Blog da Ploomes
Pessoa escrevendo em um escritório

[GUEST POST] Como montar uma estratégia de marketing de conteúdo para gerar mais leads

Os usuários mudaram totalmente o seu comportamento no momento de adquirir um novo item ou serviço. Eles estão muito mais seletivos e se interessam por conteúdos relevantes, que agregam algum valor. 

Por isso é essencial ter uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Dessa forma, você pode se tornar autoridade em seu segmento e conseguir gerar mais leads. 

Neste artigo, você vai descobrir como elaborar uma estratégia de qualidade para que os seus conteúdos sejam mais atrativos. Continue a leitura e saiba por onde começar! 

Aprenda a montar uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo

Primeiramente, é preciso que você saiba quais são as suas metas com a aplicação da estratégia de marketing de conteúdo.

Seus objetivos podem ser os mais variados, como aumentar sua credibilidade, fidelizar os seus clientes ou, quem sabe, gerar mais leads. 

Não importa o que você deseja, é preciso definir uma meta para que você tenha um destino.

Afinal, trabalhar sem um direcionamento pode fazer com que você e sua equipe se percam no caminho, principalmente no marketing de conteúdo. 

Além do mais, quando você sabe o que quer, é possível focar seus esforços no que realmente é necessário. Logo, a taxa de assertividade se torna muito maior. 

Agora que você já sabe por onde deve começar, vamos aprender quais são os próximos passos? 

Saiba quem é a sua persona

Depois de entender quais são os seus objetivos, chegou o momento de saber qual é o PCI (Perfil de Cliente Ideal)  para o seu negócio e a personificação dele, a sua persona.

Diferente do público-alvo, a persona é um estudo muito mais detalhado do que apenas a faixa etária, localização e gênero. Para ela é preciso criar uma espécie de biografia das pessoas que podem vir a se tornarem clientes. 

Você pode começar a definir através de pesquisas realizadas com aqueles que já estão em sua base de clientes ou, então, através do seu histórico de atendimento. 

Por exemplo, um consultório de odontologia pode descobrir quem é a sua persona por meio de um estudo da maior parte das pessoas que atende. 

Vamos supor que 80% dos pacientes são mulheres e procuram a clínica para tratar de assuntos sobre aparelho ortodontico. Este já pode ser um ponto de partida para a definição de sua persona. 

Use dados como idade, localização, hobbies, profissão, causas que defende, círculo social, dentre outras que podem ser determinantes para criar identificação e engajamento. Informação sobre o seu público nunca é demais! 

Afinal, é através destes dados que você irá desenvolver um bom marketing de conteúdo e criar pautas para uma excelente produção e gerar muitos leads. 

Defina os canais de atuação

Os canais de atuação são as plataformas que você escolheu para publicação dos seus conteúdos. 

Dependendo do seu objetivo e da sua persona, existem plataformas mais recomendadas para as estratégias de marketing de conteúdo. Vamos descobrir quais são as principais? 

Blog

Criar conteúdos em seu blog faz com que você consiga abordar determinados assuntos com mais profundidade. Esta é uma das melhores formas de gerar leads através dos mecanismos de busca.

Afinal, se você conseguiu atrair um lead com a produção de um artigo, provavelmente essa pessoa voltará a consumir outros conteúdos. 

Para diferenciar o seu blog dos outros, busque ter uma identidade própria, que converse com o seu logotipo e as cores da empresa. 

E principalmente, seja original, tenha conteúdos únicos  que faça com que as pessoas considerem a sua empresa como referência no assunto. 

Redes Sociais

Inserir as redes sociais em sua estratégia de marketing de conteúdo é essencial para que você consiga atrair um maior número de clientes para o seu negócio.

Afinal, umas das principais funções destas redes de relacionamento é a forte interação e o poder do compartilhamento.

Ressaltando o que abordamos anteriormente, cada rede social tem uma funcionalidade. Algumas são mais visuais e pedem por ênfases em artes e vídeos, enquanto isso, outras possuem maior teor corporativo. 

E a sua estratégia de marketing de conteúdo precisa se adaptar para cada uma delas, não se esqueça. Estude quais que fazem mais o estilo da sua persona e comece a selecionar quais serão as suas favoritas.

Aproveite-as para divulgar aquilo que você publica no blog. 

Powered by Rock Convert

Por exemplo, imagine que você criou um artigo sobre o avanço da tecnologia e a impressão 3D em procedimentos odontológicos como os implantes dentários. Uma ótima estratégia seria criar um post em sua rede social divulgando o seu artigo. 

Dessa forma, você pode ter uma conversão muito mais proveitosa. 

Estude o Funil de Vendas

Saber como funciona o funil de vendas é extremamente importante para um bom funcionamento da sua estratégia de marketing de conteúdo. 

Afinal, o funil contém várias etapas e cada uma requer uma linguagem e um direcionamento diferente. Pensando nisso, vamos te explicar um pouco mais sobre cada uma das etapas do funil de vendas. 

Confira: 

Topo do Funil: 

Na primeira fase do funil, o marketing de conteúdo precisa despertar a sensação de necessidade. Evite mencionar os serviços e produtos recomendados para consumo, afinal, se a pessoa nem se convenceu que tem o problema, dificilmente ele estará em busca da solução. 

Meio de Funil: 

Nesta etapa, o consumidor já reconheceu que tem algo a ser resolvido e está em busca da melhor maneira para solucionar. Aqui são bem vindos os conteúdos que demonstrem as possibilidades para resolver aquele problema.

Imagine que você tem uma loja de itens para consultórios odontológicos, para atrair leads do meio do funil é possível criar textos com “Dicas para tornar a sua clínica mais atrativa” e dentro desse artigo inserir os seus produtos como a sugestão de melhoria, como itens necessários para fazer clareamento a laser, por exemplo. 

Fundo de funil:

Por fim, o fundo do funil visa contribuir para que o usuário escolha a sua empresa para solucionar o problema de sua persona.

Neste momento ele já sabe qual é o seu problema e também já tem noção de qual é a melhor solução.

Aqui é chegada a hora de investir em um marketing de conteúdo mais direto e que fale exatamente sobre o que o seu lead precisa. 

Vamos exemplificar?

Da mesma maneira que um paciente não busca por restauracao de dente quanto custaquando quer fazer uma simples limpeza dental, o seu consumidor não estará em busca de outras possibilidades quando já está decidido do que quer adquirir. 

Mostre as vantagens do que você produz/disponibiliza e convença-o a fazer negócio com você. 

Mas cuidado, não seja invasivo e arrogante. Promessas como “o melhor produto do mundo” ou “você não pode viver sem”, ao invés de atrair mais leads, podem afastá-los pelo receio de ser uma propaganda enganosa. 

Crie boas pautas

A pauta é um dos tópicos mais importantes de toda a estratégia, afinal, é ela quem dá o direcionamento de como realizar o conteúdo. 

Invista em uma pauta que converse com todos os passos anteriores. Afinal, não tem como criar um conteúdo sem objetivo, sem uma persona e sem saber qual etapa do funil ela está, não é mesmo?

Informações como o tema, referências, direcionamento e linguagem a ser usada são essenciais em toda pauta. Afinal, o redator precisa ter uma boa base para criar um bom texto. 

Utilize as técnicas de SEO

SEO significa Search Engine Optimization, que na tradução livre fica como Otimização para Mecanismos de Busca. 

Esse conjunto de técnicas serve justamente para melhorar o seu posicionamento nos resultados de pesquisa e podem garantir um maior número de leads.

Afinal, quanto melhor a sua posição, mais bem estruturado é o seu marketing de conteúdo.

Para utilizar é preciso se atentar a alguns detalhes, como o uso de palavras-chave de forma inteligente, sem excessos e também o cuidado com as URLs. 

Para muitos, esses são meros detalhes que ninguém repara, mas é aí que muitos se enganam. 

Além de muitas pessoas levarem em conta esses tópicos na hora de clicar ou não em um texto, os algoritmos dos mecanismos de busca utilizam justamente essas práticas para avaliar se tal conteúdo é bom ou não. 

Comece a alavancar os seus resultados

Durante todo este artigo te mostramos os principais tópicos que você deve levar em conta ao estruturar uma estratégia de marketing de conteúdo. 

Agora você pode montar a sua própria estratégia de acordo com o seu público e gerar mais leads. Coloque em prática e pouco a pouco você verá os resultados surgindo. 

Conteúdo produzido Mayara Santos, redatora na empresa Clínica Ideal

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial