Blog da Ploomes
visualização de propostas comerciais

Novidade: saiba quem visualizou suas propostas comerciais

O Ploomes agora tem uma nova funcionalidade: suas propostas comerciais terão, em cada uma, um histórico que mostrará todas as interações ocorridas após o recebimento do arquivo.

Em outras palavras, o nosso CRM o notificará quando o cliente ver a proposta e se ele a aceitou ou não.

Dessa forma você pode acompanhar se os clientes não responderam à sua proposta, mesmo tendo visualizado. Agora não há mais a necessidade de ficar esperando uma resposta do outro lado.

Assim você pode escolher com melhor assertividade se é necessário cobrar o destinatário ou procurar outros nomes para oferecer a venda.

Essa funcionalidade também poderá ser utilizada para documentos e pedidos de venda, enviando notificações para o monitoramento de todos os envolvidos.

Para ver como é realizado o processo de disponibilização de propostas online, assim como as outras novidades dessa funcionalidade, continue lendo esse post!

Como faço para utilizar esses recursos?

Abas da proposta comercial
Abas da proposta

Para fazer o envio da proposta com esses recursos é bem simples. Quando você abrir uma nova proposta, verá na sua tela um conjunto de abas à sua direita. Clique na que estiver escrito “Proposta online”.

No caso de outros arquivos, como documentos ou vendas, haverá um botão semelhante, escrito “Documento online” ou “Venda online”.

Ao clicar nessa aba, será aberto o campo com os destinatários. O cliente envolvido diretamente na proposta será automaticamente incluído, havendo a possibilidade de incluir mais endereços se necessário.

Antes do envio também é possível escrever uma mensagem personalizada que aparecerá diretamente no corpo do e-mail. Assim você pode colocar uma saudação mais cordial ou esclarecer algumas informações referentes ao envio.

Mensagem-nas-propostas-comerciais-do-ploomes
Como um e-mail de notificação de proposta enviada deve aparecer para os destinatários

Ao enviar a proposta online, você verá que o círculo da aba de envio mudará para a cor verde, indicando que o compartilhamento está ativo.

Quando seu cliente abrir o link indicado no e-mail para visualizar, você receberá uma notificação por e-mail e no Ploomes, tanto no navegador quanto no celular.

Do outro lado da tela, ao clicar no link incluído no corpo da mensagem, o seu cliente verá uma tela com a proposta e algumas informações. Esses dados incluem quem enviou e para quem está endereçado o arquivo.

Logo abaixo dessas informações também haverá um botão escrito “Mensagens” que explicaremos logo a seguir, e dois botões, um de aceite e outro de recusa. Estes últimos serão usados pelo seu cliente para fornecer a resposta final à sua proposta.

Tela de mensagens que permite a interatividade na plataforma do Ploomes
Tela de mensagens que permite a interatividade na plataforma do Ploomes

Converse com seu cliente diretamente nas propostas comerciais

Além disso, também haverá a possibilidade de dialogar com o seu cliente através de um chat.

Dessa forma, se for necessário negociar valores, produtos ou serviços, essa comunicação pode ser feita diretamente nas propostas comerciais.

Toda mensagem recebida e enviada nesse recurso também será notificada para as partes envolvidas, no CRM (para quem tem conta criada), e-mail e aplicativo mobile.

Caso seu cliente não tenha o Ploomes, ele receberá os avisos apenas pelo correio eletrônico. Assim ele também toma rápido conhecimento das mensagens.

Para acessar o chat dentro do CRM, basta ir na tela da proposta e clicar em “Chat com cliente” nas abas à direita.

Do outro lado da tela, o seu cliente poderá entrar em contato com o vendedor clicando em “Mensagens” na página da proposta online, logo abaixo dos remetentes e destinatários.

A visualização do chat, para quem recebeu a proposta, será diretamente na página online. Lá haverá uma tela com um campo para a inclusão de novas mensagens e, abaixo, o histórico da conversa.

Todo comentário ficará registrado também no histórico da negociação no Ploomes para o vendedor. Assim fica mais fácil resgatar informações específicas para propostas futuras.

Reative propostas comerciais ou cancele seu envio rapidamente

A automação de propostas e documentos no Ploomes tem a função de otimizar ao máximo a elaboração desses arquivos, evitando erros ao longo desse processo.

Contudo, caso seu vendedor veja necessidade de reformular algum aspecto da proposta após o envio, é possível desligar o compartilhamento.

Ao fazer isso, o link fica inacessível para os destinatários, evitando que eles negociem em cima de uma proposta incompleta ou com erros.

Num cenário onde seu cliente recusou a proposta inicialmente, mas acabou mudando de ideia, é possível também reabrir a proposta. Essa ação também será notificada pelo CRM, e-mail e aplicativo de celular.

Após a recusa, o botão muda de “Recusar” para “Reabrir”, ficando a cargo do cliente ou do vendedor reabrir essa proposta. Enquanto o compartilhamento estiver ativado, todas partes envolvidas podem acionar esses comandos.

Isso permite maior praticidade durante a negociação, porque o vendedor pode tentar novas abordagens com o cliente a fim de reverter sua escolha após uma recusa.

É importante ressaltar aqui que os comandos da proposta online não se relacionam com o estado da negociação. Caso haja acordo entre as partes, ainda é necessário que o vendedor defina o negócio como aceito dentro do CRM.

O intuito de possibilitar o compartilhamento online de propostas, vendas e documentos é para melhorar o acompanhamento com o cliente.

Todas as interações serão notificadas, seja por e-mail, navegador ou celular, e registradas no CRM.

Esperamos que esse texto tenha esclarecido o funcionamento do nosso novo recurso de compartilhamento online de propostas comerciais, vendas e documentos. Você pode ver exatamente o passo-a-passo dessa função em nossa central de conhecimento.

Fique ligado para mais novidades da Ploomes por meio de nossa newsletter ou, caso queira saber mais sobre esse e mais recursos do nosso CRM, converse com um de nossos consultores.

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial