5 Motivos Para Integrar o CRM ao Chat Online

Integrar o CRM ao Chat online: 73% dos consumidores apontam o chat como o melhor canal de atendimento. Veja porque integrá-lo ao CRM.
Ploomes
13/03/2019 | 5 min
integrar o crm ao chat online

O principal objetivo das ferramentas de CRM é ajudá-lo a administrar o relacionamento com seu público da melhor maneira possível. O uso de recursos como centralização de sua base de clientes, controles de processos de vendas, automatizações comerciais e relatórios ajudam a enxergar as principais métricas de seu negócio.

Quando falamos sobre gestão de relacionamento, fica fácil entender como o atendimento ao cliente está diretamente relacionado ao bom desempenho de seu E-commerce e à capacidade de alavancar seu CRM para realmente conquistar seu espaço no mercado online. Exatamente por isso trazemos os principais motivos para integrar seu CRM ao chat online no E-commerce.

Banner blog conheça o Ploomes e peça um teste grátis

Mas, por que especificamente o chat online?

De acordo com um estudo apresentado pela Invesp, 73% dos consumidores online apontam o chat como o melhor canal de atendimento disponível nos E-commerces. O motivo para isso? 79% afirmam que a possibilidade de ter suas perguntas respondidas e problemas resolvidos imediatamente é um diferencial competitivo.

Levando isso em consideração, não é difícil entender porque tantos empreendedores digitais vêm investindo no chat online para conquistar mais clientes. Especialmente se considerarmos a evolução do consumidor online, que já está acostumado com essa ferramenta, preferindo ser atendido por um representante de sua empresa em tempo real e diretamente de dentro de sua loja virtual.

Mas o chat online não é apenas uma ferramenta de suporte. Ele também serve para aumentar suas chances de retenção e suas vendas através de diversos recursos, como convites proativos, chatbots e, claro, a possibilidade de integração com as melhores ferramentas de CRM do mercado.

Se você já trabalha com um chat, ou com um CRM, vai gostar de saber como a união dessas soluções pode impactar o sucesso de seu E-commerce.

Se ainda não trabalha com chat online, confira esse artigo: Saiba como escolher um chat online para seu site

Sem mais delongas, vamos aos motivos para Integrar o CRM ao Chat Online no E-commerce:

1. Entenda melhor seu público alvo

Para que você possa oferecer o melhor serviço possível aos seus clientes e visitantes, é necessário saber realmente quem é o seu público alvo. Para isso, terá que identificar suas preferências, interesses e necessidades a fim de saber como suas ofertas podem atingi-los da melhor maneira possível.

Ao integrar o CRM à sua ferramenta de chat online, você poderá guardar todas as informações no perfil de cada cliente, incluindo o histórico de atendimento gerado pela sessão no chat.

Além disso, o chat online também oferece formulários para obtenção de dados antes mesmo do início de uma sessão. Todas essas informações ajudam a detalhar ainda mais seus relatórios de relacionamento com o cliente, permitindo que possa realmente entender para quem você está vendendo.

2. Identifique clientes imediatamente

Acessando todas as informações presentes no perfil de cada um de seus clientes, seus agentes poderão rapidamente identificar um lead ao início da sessão de atendimento. Isso significa que sempre que um cliente retornar ao seu chat, ele não precisará explicar novamente seus problemas ou sequer apresentar seu nome, todas essas informações estão guardadas em seu CRM.

Esse acesso à informação aumenta seu potencial de oferecer um atendimento personalizado e exclusivo. Inclusive, caso esteja buscando oferecer uma experiência omnichannel, integrar seu CRM ao chat online é uma excelente forma de reforçar sua estratégia e evitar que o cliente sinta interrupções ao navegar entre seus canais.

3. Otimize etapas do funil de vendas

Enquanto o CRM te permite enxergar seu funil de vendas e acompanhar todas suas métricas de forma direta, o chat online serve para otimizar etapas do funil, maximizando seu desempenho através do atendimento imediato e recursos como os próprios chatbots com convites proativos.

O chat afeta diretamente seu trabalho nas etapas centrais e finais do funil de venda, ajudando a gerar leads, converter oportunidades e, claro, permitindo que sua equipe possa acompanhar visitantes e auxiliá-los na tomada de decisão da compra.

4. Trabalhe com bases segmentadas

Como indicado pelo infográfico da Invesp, 42% dos consumidores afirmam que o chat online é o canal preferido para se passar informações de contato, o que é maior que qualquer outro método para gerar leads.

Isso é resultado da possibilidade de oferecer um atendimento humanizado, onde um representante pode conversar naturalmente com o cliente. Por esse motivo, o chat também é o melhor canal para se recolher informações e ajudá-lo a criar uma base de clientes.

É importante lembrar que utilizar listas frias em suas campanhas de e-mail marketing, entre outras ações de marketing digital, certamente não traz os mesmos resultados que trabalhar com bases segmentadas. Para isso, analise e leve em consideração as informações em seu CRM sobre o perfil de cada lead gerado através do atendimento no chat online.

Dessa forma, seu E-commerce poderá sempre trabalhar produzindo e enviando conteúdo relevante e acionável para seus leads, aumentando a taxa de abertura de seus e-mails e o impacto das campanhas.

5. Una forças e reforce suas estratégias

Trabalhar com foco no cliente, oferecer um atendimento personalizado em tempo real e utilizar um sistema projetado para ajudá-lo a fortalecer seu relacionamento com o cliente é uma estratégia com um enorme potencial de aumentar suas chances de converter e fidelizar clientes.

Enquanto o chat permite que seus representantes possam abordar visitantes na página e oferecer assistência em tempo real, seu sistema CRM pode ajudá-lo a gerenciar o follow-up, ações de pós-venda e até mesmo ser utilizado para ajudá-lo a qualificar leads através de lead scoring.

E então, que tal integrar seu CRM ao Chat online?

O CRM e o chat online são ferramentas que se complementam inteiramente. E agora que você conhece as vantagens de unir as forças de suas ferramentas focadas na experiência do cliente, não perca tempo e certifique-se de impulsionar seus resultados através desta integração.

Se o seu CRM ou chat online não possibilitam esta união, recomendamos que experimente utilizar o Ploomes juntamente ao JivoChat. De um lado, você terá acesso a uma excelente ferramenta de CRM que oferece todos os recursos para ajudá-lo a dominar a gestão de relacionamento com seus clientes e do outro, uma solução omnichannel para atendimento ao cliente e chat online, capaz de realmente ajudá-lo a transformar visitantes em clientes.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.