Como usar o CRM? A ferramenta perfeita para gestão de relacionamento com os clientes

Entenda o que é e como usar o CRM na sua empresa e promova melhorias significativas na gestão de relacionamento com os clientes.
Henrique
02/09/2021 | 4 min
como usar o crm

Acompanhar de perto cada cliente, personalizar o atendimento e oferecer soluções que se encaixam perfeitamente às necessidades e expectativas dos seus compradores são tarefas indispensáveis para reter e fidelizar seus clientes.

Tudo isso e muito é possível com a implementação de um sistema de CRM. Essa ferramenta é ideal para você operacionalizar suas ações voltadas ao relacionamento com os clientes.

Neste artigo, você vai descobrir o que é CRM e para que serve. Além disso, vamos mostrar também qual a melhor forma de usar o CRM na organização para melhorar a gestão do relacionamento com os clientes, com alguns exemplos práticos:

  1. Oferecer um atendimento de qualidade;
  2. Fazer análises de desempenho mais completas;
  3. Definir estratégias de negócio;
  4. Garantir o Sucesso do Cliente.

Leia também: Aumento da produtividade em vendas: como o CRM proporciona maior visibilidade do negócio?

O que é CRM e como usar o CRM?

CRM significa Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Trata-se de um tipo de software especializado que permite aplicar de maneira mais eficaz as estratégias de gestão do relacionamento com os clientes da empresa.

Uma plataforma de CRM automatiza uma série de tarefas manuais, permitindo organizar melhor os processos e colocar o cliente no centro do negócio.

A principal forma de como usar o CRM é por meio da centralização de dados informações sobre os clientes e sobre o processo de vendas.

Tudo isso fica acessível em uma única plataforma, facilitando a consulta não só do time de vendas, mas também das equipes de marketing e atendimento.

O sistema de CRM é utilizado também para registrar as interações entre os clientes e a empresa. Esse histórico acaba servindo para definir estratégias de comunicação mais eficientes.

Há como usar o CRM para identificar desafios e necessidades de clientes e potenciais clientes. A partir disso, constrói-se uma relação mais próxima e menos genérica.

Entenda ainda melhor o que é um CRM e como usar em vendas, assistindo a este vídeo:

Leia mais: Entenda o que é CRM, para que serve e confira seus 5 principais benefícios

Como funciona um sistema de CRM?

Um sistema de CRM funciona como um grande aliado para a sua empresa. Com esse tipo de solução tecnológica, é possível coletar, armazenar e analisar dados importantes e de extrema relevância sobre a sua de clientes, permitindo uma gestão de relacionamento mais qualificada.

Com o CRM, você consegue acompanhar a evolução das suas oportunidades de negócio no funil de vendas, registrar o histórico de interações e compras, segmentar os clientes e automatizar ações de marketing personalizado.

Você sabe como fazer a gestão de um funil de vendas? Então, não deixe de conferir este webinar gratuito: 

Veja mais: 5 Formas de Melhorar sua Taxa de Conversão no Funil de Vendas

Como podemos utilizar a ferramenta CRM na gestão com os clientes?

Agora que você já sabe o que é CRM e para que serve, é hora de conferir algumas opções de como você pode implementar essa ferramenta na sua empresa.

Continue a leitura e saiba qual a melhor forma de usar o CRM na organização.

1 – Oferecer um atendimento de qualidade

O software de CRM pode ser utilizado para oferecer um atendimento de qualidade e encantador para os seus clientes.

Essa ferramenta garante maior agilidade na hora de solucionar as demandas dos clientes. Isso porque o time de atendimento tem acesso a informações estratégicas de cada cliente, o que permite uma abordagem mais personalizada.

Dessa forma, o cliente fica mais satisfeito e inclinado à fidelização.

Além disso, é possível acompanhar o relacionamento com o cliente de uma forma contínua, entendo como cada ação trouxe mais satisfação para ele e o que precisa ser evitado.

2 – Fazer análises de desempenho mais completas

Outra maneira de como usar o CRM se refere às análises de desempenho dos seus times de vendas, marketing e atendimento.

Pela plataforma, você consegue acompanhar métricas individuais e coletivas. O CRM te dá acesso a relatório completos sobre a performance dos colaboradores.

Assim, você consegue identificar oportunidades de melhoria e implementar as mudanças necessárias para potencializar os resultados.

  • Por exemplo: se você percebe que seu time tem conseguido captar diversos leads, mas está fraco no fechamento das vendas para eles, você pode definir uma estratégia de treinamento e capacitação em técnicas de fechamento de negócios.

3 – Definir estratégias de negócio

O sistema de CRM te ajuda a entender melhor o comportamento dos seus leads e clientes durante todo o tempo em que eles se relacionam com a sua empresa.

Por meio de detalhes valiosos, é possível utilizar essa ferramenta para definir estratégias de negócio mais realistas e eficazes para os setores de vendas, marketing e atendimento.

Este vídeo mostra, na prática, como usar uma das mais tradicionais funcionalidades do CRM, o histórico de clientes, para criar estratégias vencedoras:

4 – Garantir o Sucesso do Cliente

O Customer Success, ou Sucesso do Cliente, é um aspecto-chave das estratégias de relacionamento.

Com o CRM, é possível garantir que o cliente seja bem sucedido ao utilizar as soluções da sua empresa, extraindo o máximo potencial delas o mais rapidamente possível.

Entenda mais sobre o conceito de Sucesso do Cliente lendo este post de nosso blog: Sucesso do cliente: o que é e como aplicar na prática ?

E então, ficou claro como usar o CRM na empresa?

Invista nesse software especializado e melhore significativamente a sua gestão de relacionamento com os clientes.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.