Manter um bom relacionamento com seus clientes significa estabelecer diferentes canais de comunicação com cada segmento atendido pela sua empresa. E como o MailChimp e o Ploomes podem trabalhar juntos para melhorar esse diálogo?
O MailChimp é uma ferramenta de automação de e-mails. Portanto, ele permite que seus colaboradores possam enviar e-mails em massa para toda a sua base de clientes.
O Ploomes, por sua vez, é um CRM que otimiza a gestão comercial por meio de um registro centralizado de todas as ações dos vendedores e de um conjunto completo de ferramentas para vendas.
Quer saber como usufruir ao máximo dos recursos de ambos os sistemas de forma totalmente integrada? Então continue lendo a seguir:
Omnichannel: estar em todos os lugares para todos os clientes
Com o avanço de tecnologias digitais, tanto na esfera profissional quanto pessoal, tornou-se praticamente impossível estar alheio às redes.
Mesmo mercados tradicionais buscam manter ao menos um site para que seus clientes possam encontrá-los facilmente por meio de buscas. No entanto, muitos cometem o erro de parar aí quando o assunto é digitalização corporativa.

Assim como novas gerações passam a ficar cada vez mais conectadas, o mercado também passa a utilizar as plataformas digitais como principal meio para encontrar soluções para seus problemas.
E uma grande vantagem desses meios é a proporção dos custos necessários para se estar presente.
Enquanto comerciais em televisões e revistas envolvem investimentos mais elevados, enviar e-mails só depende de uma conexão à internet e uma conta pessoal ou corporativa.
O retorno desse meio é variável, mas apenas estar presente em mais um canal já é o suficiente para atrair novas oportunidades e fortalecer o relacionamento com o cliente a um custo reduzido.
MailChimp: uma breve introdução
Como falamos anteriormente, o MailChimp é uma ferramenta de automação de e-mails. Isso significa que ele permite a criação de modelos de e-mails que podem ser enviados uma lista pré-definida de clientes.
Em outras palavras, o que ele possibilita é a criação de mensagens padronizadas, mas que podem ser direcionadas para um segmento definido por você.
Caso precise fazer uma promoção para determinada região, por exemplo, é possível definir isso no MailChimp e fazer o envio. Depois é possível acompanhar quais foram os resultados dessas campanhas por meio do histórico da ferramenta.
E não é necessário manter um tom impessoal para suas campanhas. Os e-mails podem incluir campos dinâmicos, espaços que são preenchidos automaticamente com informações do cliente, como:
- Primeiro nome
- Sobrenome
- Nome da empresa
- Cidade do cliente
- Entre tantas outras opções
Assim é possível mandar uma mesma mensagem para vários contatos de forma personalizada com pouco ou nenhum esforço.
A criação do e-mail no MailChimp também permite a inclusão de imagens vídeos, blocos de texto e links para redes sociais e páginas web. Essas funcionalidades permitem que suas campanhas por e-mail sejam mais atrativas para seu público, aumentando o interesse no conteúdo transmitido.
MailChimp e Ploomes: por que integrar?
O MailChimp permite a criação de segmentações de clientes e isso é fundamental para o sucesso de campanhas de e-mail. Afinal, quanto mais direcionada for a mensagem, melhor será a recepção do cliente àquele conteúdo.
O Ploomes também permite a segmentação de clientes. Como a plataforma é focada na otimização da gestão comercial, fazer uma abordagem segmentada de clientes também é interessante para gerar melhores resultados de vendas.
Além disso, o sistema possibilita outras funcionalidades, como automação de propostas, estruturação de fluxos automáticos de trabalho e gestão da base por meio de automações avançadas.
Contudo, o Ploomes não possui as mesmas funcionalidades de automação de e-mail que o MailChimp.
É possível integrar sua conta de e-mail, enviar para sua lista de clientes e manter um histórico a partir do CRM, mas ele não conta com tantos recursos estéticos e funcionais que poderiam complementar suas campanhas.
Visto que ambos os sistemas podem gerar listas de clientes, mas carecem de funcionalidades que poderiam ser complementadas, chegamos a uma conclusão: não seria melhor unir as plataformas para expandir suas capacidades?
A integração do Ploomes com o MailChimp
Vendo que ambos os sistemas poderiam ter melhor uso se estivessem unidos, a equipe de desenvolvedores da Ploomes criou uma integração nativa (também conhecida como plug-and-play) entre as plataformas.
Isso significa que, para habilitar a integração, basta apertar um botão no Ploomes, cadastrar sua conta do MailChimp e pronto, os dois sistemas já estão interligados.
E o que é transferido de uma plataforma para a outra?
O que a integração permite basicamente é a transferência de listas de clientes. Ou seja, se uma segmentação é criada no Ploomes é possível enviá-la ao MailChimp.
Assim, você elimina o retrabalho de criar a mesma lista novamente em ambas as plataformas. Depois é só aproveitar os recursos da automação de e-mails!
Caso queira ver como essa integração funciona na prática, preparamos este vídeo para demonstrar melhor:
Quer saber mais sobre o Ploomes?
O Ploomes é um sistema de gestão comercial que integra o operacional ao estratégico por meio de automações de vendas, estruturação de processos e relatórios dinâmicos.
Para conferir as funcionalidades do Ploomes, acesse nosso site ou peça uma demonstração com um de nossos consultores.
Comentar