Blog da Ploomes

9 passos para uma apresentação de proposta comercial de sucesso

Uma boa apresentação de proposta comercial é de suma importância para fechar negócios importantes para a sua empresa. O problema é que nem todos os gestores têm a experiência necessária para cativar seus clientes e fechar uma venda ou prestação de serviços.

Por esse motivo, criamos este guia, que vai orientá-lo e, principalmente, despertar sua criatividade para criar uma proposta arrasadora. São apenas 9 passos simples, basta estudá-los com atenção e colocar suas ideias em prática. Está pronto para começar?

1. Conheça seu cliente

Conhecer o seu cliente é o primeiro passo para uma estratégia de sucesso. Por esse motivo, comece com essas duas perguntas: você sabe com quem está falando? Qual o nível de conhecimento da pessoa que receberá a sua proposta?

Isso só é possível com informações e seu trabalho é obtê-las. Para isso, converse com o cliente, descubra o que ele precisa, o quanto ele entende sobre o seu produto ou serviço e, principalmente, se a sua empresa tem capacidade de satisfazer as necessidades dele.

Quando o seu cliente for uma empresa, descubra mais a respeito, faça pesquisas na Internet, consulte o histórico de contatos anteriores e use todas as ferramentas necessárias para montar um perfil completo.

2. Organize os materiais antes de começar a escrever

Uma apresentação de proposta comercial deve ser criada pensando unicamente nas necessidades de quem vai recebê-la. Nunca use um documento genérico, afinal, é preciso mostrar que o seu atendimento é diferenciado e personalizado.

Essa é uma etapa analítica e será necessário tempo e estudo para ser realizada da maneira correta. Com isso em mente, organize todas as informações para montar uma proposta impecável, única e capaz de prender a atenção do leitor.

3. Invista no design da proposta

Sua empresa já possui uma identidade visual? Caso a resposta seja negativa, está na hora de criar uma — e com certa urgência. Isso faz toda a diferença na hora de causar um impacto no cliente.

Design Apresentação de Proposta Comercial
Invista na identidade visual da sua empresa

A apresentação de uma proposta comercial de sucesso deve ser bonita aos olhos de todas as pessoas. Para tanto, invista em uma capa com design adequado ao seu negócio, com o seu logotipo, impressa em boa qualidade e em papel diferenciado — sempre que possível.

Trata-se de um investimento baixo, se comparado ao retorno que possivelmente receberá em pouco tempo, pois uma apresentação bem feita tem mais possibilidades de se destacar quando se concorre com outras empresas.

4. Crie um documento organizado

Uma organização bem feita é necessária e vai auxiliar na compreensão do documento. Certifique-se de colocar um índice na proposta comercial e numere as páginas e tópicos para facilitar a localização das informações.

Existem casos em que os clientes precisam ir direto ao ponto principal: o preço e a forma de pagamento. Nesses casos, o índice vai facilitar a leitura do documento em uma análise preliminar ou durante a reunião.

5. Desenvolva uma boa apresentação de seu produto

Se a sua empresa pretende vender algum produto, faça a sua apresentação corretamente na proposta comercial. Use fotos detalhadas, em ângulos diferentes, e, inclusive, apresentando sua utilização prática.

Abuse da criatividade com a criação de infográficos mostrando diferenciais, como rendimento, comparação com produtos similares ou outros dados pertinentes. Pense em adicionar o endereço de um canal no YouTube que tenha vídeos com uma demonstração de uso. São inúmeras as possibilidades de inovação!

Formule uma descrição técnica que seja fácil de entender, que apresente todas as informações necessárias, como medidas, peso, capacidade, acessórios etc. Todos os detalhes devem aparecer e, quando forem utilizados nomes técnicos de difícil compreensão, é importante incluir um glossário que explique os seus significados.

6. Informe sobre a metodologia adotada

Quando se trata de uma empresa do ramo de serviços, é preciso apresentar qual a metodologia adotada para a sua execução e um cronograma com a previsão de início e fim da prestação.

Especifique os materiais que serão utilizados, quantos colaboradores farão parte da equipe e quais equipamentos são necessários. Não esqueça de nada, principalmente as normas de segurança que a sua empresa adota para executar um determinado serviço.

Novamente, apresente fotos para ilustrar a proposta, com colaboradores trabalhando e um serviço similar já concluído — quando houver. Pense na ideia do tópico anterior, disponibilizando um canal com vídeos de sua equipe realizando os trabalhos. Tudo isso chama a atenção.

7. Use a experiência a seu favor

Se a sua empresa possui casos de sucesso ou depoimentos de antigos clientes, não hesite de incluí-los na apresentação de sua proposta comercial, principalmente os que fazem referência ao produto ou serviço que está oferecendo. Trata-se de um ótimo portfólio e agrega valor para a empresa.

Links para o seu site institucional ou portfólio online também são de grande ajuda, principalmente quando sua proposta é enviada por meio eletrônico. Outra vez, a sua criatividade pode ajudar muito na tomada de decisões de um novo cliente.

8. Revise a proposta antes de entregá-la

Revise a sua proposta mais de uma vez, peça para um companheiro de trabalho revisar também. Certifique-se de que informações como preço, forma de pagamento, impostos, validade da proposta e cronograma estão corretas. Não se esqueça de assinar o documento.

Um erro pode custar o fracasso de uma venda ou até um prejuízo enorme para a sua empresa. Por esse motivo, sempre que possível, entregue a proposta pessoalmente e explique cada tópico. Demonstre interesse, seja cordial durante o diálogo e proporcione uma experiência única a seu cliente.

9. Tenha o controle de suas propostas comerciais

Todos os meses, diversas propostas são elaboradas e um bom gestor deve ter controle sobre todas elas. Para isso, identifique-as com numerações ou códigos, dessa maneira, será mais fácil de localizá-las quando necessário.

Existem clientes que demoram para fechar uma compra e, quando você receber uma ligação, será preciso localizar rápido sua proposta e se lembrar de detalhes da negociação. Nesse momento, organização é indispensável e esse é um dos motivos que levam muitas empresas a adotar um sistema de automação.

Uma boa apresentação de proposta comercial pode ser considerada uma arte. Só é possível encontrar o modelo ideal experimentando, treinando, aprendendo com os erros e acertos cotidianos. Não tenha medo de inovar, mas não exagere. Encontre referências e casos de sucesso para usar como inspiração e, claro, atente-se a todas as dicas deste guia.

Se você gostou do conteúdo, considere compartilhá-lo em suas redes sociais. Afinal, juntos, podemos ajudar outros empreendedores a alcançarem o sucesso em seus negócios!

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial