Blog da Ploomes
Como utilizar o CRM na sua estratégia de Marketing

[GUEST POST] Como utilizar o CRM na sua estratégia de Marketing

Por que utilizar o CRM na estratégia de marketing? Em um mundo ideal, os profissionais de marketing teriam todas as informações necessárias para entender completamente cada cliente em sua lista.

Os clientes interagem prontamente com todas as suas estratégias de marketing e confiam em todas as recomendações do seu negócio. Infelizmente, isso é praticamente impossível no mundo real.

Não é um caso perdido e há uma solução comercial para esse dilema: a segmentação. A segmentação é a subdivisão estratégica de seus contatos em grupos menores, com base em vários critérios, como dados demográficos, comportamento e setor.

A segmentação ajuda a concentrar-se em leads e reter clientes. E garante que você implemente uma estratégia de marketing personalizada, adaptada às necessidades de seus clientes individuais com a ajuda de CRM.

Como o CRM ajuda numa estratégia de segmentação do marketing

Muitas empresas menores se desviam da segmentação de lista como uma solução de negócios, porque tende a consumir muito tempo, sem mencionar a complexidade. É aqui que entra um bom software de CRM (Customer Relationship Management).

Embora um sistema de CRM possa não ser tão descolado ou legal quanto às plataformas de mídias sociais como Facebook, Twitter e Instagram, o “R” no CRM o torna a ferramenta ideal para construir relacionamentos entre seus clientes e clientes em potencial – e esse é um aspecto que é constantemente subutilizado por usuários dessa tecnologia.

Alguns simplesmente usam o CRM para gerenciar seu banco de dados de contatos. Embora com esse aplicativo isso seja totalmente aceitável, significa perder uma das principais vantagens que ele oferece: CRM como ferramenta de automação para estratégias de marketing.

O objetivo da segmentação de lista é contribuir para o plano geral de marketing da sua empresa. Segmentar para CRM significa tirar proveito do conhecimento que você já tem sobre as pessoas na sua lista de contatos. Dessa forma, você poderá implementar a estratégia apropriada para atraí-los.

Por exemplo, se suas análises mostram que a faixa etária em seus segmentos é de pessoas entre 20 e 30 anos e entre 50 e 70 anos, você sabe que tem millennials e baby boomers em seus contatos, respectivamente.

Em vez de enviar a eles os mesmos materiais de marketing, recalibre sua estratégia procure as melhores maneiras de alcançar com base nas demandas de uma determinada geração.

Para a geração Y, enviar um vídeo do YouTube pode funcionar melhor. Enquanto isso, os boomers podem gostar de receber cartões postais semestralmente, em vez de receber e-mails carregados de gráficos regularmente.

E como isso é feito na prática?

Ao usar o CRM aplicar sua estratégia de marketing, você pode agregar, estruturar e analisar os dados de seus clientes para encontrar maneiras melhores de gerenciar seus relacionamentos com seus clientes. Pense no software como sua lista de contatos.

Depois que seu sistema de CRM coletar e armazenar dados sobre seus clientes existentes e em potencial , você poderá acompanhar todos os pontos de contato na jornada do comprador.

Esses detalhes podem vir na forma de dados coletados de formulários enviados em seu site ou pesquisa, taxa de envolvimento com suas estratégias de marketing e até interações com sua equipe de suporte ao cliente.

Pense nisso como sua mini plataforma de rede social com informações sobre as pessoas mais relevantes para o crescimento dos seus negócios.

Em vez de confiar em uma mistura de dados encontrados na pasta de contatos, essa tecnologia pode capacitá-lo a segmentar sua lista e criar estratégias de forma mais eficaz. Um sistema de CRM pode ajudar você a vender de forma mais inteligente.

No entanto, lembre-se de que a segmentação não consiste apenas em criar listas de contatos distintas. Em vez disso, trata-se de encontrar maneiras de aproveitar ao máximo todas as listas.

Um bom software de CRM pode oferecer a você um número quase ilimitado de maneiras de reforçar sua estratégia de marketing.

4 maneiras básicas pelas quais o CRM pode ajudar sua empresa a segmentar sua lista

  • Ajuda você a aprender mais e acompanhar o comportamento dos emails dos seus destinatários. Ele diz quem abre suas mensagens e quem as ignora;
  • Permite executar perfis demográficos abrangentes. Detalhes como idade, sexo, setor e localização de seus contatos estão prontamente disponíveis para você;
  • Permite analisar e rastrear como seus destinatários interagem com seu conteúdo, bem como com suas preferências. Dados sobre o modo de contato preferido e a natureza do conteúdo de que mais desfrutam podem ser usados ​​para eliminar esforços desperdiçados;
  • Ajuda a analisar o comportamento de compra de seus clientes. Você poderá identificar quem compra de você, os itens ou serviços que eles utilizaram e a frequência de suas compras.

Proposta de valor de segmentação de lista

Uma lista segmentada fornece mais valor instantaneamente. Sem isso, os profissionais de marketing acabam tratando todos os contatos de maneira semelhante.

Todos recebem o mesmo conteúdo, chamada de vendas e alerta de produto. Ou seja, você está simplesmente esperando o melhor, usando uma estratégia única para todos.

Essa abordagem está realmente custando mais do que você pensa.

Como alternativa, uma lista segmentada fornece uma abordagem mais específica, o que significa que você pode iniciar uma conversa mais eficiente e envolvente com seu público-alvo. Isso reduz o esforço e os recursos desperdiçados.

5 benefícios de uma lista segmentada:

  1. Enviar disparos de e-mail personalizados para seus leads e clientes;
  2. Notificar os clientes sobre ofertas de produtos relevantes ou outras promoções;
  3. Ajustar suas campanhas de remarketing para obter melhores resultados;
  4. Usar a lista para identificar clientes fiéis e enviar recompensas ou descontos;
  5. Enviar conteúdo de acompanhamento personalizado com base na reação das pessoas às mensagens anteriores.

No entanto, conseguir uma lista de alta conversão pode ser muito trabalhoso. Normalmente, isso exige várias instâncias de contato para incentivar os leads a avançar no funil de vendas.

Isso inclui esforços para gerar mensagens para atrair clientes em potencial e campanhas para aumentar seu interesse, culminando no ponto em que eles se envolvem adequadamente e se tornam líderes de marketing qualificados. Mas não é aí que termina.

Como se tudo isso não bastasse para esgotar qualquer profissional de marketing, vale ressaltar que, neste momento, esses leads ainda não fizeram nenhuma compra. Você ainda precisa incentivar uma venda e impressioná-los com um acompanhamento incrível para manter o interesse deles nos seus negócios.

Embora isso não garanta necessariamente uma venda, entender todas as pessoas da sua lista de marketing contribui muito para uma estratégia de sucesso. Leads e clientes realmente apreciam quando os profissionais de marketing os tratam como seres humanos, em vez de meras oportunidades de negócios.

De fato, a maioria dos clientes compartilha que a personalização desempenha um grande papel na jornada do comprador. Portanto, é essencial implementar estratégias que o ajudem a personalizar todas as abordagens.

Conclusão

Um excelente software de relacionamento com o cliente permite segmentar sua lista de contatos da melhor maneira possível. Isso se traduz na sua capacidade de criar formas ilimitadas de impulsionar sua estratégia de marketing usando o CRM.

Essas soluções também fornecem dados confiáveis ​​necessários para avaliar o sucesso de suas estratégias e ver quais oportunidades estão convertendo em vendas.

ebook banner sucesso em vendasPowered by Rock Convert
Rafael Rodrigues

Rafael Rodrigues

Criador de conteúdo na Agência Webtrends

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial