Blog da Ploomes
Integração: Ploomes e outros e-mails

Integração de e-mail: Como enviá-los sem sair do Ploomes

A Importância do E-mail nos Dias Atuais: Ainda é relevante?

Um relacionamento entre empresa e comprador é firmado por meio do contato entre as duas partes. Muitas vezes este contato é feito através de e-mails, o que tornou essa a ferramenta de mensagens de maior importância no mundo corporativo.

Quer uma prova de que os e-mails não param, literalmente, nem por um segundo?

O infográfico criado por Lori Lewis e Chadd Callahan, da Cumulus Media, mostra os resultados de uma pesquisa sobre o que aconteceu em 1 segundo de internet em 2018.

Infográfico: Internet de 2018 em 60 segundos
Infográfico: Internet de 2018 em 60 segundos

A pesquisa engloba comportamentos em diversas ferramentas, plataformas e redes sociais, mas o foco aqui é o e-mail (a fatia amarelinha no canto inferior direito).

Como podem ver, em apenas 1 segundo de internet em 2018, estima-se que 187 milhões de e-mails foram enviados.

Considerando a pesquisa, avalia-se que mais de 100 trilhões de e-mails tenham sido enviados em 2018

É um número de expressão, sem dúvidas. Mas, para dar ainda mais credibilidade a ele, que tal usarmos um meio de comparação?

Em 2017, a mesma pesquisa aponta que 156 milhões de e-mails foram enviados por segundo. Logo os dados apontam: mesmo após tantos anos, o uso do e-mail só aumenta.

Para conferir análise completa desse post, confira o artigo do Visual Capitalist.

E-mail e CRM: Aliados Inseparáveis

Um sistema de CRM tem como premissa o aprimoramento da gestão e operação de vendas, apostando fortemente no relacionamento com cliente (afinal, CRM significa Customer Relationshop Management, ou Gestão de Relacionamento com Clientes).

Para que este relacionamento seja concreto, dispensar o e-mail é impensável. Mas operar uma plataforma de e-mail e um CRM separadamente para um mesmo objetivo pode gerar diversos problemas um tanto quanto incômodos, sendo o principal deles o retrabalho, que afeta diretamente na produtividade, já que passa a exigir o dobro de tempo para realizar tarefas simples.

Foi pensando nisso que a funcionalidade de e-mail foi desenvolvida no Ploomes. Com ela, ao habilitar a integração do sistema com seu servidor de e-mail, é possível armazenar, enviar e receber e-mails sem sair do CRM.

Continue lendo e entenda como funciona essa aplicação na prática!

Como Integrar o Ploomes com seu e-mail

Ao entrar no Ploomes, no canto superior direito é possível ver um ícone de envelope que simboliza a seção de e-mails.

Menu de e-mail no CRM da Ploomes
Menu de e-mail no CRM da Ploomes

Para habilitar a integração do seu e-mail com o e-mail da Ploomes, basta clicar no menu indicado (envelope) e então em “configurações de e-mail”. São dadas duas opções de integração: com Gmail ou outros e-mails (como Outlook, uolhost, hostgator, locaweb e tantos outros).

Integrações de e-mail disponíveis no Ploomes
Integrações de e-mail disponíveis no Ploomes

A integração com Gmail é plug and play, ou seja, é acionada apenas clicando em um botão de autorização e logando na conta que se deseja integrar ao Ploomes.

Botão de autorização da integração do Ploomes com Gmail
Botão de autorização da integração do Ploomes com Gmail

Pronto! Assim, quando um e-mail for enviado pelo Ploomes, o remetente exibido para o destinatário será o endereço de e-mail integrado.

Caso utilize outros provedores de e-mail, basta clicar na opção “Integração com outros e-mails”. A diferença para essa integração é que o Ploomes necessita de algumas informações adicionais para ativá-la: endereço do servidor, porta e a necessidade ou não de SSL. Uma rápida busca na internet deve lhe retornar as informações que devem ser preenchidas. Caso não saiba em qual servidor seu e-mail está hospedado, converse com seu responsável de T.I.

Agora, vamos à parte prática da coisa: O que a integração com os endereços de e-mail possibilita?

E-book: guia de integração entre erp e crmPowered by Rock Convert

Armazene seus e-mails dentro do Ploomes

Com a integração ativada, a seção de e-mails da Ploomes passa a funcionar como uma plataforma comum de e-mails, como Gmail e Outlook.

Todas as mensagens recebidas no e-mail cadastrado são exibidas na caixa de entrada da Ploomes. Já no menu “Arquivo”, são armazenadas todas as mensagens enviadas.

Caixa de entrada e e-mails enviados do Ploomes
Caixa de entrada e e-mails enviados do Ploomes

 Envie e-mails de dentro do Ploomes com templates prontos

Na caixa de entrada do CRM, nota-se no campo superior direito, em destaque, o botão “Novo e-mail”.

Botão para criação de novo e-mail no Ploomes

A partir dele podem ser enviadas mensagens normalmente, como em qualquer outra plataforma de e-mail. Estas mensagens são enviadas com o endereço cadastrado na integração.

O grande Ás do Ploomes nessa questão é que o sistema oferece a possibilidade de criar templates de e-mails.

Opção de campos variáveis para template de e-mails no Ploomes

Com isso, mensagens que precisam ser enviadas frequentemente, tendo praticamente o mesmo conteúdo, podem ser arquivadas em formato de template e usada diversas vezes, economizando o tempo de operação que seria gasto reescrevendo o mesmo texto diversas vezes.

É possível ainda inserir variáveis nas mensagens, clicando na opção “campos”, conforme a imagem acima destaca.

Essa funcionalidade permite inserir qualquer campo de informação armazenada no Ploomes como uma variável – como campos do cliente, do negócio ou mesmo de propostas.

Na prática, se você inserir o campo “Nome do cliente” no texto do e-mail, por exemplo, a mensagem poderá ser enviada com o nome do cliente cadastrado no Ploomes. Isso permite enviar e-mails em massa de forma personalizada, sem se preocupar com informações que variam.

Diversos outros campos podem ser adicionados como variáveis, até mesmo aqueles presentes nas propostas comerciais, como forma de pagamento e desconto.

Exemplo de template de e-mail que usamos aqui na Ploomes:

Exemplo de template de e-mail criado no Ploomes
Exemplo de template de e-mail criado no Ploomes

Envie propostas comerciais com dois cliques!

Quando se tem a integração de e-mail habilitada no Ploomes, ao abrir uma proposta comercial criada no sistema, não há necessidade de baixar o arquivo em PDF para então anexá-lo em um e-mail e finalmente enviá-lo. O botão “enviar por e-mail” já faz o trabalho de uma vez só!

Enviando proposta comercial por e-mail no Ploomes

Assim, uma janela de envio de e-mail é aberta e a proposta pode ser enviada em um fluxo único. Aliando esta funcionalidade com os templates prontos, o envio de uma proposta comercial para um cliente via e-mail pode levar apenas alguns segundos!

Outras possibilidades que a integração de e-mail permite

As possibilidades de e-mail que o Ploomes oferece ainda não acabaram!

Ao habilitar a integração, todos os e-mails enviados para um cliente são registrados em seu histórico de negociação, garantindo que os usuários do Ploomes saibam o que já foi falado em cada prospecção.

A plataforma permite também enviar e-mails direto do painel de um cliente, clicando no botão de enviar e-mail.

Enviando e-mail através do painel de cliente
Enviando e-mail através do painel de cliente

Tudo foi pensado em oferecer uma experiência fluida e ágil para o usuário. Considerando apenas um e-mail, talvez essa economia de tempo não faça grande diferença, mas imagina só para 187 milhões 😮

Brincadeiras à parte, a integração do Ploomes com seu endereço de e-mail pode garantir velocidade, personalização e qualidade nos contatos, assegurando um relacionamento sólido com a base de clientes!

Gostou do que o Ploomes pode fazer em relação a este meio de contato crucial? Que tal testar as possibilidades na prática? Crie uma conta gratuita no CRM da Ploomes por 14 dias!

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial