Blog da Ploomes

[GUEST POST] Como utilizar a inteligência artificial na indústria

Já não é mais novidade que a Inteligência Artificial (IA) chegou para ficar e revolucionar o mundo atual.

Por sua vez, a Inteligência Artificial se trata de uma ciência que estuda e desenvolve mecanismos que podem simular habilidades próprias do ser humano, como raciocinar, perceber, solucionar problemas e até mesmo realizar uma série de atividades operacionais.

Pela Inteligência Artificial ser uma das principais responsáveis por solucionar as necessidades das empresas atuais, seja nos processos ou na comunicação, mais empresas têm optado por essa tecnologia, o que fez ela ganhar ainda mais investimentos.

Uma indústria que fabrica produtos como cadeira elevador pode utilizar a inteligência artificial para automatizar as suas máquinas e equipamentos, assim como para tornar a comunicação com os clientes mais simples e instantânea.

Essa é uma das bases fundamentais da Indústria 4.0, processo que vai colaborar para a revolução dos processos empresariais das indústrias.

Quer entender melhor como a Inteligência Artificial pode ser utilizada a favor da sua indústria? Então continue nos acompanhando para saber todos os detalhes! Vamos lá?

1. Supply chain

O supply chain pode ser traduzido como gerenciamento da cadeia de suprimentos. Ele se trata do processo de logística, como o transporte de matérias-primas, armazenamento, estoque e entrega até o cliente.

E o supply chain foi uma das áreas mais impactadas pelo uso da Inteligência Artificial, uma vez que, com essa tecnologia, é possível prever demandas e tomar decisões mais precisas, evitando qualquer tipo de custos desnecessários.

Se sua fábrica produz gôndolas para loja, por exemplo, é possível utilizar a IA para calcular a rotatividade, analisar as melhores rotas, prever novas tendências, entre outras possibilidades.

2. Gestão de colaboradores

Além disso, a Inteligência Artificial também pode ser utilizada para traçar melhores perfis de candidatos por meio da captação de padrões de comportamentos.

O Big Data (grande bancos de dados) é uma das ferramentas da Inteligência Artificial que armazena e gerencia dados e informações, seja nas redes sociais, mecanismos de buscas, aplicativos, entre outros, para que uma empresa possa se desenvolver e traçar as melhores estratégias.

Com um gerenciamento de informações automatizado, é possível analisar padrões e localizar os melhores talentos do mercado!

3. Otimização tecnológica

Outra forma de utilizar a inteligência artificial na indústria é para otimizar o espaço físico. É possível utilizar sistemas e mecanismos como o reconhecimento facial e biometria para a entrada de funcionários, assim como otimizar os leitores de código de barras para facilitar o fluxo de processos internos.

4. Qualificação da mão de obra

Por fim, também é possível fazer com que máquinas e equipamentos sejam automatizados, complementando a participação humana nos processos produtivos.

As máquinas tecnológicas não estão presentes para reduzir os postos de trabalho, mas sim, para auxiliar e tornar os processos e fluxos de trabalhos mais simples e eficazes.

A implantação dessas tecnologias adaptadas à indústria faz com que os profissionais se tornem mais qualificados e consigam realizar outros tipos de atividades complementares na organização, como realizar a manutenção em disjuntores e organizar planilhas essenciais durante o dia, por exemplo.

Agora que você já sabe como é possível utilizar a inteligência artificial na indústria, o que acha de investir nessa tecnologia e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Avatar

Autor Convidado

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial