Blog da Ploomes
checklist condicional ploomes

Checklist condicional: economize seu tempo de registro para focar nas vendas

Atingir o máximo de eficiência em um processo significa eliminar todos obstáculos que não contribuem para a efetividade de uma tarefa.  Mesmo tarefas complexas podem ser transformadas em algo simples com a ajuda das ferramentas corretas.

O preenchimento de informações, por exemplo, se torna muito mais prático com o apoio de formulários ou checklists que discriminem quais informações precisam ser coletadas. Contudo, quanto mais dados forem necessários, mais confusa fica essa tarefa.

E é nesse contexto que surgem as checklists condicionais.

Elas são uma nova adição às checklists do Ploomes para tornar o registro de dados de clientes, produtos e negócios ainda mais rápido. Dessa forma, sobra tempo para suas atividades mais importantes, como fazer o acompanhamento com um cliente ou abordar uma nova oportunidade de venda.

Veja abaixo como a checklist torna a sua vida (e de seus vendedores) mais prática:

Definindo condições para seus formulários

As checklists condicionais tem esse nome porque é possível inserir condições para que certos campos apareçam ou continuem escondidos.

No caso de um registro de clientes, por exemplo, o recurso pode ser configurado para mostrar apenas os campos que sejam de pessoa física (caso seja consumidor final) ou apenas os campos de pessoa jurídica (caso seja uma empresa).

Assim não é necessário manter um campo de CNPJ opcional para um cadastro de cliente pessoa física, nem criar dois funis diferentes.

E-book: guia de integração entre erp e crmPowered by Rock Convert

Isso também foi implementado para que você não tenha que lidar com uma infinidade de espaços para preencher, mostrando apenas aquilo que for relevante.

Confira como é o recurso na prática:

Como eu posso utilizar a checklist condicional?

Além da diferenciação de clientes do tipo pessoa física e jurídica, existem outras múltiplas possibilidades para a checklist condicional.

Se você trabalha com empresas de outros países, por exemplo, é possível configurar quais campos vão aparecer para atendimento de clientes nacionais e para clientes internacionais.

Outro caso de uso seria para produtos com exigências diferentes.  Vender um painel elétrico vai ser bem diferente de vender um gerador. Da mesma forma, alugar um equipamento vai depender de outras informações que a venda não pede.

Claro que essas diferenças poderiam ser resolvidas por meio de outros funis (workflows), mas a checklist condicional permite que você centralize determinadas atividades em um funil único. Dessa forma, fica mais fácil visualizar o que precisa ser feito e o que não foi feito ainda.

Checklist condicional: organização estratégica para suas vendas

Utilize as checklists para oferecer mais organização ao seu processo comercial e defina quais informações estratégicas são necessárias para cada campo de atuação.

Os exemplos acima são apenas algumas demonstrações do que pode ser feito. O Ploomes oferece um amplo sistema de configuração e te acompanhamos durante toda a implantação para oferecer um CRM feito sob medida.

Quer saber o que o Ploomes pode fazer pela sua empresa? Peça uma demonstração para um de nossos consultores ou entre em contato com nossa equipe técnica pelo chat que você está vendo no canto inferior direito.

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial