Blog da Ploomes
Guest Post da Auvo para Ploomes

[GUEST POST] Vendedores externos em indústrias: tenha uma equipe mais produtiva

Um dos grandes desafios para gestores de vendedores externos em indústrias é melhorar a produtividade de seu time de vendas.

Gerentes comerciais não conseguem acompanhar a performance da equipe externa, de forma a agir estrategicamente e melhorar os resultados comerciais da empresa.

Realizar o controle de uma equipe de vendedores externos em indústrias é mais difícil que gerenciar equipes comerciais tradicionais, já que, neste caso, os colaboradores trabalham fora da sede da empresa, fazendo visitas aos clientes.

Quando se fala em vendas para outras indústrias, é importante que o gestor acompanhe todo o processo comercial, como:

  • Visita comercial;
  • Produção de orçamento;
  • Aprovação técnica ou financeira da indústria cliente;
  • Distribuição do produto;
  • Faturamento.

Vendas para indústrias demandam longos processos de relacionamento com o cliente e, por este motivo, você vai aprender, neste artigo, a deixar sua equipe de vendedores externos em indústrias cada vez mais produtiva.

Como aumentar a produtividade de vendedores externos na indústria?

Todo gestor sonha em ter uma equipe de alta performance, mas é importante lembrar que o aumento da produtividade de uma equipe comercial depende de diversos fatores.

É preciso que o gerente planeje, com cuidado, a agenda dos vendedores, acompanhe indicadores, monitore visitas realizadas e use ferramentas para otimização de tempo.

Hoje em dia, um gestor de equipes externas enfrenta diversos desafios, mas algumas atitudes te ajudarão a melhorar o desempenho de seu time de colaboradores.

Confira, então, 04 dicas importantes para o aumento da produtividade dos vendedores externos para indústrias da sua empresa:

Planejamento de atividades

O primeiro passo para alavancar as vendas externas em indústrias da sua equipe é fazer uma organização assertiva da agenda dos colaboradores.

Para isso, o gestor precisa ter o controle de diversas informações, como:

  • Quantidade de visitas programadas para a semana;
  • Regiões que serão visitadas pelos vendedores;
  • Tempo esperado de visitas;
  • Período de locomoção até os clientes;
  • Ordem das visitas.

Com essas informações, o gestor poderá montar uma agenda próxima da rotina dos vendedores, levando em conta o período gasto em visitas, e adaptar a quantidade de demandas.

É importante que o gestor faça uma roteirização assertiva das tarefas dos vendedores, para que eles atendam indústrias em regiões próximas, se desloquem menos e conquistem mais clientes.

Acompanhamento de indicadores

É muito importante que um gerente de vendedores externos em indústrias faça o acompanhamento de indicadores de desempenho dos colaboradores da equipe.

Para isso, o gerente pode acompanhar três indicadores principais:

Indicadores de produtividade: é preciso verificar quantas visitas estão sendo feitas com o tempo de trabalho determinado. Assim, é possível estabelecer metas de produtividade, para que sua equipe se torne cada vez mais ágil. Além disso, deve-se calcular a quantidade de vendas por visitas, para medir o quão produtivo seu time de vendas está sendo.

Indicadores de custos: não deixe de registrar todos os gastos com seus colaboradores. Acompanhe os gastos com: deslocamento, alimentação, hospedagem, documentação, linhas de telefone móvel, dentre outros. É preciso anotar os custos para saber se o retorno dos valores investidos estão levando aos resultados esperados.

Indicadores de tempo: quanto mais controle sobre o tempo um gestor tiver, mais assertivo será o planejamento da agenda dos colaboradores. É preciso verificar o tempo investido em visitas comerciais, observar o tempo de movimentação do cliente no funil e o tempo gasto para a realização de uma venda.

Fazer um análise de dados precisa sobre o desempenho de sua equipe de vendas externas é a melhor forma de saber se os processos estão sendo seguidos corretamente e tomar medidas para melhorar a performance de seus colaboradores.

Monitoramento de visitas

Outra dica importante para que os gestores façam um bom gerenciamento de vendedores externos em indústrias é o acompanhamento das atividades em tempo real.

É importante que eles tenham controle sobre:

  • Onde os vendedores estão;
  • Os clientes que já foram visitados;
  • Quantidade de Kms até o próximo prospect;
  • Status das visitas.

Por meio dessas informações, é possível verificar se a agenda do colaborador está sendo planejada e cumprida de modo assertivo. Com esse controle, fica até mais fácil para o gestor oferecer suporte aos colaboradores.

Uso de ferramentas inteligentes

Atualmente existem diversas ferramentas que facilitam a rotina de supervisores de vendas e ajudam a aumentar a produtividade de vendedores externos em indústrias.

O objetivo desses sistemas é ajudar os gerentes a fazerem uma gestão operacional e estratégica eficientes, para que façam todo o controle do processo de vendas.

Os gestores de equipes de vendas, podem usar ERPs, sistemas de gestão empresarial, CRMs, sistemas de gestão de relacionamento com clientes e, até mesmo, aplicativos de gestão de equipes externas, como o Auvo. Um não influencia na funcionalidade do outro.

O Auvo é uma ferramenta completa para gestão de vendedores externos, com funcionalidades como sistema de check-in e check-out, localização em tempo real, roteirização de atividades, cálculo de reembolso de despesas e muito mais.

Esses tipos de sistemas possuem o objetivo de otimizar o tempo do gestor, possibilitar mais controle de dados para a equipe de vendas e se adaptar as necessidades específicas de cada indústria.

Conclusão

Aumentar o nível de produtividade dos vendedores externos em indústrias da sua empresa é muito importante para o crescimento do seu negócio.

Para isso, é preciso que o gestor siga todas as dicas sobre como ter uma equipe de vendas mais produtiva. É muito importante que os gestores trabalhem com dados precisos para tomar decisões assertivas.

Com uma gestão orientada a dados, as tarefas realizadas pela equipe serão mais eficazes e o acompanhamento de visitas será feito de modo mais eficiente.

O objetivo principal é que os gestores possuam uma visão estratégica sobre o funil de vendas do próprio negócio, consigam planejar a agenda dos colaboradores e controle os processos de vendas da sua equipe.

Mas nos conte aí, o que você está fazendo para seus vendedores externos em indústrias se tornarem mais produtivos?

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel é publicitário e atualmente é co-founder e CEO da Auvo - Gestão de Equipes Externas. Trabalhou durante anos gerenciando equipes externas comerciais e técnicas e hoje ajuda outros gestores a obterem sucesso em suas jornadas.

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial