Blog da Ploomes
Workflow Ploomes

Workflow Customizável: saiba como estruturar os novos funis do Ploomes

Buscando sempre melhorar a experiência de nossos clientes, nós anunciamos uma nova funcionalidade: workflows customizáveis!

Agora, além de poder criar múltiplos funis, é possível definir diferentes propriedades, processos e automações para cada funil criado, além de atribuir nomenclaturas e ícones personalizados.

Dessa forma, sua empresa é capaz de estruturar Workflows (fluxos de trabalho) que vão além da venda, como a geração de tickets de suporte, pedidos de manutenção e gestão de projetos.

Quer saber mais saber mais sobre as novas possibilidades de aplicação da ferramenta? Então continue lendo abaixo.

Diversos processos, uma plataforma

Se você já utiliza o Ploomes, provavelmente sabe que oferecíamos antes a possibilidade de criar múltiplos funis. Essa função permitia que nossos clientes pudessem incluir diferentes processo de vendas em nossa plataforma.

Contudo, identificamos que era necessário algo mais. A cultura de CRM, ou seja, da gestão de relacionamento com o cliente, vai muito além da venda em si.

Pré-venda, formulação de projetos, atendimento e serviços de manutenção são exemplos de atividades que contribuem para estreitar a relação que existe entre a sua empresa e seus clientes.

Portanto, chegamos à conclusão que era essencial trazer esses processos para dentro do Ploomes. E, para isso, modificamos o módulo de Negócios para que ela possa comportar todo tipo de Workflow.

Novo módulo de negócios

Novo módulo de negócios

Como o módulo de negócios não se limita mais às vendas, deixamos a opção de alterar o nome e o ícone do módulo. Caso prefira continuar usando o módulo como antes, basta deixar como já estava.

Caso contrário, é possível alterar o ícone conforme as opções que deixamos na plataforma (ver imagem ao lado). Você também pode alterar o nome do módulo como Tarefa, Processo, Operação e seus elementos.

Assim, se você preferir mudar o nome de “funil” para “processo” e de “negócio” para “atividade”, por exemplo, agora pode fazer isso na plataforma. Veremos mais adiante que cada Workflow gerado nos módulos de negócio também terão configurações próprias.

Workflow conforme sua necessidade

A partir dessas modificações, você agora pode configurar o que quiser no funil. Por isso, vamos mostrar por partes cada coisa que é possível estruturar no Ploomes:

Definindo um novo Workflow

Ao criar um novo processo, você provavelmente verá uma tela como essa:

Configure o ícone e a cor do seu workflow
Novo Workflow

Como é possível notar, há algumas novidades aqui. Primeiramente, há a opção de escolher um ícone que represente o processo, assim como no módulo de negócios. Outra modificação é a escolha de cor do funil.

Isso é feito para que os usuários consigam facilmente reconhecer o objetivo daquele funil. Ao tornar o workflow mais intuitivo dentro da plataforma, entender o que precisa ser feito e onde precisa ser feito fica mais fácil e mais rápido.

Outro recurso novo é a mudança de nomenclatura. Todo funil permite agora que você mude o nome da unidade.

Para o Workflow de atendimento que criamos aqui, por exemplo, cada unidade criada vai ser um ticket. Sempre que um colaborador criar um novo elemento nesse funil, ele aparecerá como “ticket” ao invés de “negócios”, como acontecia antes.

Também é possível alterar o nome e a cor dos botões de “Ganhar” e “Perder” de cada funil. Como você pode ver abaixo, modifiquei “Ganhar” para “Concluir” e “Perder para “Descartar” e mudei as cores dos botões:

Mudança dos botões Perder e Ganhar
Mudança dos botões Perder e Ganhar

Definindo os estágios do processo

Definido os aspectos visuais do processo, é possível estruturar etapas que atendam o Workflow necessário para sua empresa. Para um funil de atendimento, por exemplo, você verá algo como:

Definição das etapas do Workflow
Definição das etapas do Workflow

Assim como era antes, é possível incluir mais etapas e definir automações para cada parte do processo. Então você mantém com as otimizações já existentes e ainda pode formular automações avançadas para aquele fluxo de trabalho.

Exemplos de aplicação desse recurso são o envio de e-mail para a equipe de manutenção quando for criado um chamado ou o envio de notificações aos responsáveis por um atendimento caso o problema não tenha sido resolvido após um certo período.

As checklists também estão presentes em qualquer etapa criada. Você pode criá-las como forma de apoiar seus usuários durante a operação ou criar restrições sobre o que precisa ser feito antes de avançar.

Feitas essas configurações, o resultado será algo como este:

Workflow pronto
Workflow pronto

Definindo as regras do Workflow

Uma vez que você definiu os componentes do seu novo workflow no Ploomes, chega a hora de definir as regras para esse processo.

Afinal, certos fluxos de trabalho não são perdidos ou ganhos. Da mesma forma, é possível limitar o acesso às funcionalidades que não contribuem para aquele workflow, permitindo que seus colaboradores foquem no que precisa ser feito.

Estabeleça as regras de cada Workflow
Exemplos de regras do funil

Definindo os motivos de perda

Por último, resta apenas definir os motivos de perda, caso seja possível perder uma negociação, atendimento ou projeto no funil que você definir.

Depois, com isso definido, é possível analisar quais foram os motivos mais frequentes nos relatórios do Ploomes. Dessa forma, a gestão consegue dividir melhor quais são os possíveis problemas em cada operação.

Workflows mais intuitivos, melhor visibilidade

As alterações demonstradas aqui foram criadas com o intuito de melhorar a sua experiência com a plataforma. Esperamos que, deixando o Workflow mais intuitivo, os usuários possam utilizar o Ploomes de forma mais rápida, melhor e eficiente.

Com os novos funis, portanto, os colaboradores agora podem responder ao que precisa ser feito, enquanto os gestores percebem o que está sendo feito de forma mais clara.

Caso queira no dar algum feedback sobre a nova atualização, deixe um comentário no post. Se você ainda não tem uma conta no Ploomes e quer testar os novos funis, oferecemos também teste grátis de 14 dias em: www.ploomes.com/teste

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial