Blog da Ploomes
duas pessoas apertando as mãos

[GUEST POST] Como fidelizar clientes com um pós venda eficiente

Você sabia que o pós-venda é tão importante – e pode até mesmo gerar mais resultados – do que estratégias de pré-venda?

Isso mesmo! apesar das estratégias de pré-venda serem essenciais, a tendência é que o pós-venda seja ainda mais requisitado para aumentar o número de vendas e fazerem as empresas se destacarem.

Para você ter uma ideia, segundo um estudo realizado pela Harvard Business Review, captar um novo cliente é entre 5 e 25 vezes mais caro do que reter alguém que já comprou.

Ou seja, vamos concordar: é muito mais fácil trabalharmos com clientes que já compraram seus produtos, do que apostar em pessoas que ainda não o conhecem.

Imagine, por exemplo, que você preste serviços de descarte de eletrônicos: uma estratégia pós-venda bem elaborada pode fidelizar seus clientes, além de ser uma alternativa muito mais barata para garantir futuras vendas e garantir a sua credibilidade.

Ficou interessado e deseja saber como desenvolver uma boa estratégia de pós-venda? Então chegou ao local certo.

Nas próximas linhas, vamos te explicar sobre todos os detalhes do assunto. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

Por que se dedicar ao pós-venda?

A resposta para essa pergunta é bem simples, o consumidor que ainda não conhece nada sobre a sua empresa vai exigir um esforço muito maior para ser conquistado e também será necessário alguns investimento em campanhas e propagandas.

Enquanto isso, o cliente atual, já conhece as proposta, os valores e os produtos que seu negócio oferece, assim sendo mais fácil mantê-lo por perto. 

Isso sem contar que um cliente fidelizado e satisfeito com as soluções que a sua empresa apresenta pode ajudar a atrair novos clientes ao indicar sua marca por onde passar.

Uma outra vantagem do pós-venda, bastante proveitosa para o seu negócio, é a possibilidade de obter constantes feedbacks dos clientes.

Se o seu negócio está com dificuldades, mas você não consegue identificar o problema, ouvir o seu público é uma excelente alternativa. Isso certamente vai ajudar a empresa a melhorar a qualidade dos produtos e serviços.

Abaixo vamos apresentar algumas dicas bem importantes que certamente farão diferença nas estratégias de fidelização.

Demonstre interesse nos consumidores

Antes de mais nada, para que seja possível fidelizar seus clientes com um pós-venda eficiente, é essencial que a empresa demonstre interesse em seus clientes.

Pense rápido: você sabe quais os desejos do seu público? E suas dores, necessidades e comportamento?

Se você deseja aumentar a sua carteira de clientes, escutar sempre o que seus clientes têm a dizer é crucial.

Se você atua com tratamento de água industrial, por exemplo, é possível executar campanhas como pesquisas de satisfação, segmentar ações de e-mail marketing ou até mesmo solicitar um feedback em troca de promoções ou descontos, entre outras possibilidades.

Esteja sempre disponível

Estar sempre disponível é, sem dúvidas, uma das melhores maneiras de promover seu pós-venda, isso sem falar no atendimento otimizado.

Afinal de contas, é por meio do atendimento que um cliente consegue resolver seus problemas e ter uma experiência positiva.

Sendo assim, há alguns métodos interessantes que você pode usar para estar sempre disponível. 

Não estamos falando em contratar agentes de comunicação, mas sim, existem soluções como os Chatbots, por exemplo! 

A partir do uso de chatbots, seus clientes podem solucionar as suas dúvidas, fazer reclamações e elogios a qualquer momento e de qualquer lugar.

O importante é nunca estar ocupado demais para atender as necessidades do cliente. É com você que ele conta para resolver os problemas dele de maneira rápida e eficiente.

Tenha ética

Ser ético, honrar compromissos e atender seriamente os clientes ainda é um diferencial. Por isso, não minta para seus consumidores, não apresente ideias que não serão cumpridas e os encha de informações irrelevantes. 

Quando você respeita os limites e tem ética, as pessoas reconhecem você e o seu negócio pelo seu carácter.

Crie parcerias com outras empresas

Com esse tipo de estratégia, você sempre poderá oferecer para sua base de clientes novas oportunidades de adquirir produtos e serviços que estejam relacionados com seu negócio.

Com um clube de vantagens, por exemplo, as pessoas vão querer continuar comprando de você não apenas por costume, mas porque você é bom e fazer negócios com você tem diversos benefícios.

Além disso, busque agradar seus clientes com descontos ou ofertas especiais em serviços que sejam de seu interesse. 

Invista em realizar follow up

Basicamente, o follow up se trata do processo de cuidar e monitorar o relacionamento com os seus clientes, além de sempre se manter por perto.

Pós-vendas não é sobre entrar em contato com ele apenas uma vez, se mantenha por perto, apareça sempre que possível, não faça ligações apenas com objetivo de vender.

Se você tem uma distribuidora de motor elétrico usado, por exemplo, para realizar estratégias de follow up, você pode perguntar ao cliente como ele está, se está precisando de alguma coisa e como seu negócio pode ajudá-lo. 

Lembre-se de também fazer scripts de vendas e sempre monitorar os seus resultados.

Ofereça novos produtos e ofertas

No processo de compra inicial, pergunte aos seus clientes sobre o que eles têm interesse. Pode ser sobre outros serviços que sua empresa oferece ou até mesmo produtos de outras empresas.

Segmente seu público por fatores como preferências, desejos e necessidades. Assim, você poderá ajudá-lo enviando novas informações e novas ideias sempre que possível.

Exemplo: sua empresa acaba de lançar um novo produto ou serviço diferenciado. Em vez de ficar ligando ou mandando e-mails para todo mundo, procure no histórico de vendas quais clientes têm a real necessidade dessas melhorias.

Agora que você já sabe como é possível fazer uma estratégia de pós-venda eficiente, o que acha de seguir essas dicas e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial