Blog da Ploomes
Blog post da Acoplast

[GUEST POST] Indústria 4.0 Aplicada em Elementos de Transmissão Mecânica

Você sabe o que significa indústria 4.0? Sabe como ela pode ser aplicada em redutores e motoredutores industriais?

Não se preocupe se você não souber!

Neste artigo nós abordaremos como é feita a automatização destes dois equipamentos, com o objetivo de melhorar os resultados produtivos da sua indústria.

O que é indústria 4.0?

O termo indústria 4.0 surgiu em 2011, durante uma feira de Hannover na Alemanha. Assim, em 2013, a partir de diversos estudos relacionados à área, o governo Alemão criou e publicou um relatório com diversas recomendações e boas práticas, com o intuito de notificar aos profissionais do mercado como este novo tipo de indústria funcionaria. Além, também, de relatar as vantagens e os benefícios da sua implementação.

Portanto, como este tipo de indústria é caracterizado pela tecnologia e por sistemas inteligentes, a automatização e a união de máquinas e equipamentos são fundamentais para a sua efetividade.

Assim é crucial que a indústria invista em alguns tipos de tecnologias, como:

  • Internet das coisas;
  • Automação;
  • Banco de dados em nuvem;
  • Dentre outras.

Para maiores informações sobre este tipo de indústria, leia o artigo: “Indústria 4.0: tudo o que você precisa saber!”.

Indústria 4.0 aplicada em elementos de transmissão mecânicas

Agora que já entendemos um pouco sobre o que é indústria 4.0, vamos entender como ela pode ser aplicada em elementos de transmissão mecânica, como em redutores e motoredutores industriais?

Entretanto, primeiramente é importante entender que redutores e motoredutores são elementos de transmissão mecânica que possuem o objetivo de reduzir a velocidade de rotação de uma determinada máquina acionada.

Geralmente eles são compostos por rolamentos, engrenagens, mancais, contra recuos e outros equipamentos.

Agora sim, prontos para entender como a indústria 4.0 pode melhorar os resultados produtivos destes dois equipamentos?!

Vamos lá!

Automação aplicada em Redutores e Motoredutores

A indústria 4.0 aplicada em redutores de velocidade e motoredutores industriais ocorre a partir do uso de tecnologias na operação, que tem o objetivo de melhorar a produtividade dos equipamentos.

Em relação aos redutores e motoredutores todo o gerenciamento, monitoramento e controle de desempenho é feito a partir de sensores que são colocados nestes equipamentos e permitem com que a comunicação entre eles seja contínua e remota. A partir disso, os gestores conseguem:

  • Reduzir custos de produção e manutenção;
  • Garantir maior e melhor segurança para os seus funcionários;
  • Entregar e produzir produtos com maiores índices de qualidade;
  • Maximizar e potencializar a eficiência produtiva de sua operação.

Conclusão

E aí? Gostou do artigo?

Vimos ao longo deste artigo que a indústria 4.0 já está entre nós e que empresas e gestores que não se atentarem às inovações que o mundo propõe, certamente ficarão para trás no mercado.

O mercado está cada vez mais dinâmico e com o surgimento de novas tecnologias, que impactam positivamente os resultados das empresas, é possível tanto reduzir significativamente os custos, quanto aumentar progressivamente os lucros operacionais delas.

Espero que tenha gostado e até a próxima!

Post desenvolvido pela Acoplast Brasil, empresa que está há mais de 20 anos no mercado e é referência em acoplamentos, motoredutores, redutores, freios contra recuos e anéis de contração para o segmento industrial.

ebook banner sucesso em vendasPowered by Rock Convert
Acoplast

Acoplast

Acoplast, empresa referência em acoplamentos, motoredutores, redutores, freios contra recuos e anéis de contração para o segmento industrial.

Comentar

Siga-nos

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial