/03/2021 | 5 min
Engrenagens em forma de nuvem representando softwares que permitem armazenamento online

Você já deve ter ouvido por aí que o mercado atual é extremamente competitivo, não é mesmo? Isso porque essa frase já virou um clichê, mas você sabe por que os clichês existem? Porque geralmente são verdades.

Uma das saídas para melhorar os resultados de sua empresa em um ambiente como esse é fazer parte da transformação digital.

Para isso existem diversas metodologias e tecnologias que agregam valor ao seu negócio. No entanto, neste post, nós vamos tratar sobre o uso de um sistema de automação em nuvem. O cloud computing já não é mais algo para o futuro e sim uma tecnologia do presente e que pode auxiliar a sua empresa. Continue conosco e confira!

Os sistemas de automação em nuvem

O cloud computing deixou de ser um conceito para virar uma tecnologia utilizada por empresas de todo o mundo para melhorar os seus resultados e se tornarem ainda mais competitivas em seus mercados de atuação.

O seu negócio também pode utilizar dessa tecnologia para aumentar a produtividade por meio da automação de processos e conseguir bons números, além de uma série de vantagens.

Um sistema em nuvem é uma aplicação que roda diretamente em um servidor remoto mantido pela desenvolvedora. Nesse caso, basta que você possua um dispositivo eletrônico como um computador ou smartphone e conexão à internet para acessar o sistema e seus dados.

Automação de processos

Podemos conceituar a automação de processos como uma maneira de melhorar as rotinas das empresas por meio do uso de sistemas computacionais que terão a tutela sobre determinadas atividades e, consequentemente, aumentar a produtividade.

O objetivo de manter um sistema de automação de processos é retirar parte das responsabilidades de cima dos colaboradores e colocar sobre a aplicação, deixando os funcionários livres para realizar outras atividades chave para o negócio.

Um exemplo específico pode ficar por conta de um Software de Automação de Propostas Comerciais, no qual o sistema é o responsável pela geração e acompanhamento de todas as propostas comerciais realizadas na empresa, facilitando assim o trabalho dos colaboradores.

Benefícios de um sistema de automação em nuvem

Ao contratar um sistema de automação de processos a empresa poderá contar com diversas vantagens. Entre os principais benefícios obtidos podemos citar alguns. Veja logo abaixo:

Não existe a necessidade de estrutura interna

A TI pode consumir boa parte dos recursos do negócio. Montar e manter grandes infraestruturas de tecnologia da informação pode ser muito caro e acabar por inviabilizar a automação de processos.

Por conta disso, muitas empresas estão optando por utilizar sistemas baseados na computação em nuvem. Com esse tipo de aplicação, basta que a empresa monte uma estrutura básica com computadores pessoais e dispositivos móveis para utilizar o software.

Isso porque o servidor é remoto e está sob responsabilidade do provedor do serviço, eximindo a empresa de ter de adquirir e implantar toda uma estrutura de tecnologia da informação.

Redução de custos

Como dito, sistemas internos demandam da implantação de um ambiente de TI completo com servidores com um bom poder de processamento. Essa estrutura tem um alto custo de aquisição e manutenção.

Optar por um sistema de automação em nuvem é reduzir custos de infraestrutura e equipes de TI.

Os valores pagos pelos sistemas em nuvem, geralmente, são referentes à uma assinatura mensal de utilização por usuário. Valores estes que podem ser muito baixos em comparação com a manutenção de uma estrutura local.

Outro ponto que garante a redução de custos é a própria automação, que deixará seus colaboradores livres para exercerem outras atividades. Com isso, a necessidade de manter uma grande equipe diminui e os gastos com contratações também.

Definição padronizada de processos

Nem todas as empresas contam com um padrão para determinados processos, o que é um erro. Além disso, a falta de padronização nas atividades pode levar a erros e falhas e, como a rotina não é mapeada, a origem de determinados eventos pode não ser encontrada.

Isso impede a realização de correções para a melhoria dos processos. Ao automatizar suas rotinas, o gestor poderá ter uma visão concreta de todas as atividades, estabelecer um padrão de desenvolvimento e aumentar a produtividade.

Assim, o conhecimento fica retido na empresa e não sob tutela de algum dos colaboradores. Dessa maneira, o sistema orienta como deve ser desenvolvida a atividade, evitando que o funcionário se desvie do planejado.

Mobilidade dos colaboradores

Em algumas empresas, as viagens e a necessidade de home office são constantes, ou seja, é preciso que o colaborador possa acessar informações acerca de processos de qualquer lugar.

Com um sistema de automação baseado em computação em nuvem os colaboradores podem contar com muito mais mobilidade. Não é preciso pedir que os dados sejam enviados por e-mail a todo o tempo.

O funcionário pode acessar diretamente o sistema de sua casa, ou qualquer outro lugar em que esteja e realizar o trabalho necessário. Isso facilita a resolução de problemas e evita interrupções nos serviços, além de aumentar a produtividade.

Maior segurança

Um problema de manter sistemas em servidores locais é a falta de segurança. Para manter os dados a salvo e evitar a perda de informações o ideal é contar com profissionais especializados em proteção.

Contudo, os especialistas em segurança da informação estão entre os mais caros do setor de tecnologia e manter um colaborador como esse pode inviabilizar as operações caso a empresa não seja especializada nesse ramo.

Com o uso de um sistema em nuvem esse problema não existe. O provedor do software é o principal responsável por manter seus dados a salvo e os líderes do mercado investem constantemente em segurança.

Menor índice de erros

A automação de processos é responsável pela diminuição de erros, isso porque atividades repetitivas executadas pelos seres humanos podem estar sujeitas a falhas.

Quando minimizamos o contato dos colaboradores com determinadas rotinas, ocorre então a diminuição dos erros. Isso evita o retrabalho e possíveis prejuízos consequentes desses erros.

Pensando em automatizar? A Ploomes pode auxiliar você a melhorar seus resultados e se tornar mais competitivo. Entre em contato conosco e conheça as nossas melhores em automação de propostas.as nossas melhores em automação de propostas.

banner ploomes teste grátis

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

Isso vai fechar em 0 segundos