Blog da Ploomes
Marketing Digital para Indústrias

[GUEST POST] Marketing Digital para Indústrias: o que você precisa saber para ter sucesso

Investir em estratégias de comunicação é uma maneira de tornar a sua empresa mais relevante no cenário online e, consequentemente, vender mais. Por isso, colocar ações de Marketing Digital para Indústrias em prática pode ser um diferencial em um mercado tão concorrido.

Apesar de ganhar cada vez mais espaço com os avanços tecnológicos, transformação digital e mesmo a globalização, quando falamos em Marketing Digital para Indústrias, muitas dúvidas acabam surgindo. Afinal, o foco das estratégias de comunicação não é o consumidor final, mas, sim, outras companhias.

Portanto, a forma de comunicação utilizada deve ser planejada de maneira diferente, especialmente se você busca investir melhor os recursos disponíveis para o seu plano de marketing. Assim, saber priorizar as suas ações e campanhas — além de torná-las mais precisas — pode ser um diferencial para se destacar no mercado.

Que tal, então, aprofundar mais seus conhecimentos sobre esse tema? Ao aplicar as ações de Marketing Digital para Indústrias, a tendência é que você consiga resultados ainda melhores para a sua empresa. Por isso, continue a leitura, tire todas as suas dúvidas e saiba como colocar essa estratégia em prática. Confira!

O que é Marketing Industrial?

O Marketing Digital já tem como objetivo produzir ações mais coerentes com a realidade em que vivemos, seja com a utilização de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management), seja com técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Alguns setores, porém, apresentam algumas particularidades — e esse é o caso da Indústria.

Quando falamos em empresas que praticam o modelo de vendas B2B (Business to Business, ou seja, de uma companhia para outra), por exemplo, as estratégias não podem ser as mesmas utilizadas por quem busca impactar o consumidor final (B2C). Por isso, o conceito de Marketing Industrial ganhou mais espaço nos últimos anos.

Na prática, o Marketing Industrial é um conjunto de estratégias mais segmentadas para atender as demandas desse setor. Assim como um e-commerce busca maior relevância digital com um melhor rankeamento no Google, por exemplo, a ideia da Indústria é atingir os mesmos objetivos, porém, levando em consideração as suas peculiaridades.

estratégias de Marketing Digital pra Indústrias
O Marketing Industrial precisa utilizar estratégias específicas para o segmento

Uma empresa da indústria farmacêutica, por exemplo, não vai tentar convencer o consumidor final daquele remédio a realizar a compra e confiar na marca. Sua estratégia precisa ser voltada para convencer farmácias, hospitais e médicos a utilizarem os seus produtos.

Um dos objetivos é, por exemplo, utilizar práticas de Inbound Marketing para criar uma relação mais próxima com os clientes — no caso, outras companhias — e, consequentemente, aumentar as taxas de conversão e fidelização de um negócio. A ideia é adaptar alguns desses conceitos à realidade desse setor.

Portanto, pensar em estratégias de Marketing Digital para Indústrias se torna, cada vez mais, uma necessidade para quem busca melhores resultados em diferentes campos, desde as vendas até a relevância dentro do seu segmento de mercado. Com as ações aplicadas corretamente, é possível ter excelentes retornos mesmo com pouco investimento.

Qual a importância de investir em Marketing Digital para Indústrias?

A publicidade é fundamental para que qualquer empresa consiga, por exemplo, atingir o seu público-alvo. Com as mudanças de comportamento dentro da nossa sociedade, porém, o Marketing Digital se tornou o principal canal de comunicação entre as marcas e os consumidores. Na Indústria, esse assunto não deve ser tratado de forma diferente.

Por meio da produção de conteúdo relevante, atuação nas redes sociais e outras estratégias, sua empresa consegue se relacionar melhor com o consumidor — que, neste caso, são outras empresas. Além disso, torna-se possível se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo.

Essa diferenciação passa por apresentar para os clientes quais são as vantagens e diferenciais do seu negócio, atrair consumidores em potencial e, é claro, estabelecer a sua marca como uma autoridade dentro do seu mercado de atuação. As redes sociais, por exemplo, se tornaram uma excelente plataforma de comunicação.

Não à toa, o estudo Social Trends 2019 mostra que 96,2% das empresas estão presentes nas redes sociais. Sendo que 62,6% consideram essa estratégia muito importante para as organizações. Como ignorar esses números? O Marketing Digital para Indústrias é uma tendência cada vez maior para quem quer ter sucesso.

O setor está se atualizando como um todo — com conceitos como Indústria 4.0 e Internet das Coisas se tornando mais relevantes. Então, por que não levar essa modernização também para as estratégias de marketing? Além disso, é uma excelente forma de ampliar as possibilidades de negócio mesmo em um período não tão favorável economicamente.

Afinal, a indústria brasileira registrou, no início de 2019, a menor participação no PIB do país desde 1947, com pouco mais de 11% da atividade econômica no Brasil. Em um momento de menos recursos disponíveis, é fundamental utilizar o Marketing Digital para Indústrias e otimizar as suas ações e campanhas.

Quando falamos em Indústria, rentabilidade e custo-benefício são palavras-chave para o sucesso de qualquer companhia. Ao aplicar esse conceito para o Marketing, é possível determinar, por exemplo, o ROI (Retorno Sobre Investimento) e, assim, identificar quais estratégias funcionam melhor e geram os melhores resultados.

Qual a relação dessa estratégia com as vendas do seu negócio?

Mas qual é a relação entre o Marketing Digital e as vendas na Indústria? Toda! Porque as estratégias não são pensadas apenas para divulgar a sua marca sem que exista um propósito por trás. O objetivo é gerar resultados realmente efetivos para os objetivos da empresa. Algumas etapas facilitam a visualização dessa relação. Confira!

Atração

Ao tornar a sua empresa mais relevante, por exemplo, nos mecanismos de busca e nas redes sociais, você consegue atrair mais visitantes para as suas páginas. Dessa forma, fica mais fácil encontrar informações sobre o usuário e identificar quais podem se tornar leads e, futuramente, consumidores da sua marca.

Relacionamento

Em seguida, se inicia uma relação entre empresa e cliente. Nessa etapa, o objetivo é convencer o cliente — por meio de conteúdos relevantes, atendimento eficiente e engajamento nas redes sociais, por exemplo — de que a sua marca deve ser levada em consideração no processo de decisão de compra.

Venda

Com informações sobre os usuários e um relacionamento estabelecido, o trabalho da sua equipe de Vendas fica muito mais simples. Afinal, agora é possível identificar o momento certo de oferecer determinado produto e/ou serviço para o cliente, aumentando as chances de fechar mais uma negociação.

Análise e monitoramento

A partir da análise de métricas e dados, você consegue identificar quais estratégias estão funcionando e aquelas que precisam ser modificadas. Ou seja, o trabalho de aprimoramento precisa ser constante. Assim, é possível executar ações visando a retenção de clientes quando os indicadores mostrarem, por exemplo, quantos clientes deixam de comprar com você.

Quais fatores devem ser considerados na hora de aplicar essa estratégia?

Para colocar em prática as estratégias de Marketing Digital para Indústrias, alguns fatores devem ser levados em consideração. Como o modelo de vendas geralmente ocorre em B2B, é preciso seguir alguns conceitos para que as ações sejam aplicadas corretamente nos diferentes canais de comunicação.

Conheça o seu público-alvo

Entender quem você quer impactar é fundamental. Como falamos no exemplo acima, o foco no Marketing Industrial não é o consumidor final, portanto, é preciso identificar quem você quer convencer a comprar os seus produtos e/ou serviços. Comportamento, preferências, desafios e objetivos: tudo isso deve ser levado em consideração.

Dessa forma, você garante que as suas ações — seja um anúncio pago, seja um post no blog — sejam mais eficientes. Ou seja, que consigam impactar de maneira mais precisa, gerando, por exemplo, um ROI mais elevado.

Produza conteúdos realmente relevantes

Diferente do público na relação B2C, quando falamos em vendas de empresas para empresas, é fundamental entender o nível de profundidade dos conteúdos que seu cliente busca. Investir na produção de conteúdo que realmente agregue algum tipo de valor é essencial para que a sua estratégia funcione corretamente.

Afinal, o público que você quer impactar já tem um maior conhecimento sobre o mercado de atuação. Dessa forma, os conteúdos precisam realmente adicionar alguma coisa positiva ao dia a dia daquele usuário. É preciso investir em conteúdos ricos e relevantes.

Apresente números e resultados

O cliente que você busca impactar com suas ações de Marketing Digital está em busca das melhores condições de negócio, ou seja, focado em números e resultados. Portanto, volte o trabalho de produção para “provas” de que o seu produto e/ou serviço é, de fato, a melhor opção no mercado.

Além de listar as vantagens e diferenciais da sua empresa, é ideal apresentar situações em que clientes da sua marca conseguiram melhores resultados com os seus produtos, por exemplo. Ou, então, dados que comprovem a eficiência do que você está oferecendo, enfim, índices e números que validem a sua oferta.

O Marketing Digital para Indústrias, portanto, se torna cada vez mais fundamental para que o seu negócio consiga prosperar em um mercado concorrido e modernizado. Não se trata mais apenas de divulgar sua marca, mas também trabalhar ao lado da equipe de Vendas, por exemplo, e conseguir melhores resultados.

Agora que você já sabe como o Marketing Digital para Indústrias é importante, que tal conferir nosso artigo sobre Indústria 4.0 para entender quais as principais tendências dessa nova fase industrial?

Rock Content

Rock Content

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial