Blog da Ploomes
CRM companhias aereas poltronas aviao

CRM para companhias aéreas: como transformar passageiros em clientes

Oferecer um serviço de excelência é um diferencial importante para qualquer negócio, principalmente para o setor de aviação. Criar uma experiência inesquecível para seus passageiros é uma oportunidade para fidelizá-los e garantir o seu retorno em compras futuras.

O período turbulento do mercado brasileira acaba por reforçar ainda mais a urgência de métodos eficazes e robustos de CRM entre as companhias aéreas.

O Customer Relationship Management (gestão de relacionamento com o cliente ou CRM) surge nesse contexto como uma ferramenta essencial para retenção dos clientes atuais e atração de novos interessados.

Veja abaixo como a plataforma garante que seus clientes sejam fidelizados desde o momento de compra até o atendimento:

Interligando clientes de todo o país

O Brasil é um país de proporções continentais e, portanto, a aviação tem tido um papel chave na integração nacional. Sendo a opção mais rápida e segura, os aviões reduziram drasticamente os obstáculos trazidos pelas distâncias brasileiras, favorecendo o fluxo de pessoas e, consequentemente, o desenvolvimento.

crm companhias aereas pessoas
Um CRM precisa oferecer base para um atendimento adequado para cada cliente

Da mesma forma, as companhias aéreas têm buscado cada vez mais diminuir a distância com seus passageiros por meio de CRM. Afinal, oferecer conforto, segurança e uma boa experiência depende também de um bom relacionamento com o cliente.

Isso porque, ao entender quem são os seus compradores e o que eles buscam ao comprar seus serviços, é possível oferecer um atendimento diferenciado e que atenda às suas expectativas.

E a melhor maneira de colocar isso em prática é por meio de um sistema que registre todas as informações de seu cliente de forma organizada e acessível.

Assim, um sistema de CRM é fundamental para garantir a satisfação de seus clientes. É por meio dele que é possível organizar os dados de cada lead interessado no seu produto e ainda verificar porque alguém comprou (ou não comprou) com você.

Além disso, como a aviação trata com pessoas de variadas origens (principalmente num país tão vasto e diverso quanto o Brasil), é possível segmentá-las para que a sua companhia ofereça o melhor serviço para cada caso.

Agir no momento certo, da melhor forma

Ter uma estratégia de sucesso do cliente é o primeiro passo para uma abordagem efetiva. O segundo passo é agir da forma mais rápida possível.

O primeiro obstáculo para isso é a quantidade de etapas que a operação exige, principalmente em empresas que precisam agir a nível nacional. Falhas na comunicação e erros ao longo da cadeia naturalmente ocorrem, mas é possível mitigá-los.

Uma das formas de agilizar a operação é por meio de um sistema que, além de dar apoio às tarefas da equipe, tenha automações que eliminem processos manuais.

Dessa forma, o tempo que seria gasto com esforço humano, distrações ou retrabalho é mais bem aproveitado para ações de melhoria.

Nesse contexto, o CRM é a ferramenta que garante a agilidade da operação para com o cliente. Ele que vai designar os responsáveis por lidar com cada consumidor, gerar os documentos da venda, passar uma tarefa para o próximo departamento e entre outras tantas automações possíveis.

Além disso, como as automações exigem que certas condições sejam cumpridas para prosseguir com uma tarefa, elas também diminuem chances de erros.

Automação avançadas, por exemplo, podem identificar se um cliente passa muito tempo sem ser abordado ou avisar um responsável caso surja alguma reclamação.

Num meio que exige tanto cuidados, como é o caso das companhias aéreas, contar com essas automações em seu CRM é fundamental.

Acompanhar métricas em tempo real

Introduzir inovações ou organizar campanhas exige o acompanhamento de métricas que sejam adequadas para cada contexto. Dessa forma, contar com indicadores para cada ação realizada é fundamental para ter uma visão completa todos os resultados atingidos e suas respectivas causas.

crm companhias aereas acompanhar resultados pelo celular
Acompanhe resultados em tempo real, de qualquer lugar

Ao centralizar toda a operação com o cliente em um CRM, toda interação (perda, ganho, atraso, atividade etc.) realizada passa a ser metrificável. Assim, é possível acompanhar:

  • qual foi o tempo médio de resposta de um atendimento;
  • o número de vendas para determinada região;
  • quais canais estão gerando mais conversão, entre outros.

Opções de CRM hospedadas na nuvem (SaaS) ainda tem a vantagem de serem atualizadas em tempo real. Não é necessário compilar dados porque o próprio sistema já agrega e atualiza toda a informação frequentemente.

Assim, é possível identificar possíveis gargalos antes que escalem para problemas reais ou oportunidades que possam ser reforçadas e trazer melhor retorno.

Sistemas interconectados

É importante ressaltar que, por mais que o CRM tenha muitas vantagens, muitas vezes ele não é o único software na empresa. Isso significa que outros sistemas demandarão atenção e é importante que não haja competição entre eles.

Isso é explicado pelo fato que, quanto mais plataformas os colaboradores precisarem alimentar, maior a chance de surgir erros e inconsistências ao longo do caminho. Quando se pensa numa operação a nível nacional, esse cenário fica ainda mais latente.

Portanto, integrar o CRM aos sistemas já existentes é parte essencial da implantação, não apenas de companhias aéreas, como em qualquer grande empresa.

Assim, é possível criar uma comunicação entre as diversas plataformas que garanta o compartilhamento dos dados enquanto preserva a sua segurança.

Tendo todas as informações num único sistema, os colaboradores podem focar em melhorar a experiência do cliente e não em garantir a qualidade de todos os processos, fator que já deveria ser garantido pela plataforma.

Escolha o melhor CRM para companhias aéreas

Em tempos de retração, principalmente em um mercado tão concorrido como o de aviação, contar com ferramentas para melhorar a experiência do consumidor é fundamental.

O setor de aviação já avançou em muitos aspectos, mas continuar otimizando seus serviços é uma necessidade frente à concorrência. Dessa forma, escolher um CRM que se adeque às companhias aéreas é um diferencial decisivo tanto para a empresa, quanto para os clientes, que podem ser mais bem atendidos em um serviço tão importante para suas vidas.

Quer conhecer um CRM 100% personalizável, intuitivo e completo? Então experimente a conta teste do Ploomes por 14 dias ou fale com um de nossos colaboradores para agendar uma demonstração.

O Ploomes oferece:

  • Workflows personalizáveis (vá além do funil de vendas e estruture outros processos com nossas automações)
  • Automações complexas (garanta que seus clientes estão sendo bem atendidos com automações que avisam sobre inatividade de compra ou falta de abordagem dos vendedores)
  • Automação de propostas (gere orçamentos rápidos sobre seus produtos e serviços, incluindo todas as condições especiais e impostos)
  • Relatórios configuráveis (saiba tudo o que está acontecendo em tempo real e configurando de forma fácil)
Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial