Blog da Ploomes
Gêmeos Digitais

Gêmeos Digitais: O futuro da Indústria

Você já imaginou como seria sua vida se tivesse tomado decisões diferentes? Sabemos que cada escolha oferece diferentes riscos e muitas vezes preferimos tomar o caminho mais seguro justamente para nos preservarmos.

E se eu te dissesse que é possível criar uma cópia idêntica sua que poderia correr esses riscos? Ele tem seu peso, altura, percepções e ideias, mas, por não ser você, tudo que acontecer com ele não lhe afeta de nenhuma forma

Esse “gêmeo” faria as ações que você gostaria de testar sem oferecer qualquer perigo à sua pessoa. Depois, de acordo com os resultados, você apenas repetiria o que ele fez ou evitaria de cometer os mesmos erros e chegaria no mesmo lugar sem passar pelos sofrimentos dele. Parece bem vantajoso, não?

Pois é justamente disso que se trata um gêmeo digital. Ele é uma simulação digital de toda a linha de produção de uma indústria, podendo ser modificado para testar outros meios que você gostaria de tentar.

Por ser totalmente virtual, não é necessário se preocupar com gastos de recursos, pessoal ou tempo. Todas as variáveis são calculadas a partir dos dados disponíveis que vão oferecer o cenário mais factível possível.

Então como ele realmente funciona? Que vantagens mais eu posso obter desse recurso? O que eu preciso saber para poder criar o gêmeo digital da minha indústria e conseguir bons resultados? Veja mais a seguir.

A Internet das Coisas e a Produção Industrial

Conforme as máquinas foram ganhando maior poder de processamento, surgem cada vez mais dados relativos à produção. Isso não se reserva apenas às indústrias e distribuidoras, nunca antes se criou tanta informação em tão pouco tempo e com um fluxo tão rápido.

O resultado disso é que agora as máquinas são capazes de gerar uma quantidade massiva de informações sobre quanto recurso é gasto, qual o tempo envolvido e qual é a demanda necessária.

Computadores inteligentes também fazem parte do cotidiano industrial gêmeos digitais
Computadores inteligentes também fazem parte do cotidiano industrial

Isso tudo graças ao conceito que aos poucos vem sendo cada vez mais explorado na indústria: a Internet das Coisas.

Assim como os usuários fazem parte do ecossistema digital, os computadores inteligentes, como smartphones, desktops e maquinário pesado também passaram a fazer parte da geração de dados.

É nesse cenário que é possível pensar, então, na elaboração de simulações virtuais próximas da realidade. Os gêmeos digitais são criados a partir de uma boa análise e interpretação dos dados disponíveis sobre a produção que, postos em prática, vão apresentar resultados aproximados da realidade.

Melhores processos, melhor eficiência

Assim como aplicativos de trânsito usam dados de outros motoristas para definir qual é a melhor rota, com gêmeos digitais é possível encontrar qual é a melhor maneira de realizar um processo.

Eles não são apenas simulações, porque a quantidade de dados envolvida na elaboração de um “gêmeo” é grande o suficiente para criar um cenário realista do seu negócio. Quanto mais informações envolvidas, mais robusto é o modelo virtual.

Enquanto isso custaria meses de planejamento e análise de resultados na prática, os testes digitais já fazem todo o trabalho para você. Sem riscos, sem perdas, apenas projeções numa tela.

Produtos mais sustentáveis e de melhor qualidade

Os gêmeos digitais não se resumem apenas a processos. A partir de um bom conjunto de dados da produção, também é possível criar produtos de forma mais rápida e usando menos recursos.

Quando a empresa se compromete com a qualidade, é comum que sejam necessários vários protótipos antes da versão final.

O tempo e os recursos envolvidos na elaboração de uma peça física podem ser poupados a partir de um modelo digital que leve em conta os aspectos estruturais do produto.

Se pegarmos um carro, por exemplo, o processo de testar sua durabilidade e aerodinâmica podem ser muito custosos, mas são parte essencial para garantir a qualidade.

Se for criado um gêmeo desse carro, no entanto, é possível batê-lo quantas vezes quiser. Isso sem precisar criar um modelo novo a cada teste e mantendo o nível de excelência exigido.

Uma vez que há informações sobre a resistência do material, ângulo de impacto e outros aspectos, basta apenas a tecnologia necessário para calcular isso. O que, felizmente, já é uma realidade.

Portanto, o que essa tecnologia permite é a realização de ainda mais testes de qualidade. Sem precisar usar materiais físicos, você pode realizar inúmeras alterações e comprovar a eficiência de cada uma delas quantas vezes precisar.

Personalização sob demanda

Em tempos de Indústria 4.0, a possibilidade de criar protótipos digitais também facilita o trabalho de personalização rápida de um produto.

Com um consumidor cada vez mais exigente e bem informado, a tendência é oferecer uma mercadoria cada vez mais customizável. Com gêmeos digitais fica mais fácil de conceber novos modelos que unam estética, eficiência e qualidade.

Modelos altamente personalizáveis com baixo custo gêmeos digitais
Modelos altamente personalizáveis com baixo custo

Para a produção industrial, isso pode significar a máxima eficiência para atender à demanda em tempo real. Assim você evita que seus estoques fiquem cheios de produtos idênticos e desvalorizados.

Com uma plataforma de CRM você ainda pode antecipar a demanda a partir dos dados que você já teve. Dessa forma fica mais fácil definir quais são os produtos mais requisitados e quais alterações os clientes mais pedem.

Mais previsão, mais segurança

As simulações virtuais não são seguras apenas em termos financeiros, mas também em relação à segurança de seus próprios colaboradores.

A partir de simulações de uma planta de fábrica, por exemplo, você consegue prever quais são os riscos envolvidos no desempenho dos seus profissionais. Se correr algo errado no modelo, basta apenas modificá-lo até que nenhuma das pessoas virtuais se acidente novamente.

Em outro exemplo, se uma via de transporte for arriscada para a integridade do veículo ou até de seu motorista, os gêmeos digitais devem ser capazes de indicar esses riscos. A partir da informação deles você pode escolher outra rota ou avisar quais são os locais com maior incidência de criminalidade ou acidentes.

Os gêmeos digitais tomam o risco por você

Como você pode ver, os gêmeos digitais trazem vários benefícios para o seu negócio. Um modelo de manufatura digital te ajuda a evitar todo tipo de risco e retrabalho envolvidos no cotidiano de produção.

Contudo, é essencial uma base de dados completa e bem trabalhada para manter as simulações mais robustas e realistas. Por isso, é essencial a participação de um profissional de TI competente e atualizado nas novidades da Indústria 4.0.

Um público cada vez mais exigente demanda uma oferta cada vez mais rápida com a melhor qualidade. Para que correr riscos com seus consumidores se a tecnologia pode fazer isso por você?

Quer ver como os gêmeos digitais funciona na prática, confira o vídeo abaixo produzido pela CNI Digital para alguns exemplos de uso dessa tecnologia:

ebook banner sucesso em vendasPowered by Rock Convert
Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial