Blog da Ploomes
Integração Ploomes MailChimp

Ploomes e MailChimp: por que integrar as duas soluções?

Manter um bom relacionamento com seus clientes significa estabelecer diferentes canais de comunicação com cada segmento atendido pela sua empresa. E como o MailChimp e o Ploomes podem trabalhar juntos para melhorar esse diálogo?

O MailChimp é uma ferramenta de automação de e-mails. Portanto, ele permite que seus colaboradores possam enviar e-mails em massa para toda a sua base de clientes.

O Ploomes, por sua vez, é um CRM que otimiza a gestão comercial por meio de um registro centralizado de todas as ações dos vendedores e de um conjunto completo de ferramentas para vendas.

Quer saber como usufruir ao máximo dos recursos de ambos os sistemas de forma totalmente integrada? Então continue lendo a seguir:

Omnichannel: estar em todos os lugares para todos os clientes

Com o avanço de tecnologias digitais, tanto na esfera profissional quanto pessoal, tornou-se praticamente impossível estar alheio às redes.

Mesmo mercados tradicionais buscam manter ao menos um site para que seus clientes possam encontrá-los facilmente por meio de buscas. No entanto, muitos cometem o erro de parar aí quando o assunto é digitalização corporativa.

Homem velho segurando celular Ploomes Mailchimp
Com a evolução da tecnologia, o mercado passa a buscar soluções em novos meios

Assim como novas gerações passam a ficar cada vez mais conectadas, o mercado também passa a utilizar as plataformas digitais como principal meio para encontrar soluções para seus problemas.

E uma grande vantagem desses meios é a proporção dos custos necessários para se estar presente.

Enquanto comerciais em televisões e revistas envolvem investimentos mais elevados, enviar e-mails só depende de uma conexão à internet e uma conta pessoal ou corporativa.

O retorno desse meio é variável, mas apenas estar presente em mais um canal já é o suficiente para atrair novas oportunidades e fortalecer o relacionamento com o cliente a um custo reduzido.

MailChimp: uma breve introdução

Como falamos anteriormente, o MailChimp é uma ferramenta de automação de e-mails. Isso significa que ele permite a criação de modelos de e-mails que podem ser enviados uma lista pré-definida de clientes.

Em outras palavras, o que ele possibilita é a criação de mensagens padronizadas, mas que podem ser direcionadas para um segmento definido por você.

Caso precise fazer uma promoção para determinada região, por exemplo, é possível definir isso no MailChimp e fazer o envio. Depois é possível acompanhar quais foram os resultados dessas campanhas por meio do histórico da ferramenta.

E não é necessário manter um tom impessoal para suas campanhas. Os e-mails podem incluir campos dinâmicos, espaços que são preenchidos automaticamente com informações do cliente, como:

  • Primeiro nome
  • Sobrenome
  • Nome da empresa
  • Cidade do cliente
  • Entre tantas outras opções

Assim é possível mandar uma mesma mensagem para vários contatos de forma personalizada com pouco ou nenhum esforço.

A criação do e-mail no MailChimp também permite a inclusão de imagens vídeos, blocos de texto e links para redes sociais e páginas web. Essas funcionalidades permitem que suas campanhas por e-mail sejam mais atrativas para seu público, aumentando o interesse no conteúdo transmitido.

MailChimp e Ploomes: por que integrar?

O MailChimp permite a criação de segmentações de clientes e isso é fundamental para o sucesso de campanhas de e-mail. Afinal, quanto mais direcionada for a mensagem, melhor será a recepção do cliente àquele conteúdo.

O Ploomes também permite a segmentação de clientes. Como a plataforma é focada na otimização da gestão comercial, fazer uma abordagem segmentada de clientes também é interessante para gerar melhores resultados de vendas.

Além disso, o sistema possibilita outras funcionalidades, como automação de propostas, estruturação de fluxos automáticos de trabalho e gestão da base por meio de automações avançadas.

Contudo, o Ploomes não possui as mesmas funcionalidades de automação de e-mail que o MailChimp.

É possível integrar sua conta de e-mail, enviar para sua lista de clientes e manter um histórico a partir do CRM, mas ele não conta com tantos recursos estéticos e funcionais que poderiam complementar suas campanhas.

Visto que ambos os sistemas podem gerar listas de clientes, mas carecem de funcionalidades que poderiam ser complementadas, chegamos a uma conclusão: não seria melhor unir as plataformas para expandir suas capacidades?

A integração do Ploomes com o MailChimp

Vendo que ambos os sistemas poderiam ter melhor uso se estivessem unidos, a equipe de desenvolvedores da Ploomes criou uma integração nativa (também conhecida como plug-and-play) entre as plataformas.

Isso significa que, para habilitar a integração, basta apertar um botão no Ploomes, cadastrar sua conta do MailChimp e pronto, os dois sistemas já estão interligados.

E o que é transferido de uma plataforma para a outra?

O que a integração permite basicamente é a transferência de listas de clientes. Ou seja, se uma segmentação é criada no Ploomes é possível enviá-la ao MailChimp.

Assim, você elimina o retrabalho de criar a mesma lista novamente em ambas as plataformas. Depois é só aproveitar os recursos da automação de e-mails!

Caso queira ver como essa integração funciona na prática, preparamos este vídeo para demonstrar melhor:

Quer saber mais sobre o Ploomes?

O Ploomes é um sistema de gestão comercial que integra o operacional ao estratégico por meio de automações de vendas, estruturação de processos e relatórios dinâmicos.

Para conferir as funcionalidades do Ploomes, acesse nosso site ou peça uma demonstração com um de nossos consultores.

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial