Blog da Ploomes
Tela de Metas

Controle de Metas no CRM: Conheça a Nova Função do Ploomes

O direcionamento para qualquer objetivo ao qual se quer alcançar é dado através de metas que precisam ser alcançadas. Sem saber aonde quer chegar, não se chega a lugar algum.

As metas são o que movem os departamentos de vendas, que são tão ávidos – por vezes, até mesmo vidrados – por elas. Foi através dessa visão e, por conta dos pedidos de muitos clientes, que hoje o Ploomes apresenta uma nova tela voltada especialmente para o controle de metas no CRM.

Metas no CRM da Ploomes

A grande vantagem das metas no CRM da Ploomes é que os dados que as preenchem vêm de dentro do próprio CRM. Sendo assim, depois de configurar quais serão os dados que serão refletidos na meta, esta será preenchida sempre de forma automática e com 100% de assertividade. Com isso, o Ploomes se consolida cada vez mais como um sistema completo para a gestão de vendas.

O objetivo deste conteúdo é exemplificar alguns casos de uso em que as metas no CRM se aplicam. Mas, antes disso, é importante entender qual é o passo a passo da criação de metas.

Configurando Metas no Ploomes

A tela de metas fica no módulo de início, logo ao lado do resumo geral. Um botão azul em destaque estará localizado na direita, com o nome de “Nova meta”.

Botão de nova meta no Ploomes
Botão de nova meta no Ploomes

Após isso é necessário configurar a meta, dando-lhe um nome. Atenção: é importante definir um nome bem sugestivo, afinal o nome é o principal filtro para saber de qual meta está tratando.

Depois do nome, deve ser definido de qual métrica o sistema puxará as informações para agrupar na meta. Por exemplo, se quero criar uma meta para vendas, definirei que os dados que quero metrificar sairão da entidade vendas, campo valor (valor das vendas).

Então definimos como agregar as informações puxadas do dado citado acima. Os dados podem ser agrupados das seguintes maneiras: Contagem, soma, média, valor máximo e valor mínimo.

Botão para agregar os dados de metas no Ploomes
Botão para agregar os dados de metas no Ploomes

Pois bem. Esses dados agrupados podem ser, ainda, segmentados de outras formas no campo de filtragem que fica logo abaixo, com o sinal de +.

Filtragem das metas no CRM Ploomes
Filtragem das metas no Ploomes

Assim, é possível que a amostra de dados, com captura configurada anteriormente, seja filtrada por data de criação, dados dos clientes (como segmento, região, tamanho da empresa) ou mesmo por uma equipe específica.

O passo seguinte é a definição dos responsáveis por atingir a meta, segmentando-os por equipe, pessoa ou simplesmente toda a empresa (ou seja, todos os usuários cadastrados no Ploomes).

Após isso o criador da meta define quais usuários do Ploomes poderão consulta-la.

Depois, é necessário configurar o intervalo entre a data de início e a de término da meta. Também define-se que data afinal de contas é esta: data da criação da métrica a qual se quer alcançar, data de fechamento ou mesmo uma previsão de fechamento.

O campo seguinte é bem importante, e define a periodicidade das metas. Por mais que a data de captura dos dados já tenha sido configurada, ela pode não ser necessariamente a data da meta. Por exemplo, é possível indicar ao Ploomes que o intervalo de data de captura das métricas para a meta são de 01 de janeiro a 31 de dezembro. Porém, quero ter métricas mensais, ou até mesmo semanais, que devem ser atingidas pouco a pouco até que o objetivo final do ano seja alcançado.

É neste campo (“Como esse intervalo deve ser separado?”) portanto que define-se se as metas serão diárias, semanais, mensais, bimestrais, trimestrais, quadrimestrais, semestrais ou anuais.

Separação de dados de metas no CRM Ploomes
Separação de dados de metas no Ploomes

Okay, já estamos quase lá. O último passo é a definição do valor a ser atingido em cada uma das metas.

Suponhamos que há uma meta de ligações feitas por dia pelos vendedores no mês de Abril. Como a separação do intervalo é diária, é necessário inserir o valor para cada dia, afinal, considerando o exemplo, o número de ligações mínimo para bater as metas nas segundas-feiras deve ser maior do que nos demais dias, enquanto as ligações exigidas nas sextas-feiras são menores.

Definindo o valor de cada meta no CRM Ploomes
Definindo o valor de cada meta no Ploomes

Você deve ter pensado: mas e se todas as metas forem iguais? Precisaria preencher 30 campos, um por um? Calma, calma. Este botão ao lado dos valores a preencher (a serem atingidos) permite copiar o mesmo valor para todos os campos abaixo do selecionado.

Duplicando valores de metas no Ploomes
Duplicando valores de metas no CRM Ploomes

Após isso basta definir a cor da meta, que aparecerá no gráfico de barras. A cor, assim como o nome, é um bom recurso para identificar algumas metas com mais facilidade.

E assim, a configuração da meta é concluída.

Uma janela de meta de exemplo criada no Ploomes, contabilizando ligações realizadas em São Paulo
Uma janela de meta de exemplo criada no Ploomes, contabilizando ligações realizadas em São Paulo

Agora vamos a alguns casos de uso mais comuns para a tela de metas.

Casos de Uso

Metas de Vendas

As metas de vendas são, certamente, aquelas mais usadas nesta função (afinal o Ploomes é um sistema de operação e estratégia de vendas). Para configurar metas de vendas, basta escolher, no campo “Escolha qual dado deseja metrificar”, a entidade Venda.

Caso a meta que você deseja configurar seja voltada para o valor das vendas, ou seja, receita, em “Campo”, ao lado da entidade, selecione valor.  No campo abaixo, sobre como você deseja agregar os dados, escolhe-se a opção de soma (ou seja, serão somados todos os valores de receita de venda).

Caso a meta seja voltada para o número de vendas, e não seu valor, seleciona-se o campo “Número” e então, no campo abaixo, “Contagem”. Assim o CRM entende que se deve contar o número de vendas realizadas.

Todas as vendas são registradas ao fim de cada negociação e, assim, seus dados são inseridos na meta automaticamente.

Confira este vídeo de exemplo, no qual mostramos a criação de uma meta anual de vendas baseada no valor.

Metas de Interações

As metas do CRM podem ser ainda mais abrangentes, reunindo métricas de número de interações dos usuários do Ploomes com os clientes da empresa. Para isso, no campo “entidade”, escolhe-se a opção “Relatório de Contato”, e o campo “Id” (ou seja, o identificador de cada contato).

Abaixo, a opção de contagem é selecionada automaticamente, afinal, isso indica ao Ploomes que cada ID, que é um número extenso, representa um todo. Assim, cada ID é contado como um, ou seja, uma interação.

No filtro (sinal de +), é que se pode segmentar ainda mais sobre quais interações a meta se refere, como telefonema, e-mail, reunião, videoconferência, entre outras interações. Caso nenhum filtro seja selecionado, a meta entende que todas as interações podem ser contabilizadas para a meta.

Confira o vídeo de exemplo de criação de uma meta de interação:

Metas de Controle Individual

Um caso de uso muito comum das metas é criá-las para gerir o próprio trabalho. Os usuários podem criar metas sobre vendas, ligações ou qualquer outra e definir seu próprio perfil como responsável. Para finalizar, basta selecionar, no campo “Quais usuários da equipe podem ver essa meta”, apenas seu próprio perfil.

Com isso, a meta torna-se 100% individual, onde apenas o próprio criador pode consulta-la para seu controle interno.

Demais Situações de Metas no CRM

A funcionalidade de metas é muito abrangente. Além dos exemplos aqui citados, como vendas e interações, outras metas podem ser definidas. Confira algumas possibilidades:

  • Criação ou responsabilidade por Propostas e Documentos (como contratos);
  • Criação ou responsabilidade por tarefas criadas/concluídas;
  • Inserção de produtos no CRM

Como pudemos explicar, ainda que brevemente, algumas das alternativas de metas no Ploomes, as possibilidades são amplas. Metas por equipes, por região, por cargo, referentes à diferentes entidades de vendas ou de relacionamento com o cliente podem ser definidas.

Assim, os usuários garantem muito mais visibilidade sobre a operação do Ploomes. Para gestores, significa saber cada passo de sua equipe, além de ter total visão para garantir os objetivos estratégicos de sua empresa. Para os demais, significa saber, a todo o momento, o que precisa ser feito para garantir que suas metas sejam batidas.

Gostou da nova tela do Ploomes? Que tal testar na prática as metas do CRM e suas possibilidades? Basta criar uma conta gratuita por 14 dias, clicando aqui.

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial