Força de vendas: o que é e quais as vantagens de investir nela

A força de vendas se caracteriza quando a equipe precisa estar motivada e muito bem capacitada. Clique aqui e confira!
Tayrane
14/06/2023 | 9 min
força de vendas

Quem atua no universo empresarial certamente já ouviu o termo força de vendas. Porém, esse conceito costuma ser, erroneamente, confundido com a equipe de vendas e, por isso, merece ser melhor trabalhado.

Este post tem o objetivo de abordar de maneira didática o que é força de venda e os principais benefícios experimentados por uma empresa que investe nela e um sistema de automação de vendas.

Continue a leitura e aprenda mais sobre esse importante elemento empresarial!

O que é força de vendas?

A força de vendas pode ser caracterizada como o time de profissionais de vendas de uma organização.  Porém, para ser enquadrada nesse conceito, a equipe precisa estar motivada e muito bem capacitada.

Via de regra, esses colaboradores estão sempre dispostos a atender seus clientes de forma extremamente eficaz e buscam oferecer as melhores soluções para os seus problemas e demandas, especialmente por meio dos produtos e serviços comercializados.

Com a ascensão tecnológica e o surgimento de novas ferramentas de gestão, surgiram sistemas que podem auxiliar nesse processo. Eles automatizam as tarefas da força de vendas de uma empresa e colaboram com o trabalho dos vendedores.

Apesar de estar majoritariamente atrelada a equipes comerciais, uma força de vendas considera os esforços de outros departamentos para potencializar os seus resultados e atingir as metas com eficiência.

Se no Marketing a estratégia é normalmente voltada para a atração do público-alvo, a equipe de Customer Success ficará responsável pelas ações do pós-venda, fortalecendo o engajamento dos clientes diante do serviço ou produto adquirido.

Assim, a jornada dos clientes será pautada em ações que o levem ao alcance dos objetivos e, sobretudo, a uma experiência positiva com a sua empresa.

Quais as características da força de vendas?

Para cumprir os seus objetivos com efetividade, a força de vendas possui características que a tornam uma grande aliada do time de vendas para o alcance das metas. Conheça as principais:

Conhece os produtos e serviços da empresa

Pode parecer óbvio, mas quando não há um conhecimento aprofundado da solução oferecida pela empresa, dificilmente os vendedores conseguirão transmitir para os potenciais clientes os benefícios e as vantagens de adquirir o produto. 

Nesse caso, é papel das empresas oferecerem treinamentos constantes e atualizados, disponibilizando materiais de apoio para que a equipe tenha informações claras e diferenciadas para os prospects

Equilibra os objetivos da empresa e as necessidades dos clientes

Equilibrar os objetivos da empresa e as necessidades dos clientes é crucial para que ambos tenham sucesso ao longo da parceria.

O olhar para as demandas do público-alvo começa ainda na concepção do produto, permeando as estratégias criadas para atraí-lo para o seu negócio.

No entanto, essa atenção também precisa fazer parte do escopo de vendas, pois é o que vai garantir a satisfação dos consumidores e a lucratividade da sua empresa.

Possui um time especializado e diferenciado

Como mencionamos, as soluções e benefícios do produto precisam estar na ponta da língua durante as negociações. 

Além dos treinamentos e recursos oferecidos pela sua empresa, a postura dos profissionais também é um fator importante e precisa se manifestar ao longo do relacionamento com os clientes.

Proatividade, dedicação e motivação são alguns aspectos que fazem a diferença na rotina de uma equipe de vendas.

Como otimizar a gestão da força de vendas?

Treinamentos, equipes bem estruturadas e um conhecimento profundo da solução são algumas das características da força de vendas. Mas como garantir que tudo isso seja praticado na rotina do negócio? Confira as nossas dicas:

Mantenha a equipe alinhada

Alinhar os objetivos estratégicos ao processo de vendas é fundamental para que a equipe consiga alcançar os resultados de forma constante.

Para isso, a motivação precisa fazer parte da rotina dos vendedores. Na prática, isso depende de um alinhamento claro para que os profissionais estejam cientes das metas e dos objetivos do negócio. 

Ao fazer isso, a empresa terá profissionais mais motivados e dispostos a darem o seu melhor. Além disso, quanto melhor a performance ao longo do tempo, mais empenho eles terão para lidar com novos desafios. 

Invista em boas lideranças 

Ao contratar uma liderança em vendas, algumas empresas optam por buscar externamente profissionais que já tenham uma bagagem em gestão de equipes. 

Outras, no entanto, preferem apostar nos talentos internos, atribuindo o papel de gestão a colaboradores que já possuem um conhecimento prévio do negócio e da solução.

Em ambos os casos, o fator chave para o sucesso está na capacitação dos profissionais. 

Ao escolher uma liderança com experiência em gestão de times, por exemplo, a empresa precisará investir em treinamentos relacionados ao serviço ou produto, preparando o novo membro da equipe para guiar os vendedores da melhor forma possível diante dos desafios propostos.

Por outro lado, promover colaboradores que já atuam na organização requer um investimento em capacitação na área de gestão de pessoas, traçando uma jornada de crescimento profissional alinhada com os objetivos da empresa e do funcionário.

Defina metas factíveis

No que diz respeito aos objetivos estratégicos do negócio, a definição de metas de vendas dependerá essencialmente do que a empresa almeja alcançar em determinado período.

Com todas as metas do negócio estabelecidas, haverá o desdobramento para a equipe comercial, que ficará responsável pela aquisição de novos clientes. 

Além das metas relacionadas ao volume de vendas, é importante considerar outros indicadores essenciais para manter a equipe bem alinhada.

Indicadores de produtividade, por exemplo, podem ser utilizados para mensurar a performance individual dos vendedores.

Assim, fica fácil mapear os pontos de melhoria e traçar planos de desenvolvimento para garantir boas entregas de todos os membros da equipe. 

Aposte no Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo já é uma realidade em empresas que buscam atrair leads qualificados para o negócio. 

Mais do que oferecer um produto ou serviço, a estratégia tem como objetivo ofertar conteúdos de qualidade para os potenciais clientes, seja com o intuito de solucionar um problema, tirar dúvidas ou servir como um guia para ajudar na tomada de decisão em uma compra.

Assim, ao unir forças com o Marketing, o time de vendas terá mais chances de vender o produto para um público que já está educado a respeito da solução.

Tenha previsibilidade de vendas

É impossível falar de força de vendas sem citar a importância dos dados na construção de estratégias para a aquisição de novos clientes.

 Ao criar uma rotina de análise de dados, a equipe comercial terá em mãos informações valiosas relacionadas ao comportamento do consumidor.

Ao mapear visitas em páginas específicas do seu site, por exemplo, é possível criar campanhas de e-mail marketing direcionadas a um público que já conhece sua solução e que terá mais chances de adquiri-la.

Conte com uma ferramenta automatizada

Com uma rotina corrida e repleta de reuniões, gastar tempo com tarefas manuais pode ser um tiro no pé para equipes que precisam de agilidade para bater as metas do mês.

Pensando nisso, contar com uma ferramenta de automação pode ser uma boa alternativa para quem busca produtividade e precisa focar em prospectar e fechar vendas.

Do registro de novos contatos à criação de relatórios, esse recurso permite automatizar tarefas de rotina, gerenciar leads e oportunidades, acompanhar propostas e pedidos e automatizar o pós-venda dos clientes. 

Quais as principais vantagens de uma força de vendas

Como dito acima, para se enquadrar no conceito de força de vendas os profissionais devem estar motivados e engajados a sempre entregar os melhores resultados. Sendo assim, uma força de vendas é muito mais produtiva que um time comercial regular.

Além disso, os componentes de uma força de vendas contam geralmente com auxílio da tecnologia, o que auxilia na automatização de tarefas, otimizando o trabalho de toda equipe.

Tecnologia para a força de vendas

A tecnologia tem evoluído bastante e as empresas mais modernas estão sendo beneficiadas com o uso de recursos que simplificam o cotidiano corporativo e ampliam a eficiência dos colaboradores. 

Os sistemas de automação de vendas, por exemplo, trazem grandes benefícios para as empresas e ajudam a impulsionar os resultados do setor comercial, ampliando os lucros do negócio. 

Vantagens de investir na automação de vendas

Aumenta os percentuais de fechamento das vendas

Os sistemas de automação permitem que o trabalho dos vendedores seja otimizado e baseado em dados concretos. Isso resulta em abordagens mais diretas e objetivas e faz com que mais vendas sejam fechadas e que a rentabilidade da organização seja ampliada.

Melhora a imagem profissional

Como todos os processos de vendas serão automatizados, erros, como a demora para enviar uma proposta comercial, deixam de existir. Em geral, esse fator contribui para a melhorar a imagem dos profissionais (e da própria empresa) perante o público externo.

Economiza tempo

As atividades automatizadas exigem muito menos tempo dos vendedores. Consequentemente, eles podem se dedicar mais às atividades estratégicas e não tão burocráticas e operacionais.

Simplifica tarefas com uma interface intuitiva

Esse tipo de sistema tem uma interface intuitiva e fácil de usar. Por esse motivo, os funcionários não precisam ter conhecimentos avançados em informática e conseguem realizar as tarefas com mais agilidade.

Faz integração com o ERP

O sistema ERP da empresa pode ser integrado com o software de vendas. Isso é muito importante, pois todas as informações serão centralizadas em um único local, o que facilita o trabalho dos profissionais.

Permite o acompanhamento de vendas em tempo real

Todas as vendas poderão ser acompanhadas em tempo real, sendo que a equipe ainda pode verificar o status de cada processo de maneira individual.

Aprimora o gerenciamento da equipe de vendas

Outra vantagem expressiva diz respeito à gestão da equipe de vendas. Com o uso do sistema, os gestores conseguem visualizar o trabalho de todos os vendedores e identificar falhas que precisam ser corrigidas com rapidez.

Se adapta às necessidades da empresa

A flexibilidade desse sistema permite que ele seja configurado de acordo com as necessidades de cada organização. Por ser uma plataforma de SaaS, é possível recorrer à

Contribui para uma melhor gestão do negócio

Analisando todos esses benefícios, é possível concluir que o sistema contribui para uma gestão de negócios plena, trazendo melhorias em todos as etapas do processo de vendas.

Conclusão

Como você viu, desenvolver uma força de vendas é crucial para garantir uma boa performance comercial.

Assim, é importante realizar treinamentos constantes, alinhar metas e contar com ferramentas que ajudem a automatizar tarefas repetitivas.

Para ajudar você e equipe nessa jornada, desenvolvemos um material gratuito com dicas fundamentais para obter o sucesso desejado em vendas.

No guia, você conhecerá os 5 principais sinais de baixa performance do seu time de vendas, descobrirá como otimizar processos, entenderá mais sobre os relatórios de vendas e muito mais!

Ploomes demonstração

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.