Blog da Ploomes

Saiba como funciona o processo de implantação em SaaS

A transformação digital tem permitido que pequenas empresas possam usufruir da tecnologia para melhorar seus processos e serviços sem a necessidade de grandes infraestruturas de TI. Isso é possível com iniciativas como a implantação em Saas.

Com esse tipo de modelo de software, a computação em nuvem se torna um apoio essencial aos processos da empresa, permitindo, assim, que não sejam necessários grandes investimentos.

Neste post vamos falar um pouco mais sobre esse modelo de sistema e os passos para uma implantação de sucesso, na qual seja possível atingir todas as suas vantagens. Acompanhe.

O que é SaaS?

cloud computing implantação em saas
Cloud Computing permite a utilização de diversos serviços a partir de qualquer dispositivo

O Cloud Computing já deixou de ser uma tendência para se tornar realidade dentro da maioria das empresas. Hoje, existem basicamente três modelos de computação em nuvem e o SaaS é um deles.

Software as a Service, traduzido livremente como software como serviço, é um modelo no qual um fornecedor oferta uma solução de sistema, que pode ser contratada por meio de uma assinatura mensal.

Esse software não é instalado na infraestrutura interna da empresa, como acontece com um sistema normal. Ele fica armazenado nos servidores em nuvem do fornecedor, sendo que sua empresa pode acessá-lo normalmente por meio de um dispositivo provido de conexão com a internet.

Vantagens da implantação em SaaS

Esse modelo vem sendo cada vez mais difundido entre as empresas e é muito simples de entender o porquê. São várias as vantagens ao se optar por uma solução em nuvem, dentre elas estão:

  • redução de gastos: não são necessários investimentos para a montagem de uma infraestrutura local com servidores e bancos de dados, além de redução de despesas com licenças;
  • otimização e agilidade: o sistema é atualizado constantemente pelo fornecedor sem a necessidade de nenhum envolvimento de sua equipe técnica;
  • acessibilidade e mobilidade: por estar hospedado em servidores em nuvem, seu acesso pode ocorrer de qualquer local do mundo;
  • rápida implantação: basta contratar o software e realizar o treinamento da equipe;
  • segurança da informação: ao inserir seus dados em uma plataforma de cloud computing toda a proteção será provida pelo fornecedor com base nas principais tecnologias do mercado;
  • escalabilidade: por se tratar de um modelo em nuvem é muito simples contratar mais serviços;

Saas e a automação da força de vendas

A maioria das empresas, hoje, estão apostando na contratação de modelos de Saas na área de automação da força de vendas. Isso porque as ferramentas que o sistema provê pode aumentar significativamente os resultados do departamento. São elas:

  • CRM: uma solução completa para gerenciar o relacionamento de sua equipe de vendas com seus clientes, ele oferece um histórico de vendas e outras informações relevantes;
  • funil de vendas: essa ferramenta serve para indicar a localização de um lead dentro de sua jornada de compra, facilitando as ações da equipe de vendas;
  • automação de propostas: plataforma completa para a criação e encaminhamento de propostas comerciais integradas com fluxo de aprovação.

Processo de implantação em SaaS

O processo de implantação de um Saas é relativamente simples. O fato de não serem necessários investimentos internos em infraestrutura é um dos principais responsáveis por essa facilidade de implantação.

No entanto, alguns passos básicos são fundamentais para que você possa contar com essa ferramenta de apoio para a sua equipe de vendas. Vamos listar cada um deles.

Recepção

Esse é o primeiro passo de uma implantação, e nele são realizadas as perguntas iniciais da empresa que fornece a solução escolhida, com o intuito de alinhar as expectativas e identificar os próximos passos da etapa da implantação, de acordo com a demanda e segmento de cada empresa.

Nesse ponto, o seu fornecedor terá uma visão geral sobre o que sua empresa espera da solução e como ela pode ser aplicada para alcançar a sua satisfação e a de seus colaboradores.

Configuração

Nesse momento, é realizada a parametrização do sistema de acordo com o negócio do cliente e as demandas levantadas na primeira etapa do onboarding. Esse passo não é realizado in loco, mas de forma remota. Essa é uma das vantagens de softwares hospedados em nuvem, não é preciso realizar visitas constantes para ajustes, tudo é feito à distância.

Automação

Após a configuração, se dá inicio ao processo de automação e validação das documentações automatizadas, no qual a solução começará a realizar uma série de tarefas de forma autônoma, substituindo os antigos processos utilizados em sua empresa, como pedidos de vendas, propostas comerciais, contratos, entre outras atividades.

Treinamento

A próxima fase da implantação em SaaS é a realização de treinamentos e simulações do sistema implantado com seus colaboradores, a fim de prepará-los para lidar com a nova ferramenta e todas as suas funcionalidades, além de informá-los acerca das mudanças ocorridas nos processos.

Boa parte dos fornecedores de software já oferecem um protocolo de treinamento online e podem contribuir para repassar o conhecimento, auxiliando a preparar seus colaboradores para a utilização da solução.

Podem ser criados também tutoriais em vídeo para que sejam seguidos, ilustrando o passo a passo de cada uma das funcionalidades do sistema, facilitando, assim, a adaptação de seus colaboradores.

Monitore os resultados

É natural que no início da utilização do novo software exista a resistência por parte da equipe e surjam algumas dificuldades de adaptação de parte dos colaboradores ou, até mesmo, de processos.

É preciso manter um monitoramento sobre os resultados para verificar os locais nos quais é necessária uma intervenção para melhoria. Após alguns ciclos de mudanças, sua empresa já estará totalmente adaptada ao sistema e usufruindo de todas as suas vantagens.

Nesse último passo, os profissionais de Customer Success do fornecedor de software vai continuar acompanhando, a fim de garantir que ele tenha a melhor experiência e alcance o sucesso esperado.

O monitoramento deve ser mantido, pois novas oportunidades de melhoria sempre podem surgir, fazendo com que sua equipe possa melhorar ainda mais os números conquistados com o novo software.

A implantação em SaaS não pode ser um trauma

A implantação em Saas não é um processo complicado, porém, demanda paciência, comprometimento e planejamento como toda mudança aplicada em uma empresa.

Um erro comum é realizar a contratação sem qualquer tipo de preparação e culpar o sistema pela falha na adaptação. Utilize-se de todos os passos descritos no post e evite esse contratempo.

O Ploomes é um sistema completo de automação de vendas baseado totalmente em cloud computing. Ele pode ajudar sua equipe a se destacar e melhorar seus números significativamente. Entre em contato conosco agora mesmo e conheça essa ferramenta incrível!

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial