Conheça os 4 tipos de CRM e saiba qual escolher para sua empresa

Os tipos de CRM são: CRM Operacional; CRM Analítico; CRM Colaborativo; CRM Estratégico. Saiba como implementar e conheça o melhor CRM.
Tayrane
12/06/2023 | 9 min
tipos de CRM

Qual a importância de conhecer os tipos de CRM, avaliando os melhores sistemas e o que eles podem fazer para seu negócio? Confira. 

O foco das suas estratégias de negócio está mais voltado para seus produtos e serviços ou para as experiências, o sucesso e o relacionamento com os seus clientes?

Se a sua resposta foi a primeira alternativa, saiba que a sua empresa pode estar ficando para trás em competitividade.

Uma cultura centrada no cliente, em que se busca atender as necessidades deles, solucionar suas dores e entregar valor, pode fazer o seu modelo de negócio se destacar da concorrência e conquistar a preferência do seu público-alvo.

Nesse sentido, uma ferramenta robusta pode ser uma grande aliada. Inclusive, segundo estudos, o software de CRM teve o maior impacto nas taxas de retenção e de satisfação do cliente.

Por isso, é essencial conhecer os principais tipos de sistema CRM, para então desenvolver o planejamento estratégico mais apropriado para a companhia. 

Afinal, as ferramentas de CRM são fundamentais para estruturar o funil de vendas e, a partir disso, personalizar a comunicação com o seu público. 

Neste conteúdo, além de responder questões centrais sobre o que é o sistema CRM e a sua importância para as equipes comerciais, você também confere algumas das principais estratégias:

  1. Fortalecimento do relacionamento com o cliente;
  2. Desenvolvimento de um processo comercial mais ágil;
  3. Segmentação dos clientes;
  4. Foco na excelência do atendimento.

E, é claro, as etapas fundamentais para a implementação do CRM em sua empresa.

Quer saber qual o melhor CRM de vendas e como a escolha entre os diferentes tipos pode trazer vantagens competitivas para sua organização? Então, continue a leitura!

O que é CRM?

CRM é um conjunto de estratégias de negócio focadas no cliente. A sigla significa Customer Relationship Management que, em portugês, significa Gestão do Relacionamento com o Cliente.

A implementação dessas estratégias visam promover um melhor relacionamento entre a empresa e seus clientes, buscando satisfazê-los e fidelizá-los. E isso pode ser feito com a ajuda de um software de CRM especializado.

Afinal, essa solução tecnológica possibilita conhecer os clientes, organizar as oportunidades de negócio, personalizar interações e oferecer uma experiência positiva e encantadora.

Assim, já dá para entender um pouco mais sobre a importância de investir em um dos melhores CRMs do mercado para promover a produtividade da equipe e, consequentemente, o sucesso do cliente.

Agora, iremos conhecer os principais tipos de CRM e como escolher o ideal para as necessidades da sua empresa. Confira.

Quais os tipos de CRM?

Basicamente, existem basicamente quatro tipos de CRM:

Tipos de CRM

Veremos agora as particularidades de cada um.

1. CRM Analítico

O CRM Analítico tem como abordagem o foco na análise de dados dos clientes coletados pela plataforma. 

Por meio de relatórios gerados automaticamente, é possível fazer análises sobre o perfil dos clientes e segmentá-los de acordo com critérios e características específicas.

Com um CRM analítico você consegue entender com mais detalhes os dados que coleta. Veja como isso é importante para as vendas assistindo a este vídeo:

2. CRM Colaborativo

Podemos definir o que é o CRM Colaborativo como uma abordagem mais voltada ao trabalho em equipe e à integração entre diferentes times e departamentos da empresa.

O objetivo do CRM Colaborativo é permitir que as informações circulem com mais fluidez nos diferentes pontos de contato entre o cliente e a empresa. Assim como entre as diferentes áreas de gestão do negócio, otimizando a comunicação organizacional.

3. CRM Operacional

O CRM Operacional é utilizado nas operações rotineiras dos times de atendimento, suporte técnico, marketing e força de vendas.

Um dos exemplos do CRM Operacional na prática pode ser observado quando a ferramenta é utilizada para gerenciar follow-ups, agendar reuniões e definir as melhores rotas para visitar os clientes.

4. CRM Estratégico

O CRM Estratégico mira mais os resultados de médio e longo prazo. Busca-se somar os três tipos de CRM anteriores e obter uma visão holística e macro das oportunidades de negócio.

Assim, ao usar os dados analisados de forma colaborativa, tanto a operação quanto o planejamento estratégico do negócio se tornam muito mais efetivos.

Como escolher o melhor CRM?

O melhor tipo de CRM de vendas é aquele que atende às necessidades atuais do negócio. Nisso, deve-se considerar o porte da corporação, o tipo de segmento, a complexidade das vendas e as funções que são essenciais para seu processo comercial.

Além disso, vale lembrar que apesar de diferenciar os quatro tipos de CRM do mercado, é possível encontrar softwares que trabalham com eles de forma integrada, aproveitando os principais benefícios de cada um.

Essas são algumas perguntas que podem te ajudar a encontrar essa resposta:

  • Como está a “experiência do cliente” com a sua marca? Esse processo tem sido eficiente ou está deixando a desejar?
  • Você tem perdido clientes ou negócios por conta dos problemas apresentados em seus serviços ou produtos?  
  • Sua equipe viaja constantemente ou trabalham em conjunto mesmo quando não estão no mesmo ambiente?
  • Como está o processo de negociação? Existe um controle sobre ele ou as informações estão espalhadas? 
  • Os processos são padronizados? Ou seja, todos os vendedores conhecem as próximas etapas que devem seguir?
  • Na sua organização é possível encontrar os dados dos clientes de forma rápida e intuitiva? 
  • No seu negócio é comum o uso de muitas ferramentas? Elas estão conectadas em apenas um banco de dados? 
  • Para finalizar: como está o crescimento da sua empresa? 

Além disso, vale pensar em algumas questões que você considera fundamental para sua companhia. Por exemplo, a possibilidade de automação de propostas, contratos e orçamentos, ou, então, a integração com ERP.

Leia para saber mais: CRM de vendas: o que é e quais os melhores do mercado

Esses conteúdos também podem te ajudar a definir qual é o melhor CRM para sua organização:

Quais são as estratégias básicas CRM? Conheça 4

Existem quatro estratégias básicas de CRM para usar na sua empresa. Confira, em detalhes, mais sobre cada uma.

1. Fortalecimento do relacionamento com o cliente 

Essa estratégia de CRM busca fortalecer o relacionamento entre a empresa e seus clientes por meio de práticas que os aproximem. A personalização das interações e o pós-vendas com foco no sucesso no cliente são alguns exemplos.

Mas como saber se você está conseguindo fortalecer o relacionamento com os clientes?

Confira um conteúdo completo que te ajudará a medir o desempenho da equipe comercial com as principais métricas utilizadas pelo mercado. Assim, é possível melhorar a principal área responsável pelo crescimento sustentável do seu negócio.

2. Desenvolvimento de um processo comercial mais ágil

O CRM pode ser usado para identificar e corrigir gargalos no processo comercial, otimizando o fluxo de trabalho e tornando esse processo mais ágil.

Inclusive, uma das principais vantagens do uso dos diferentes tipos de CRM nas empresas é o aumento da produtividade da equipe comercial.

Isso acontece por uma série de razões:

  • a ferramenta permite que todas as interações com clientes sejam monitoradas e devidamente analisadas, assim como as demais informações geradas no processo de venda;
  • os colaboradores têm acesso facilitado a todos dados sobre a operação e sobre os consumidores;
  • com a padronização dos processos internos, os vendedores conseguem otimizar o seu tempo e podem visualizar as próximas etapas com mais objetividade;
  • há uma maior clareza do que está sendo feito em cada projeto, negociação e momento da jornada em que o cliente se encontra;
  • os gestores podem organizar melhor a operação e garantir que o trabalho dos vendedores seja mais fluido.

Ou seja, já que o sistema de CRM proporciona maior organização e visibilidade sobre as negociações, contribui diretamente para o aumento da produtividade nas vendas.

Este vídeo traz dicas práticas de como fazer isso:

3. Segmentação dos clientes

A ideia da segmentação de clientes no CRM é separá-los em grupos de acordo com critérios pré-estabelecidos e estratégicos. Por exemplo, de acordo com a localização geográfica, preferências, histórico de compra, entre outros. 

Isso é fundamental para que o relacionamento com os consumidores comece de forma mais espontânea e se desenvolva de maneira orgânica, tornando-se duradouro e saudável. 

Afinal, com a classificação dos clientes é possível personalizar não apenas o discurso de acordo com os desejos e necessidades dos clientes, mas também a maneira de abordar a cada um. 

Assim, você consegue criar ofertas customizadas e aumentar as chances de conversão.

4. Foco na excelência do atendimento

O atendimento é um dos aspectos-chave para a gestão de relacionamento. Uma pesquisa mostrou que 33,3% dos clientes desistem da marca após a primeira experiência ruim. 

Ou seja, privilegiar uma comunicação positiva, atendendo às necessidades dos consumidores é uma das principais maneiras de evitar que eles optem pela concorrência.

Uma estratégia com foco em garantir a excelência do atendimento ao cliente pode ser implementada com a ajuda do CRM.

Quais são as 4 etapas do CRM?

A implementação do CRM se dá a partir de quatro etapas:

  • Etapa 1: mapeamento de processos e dados realmente relevantes para aprimorar o relacionamento com os clientes;
  • Etapa 2: padronização dos procedimentos, fluxos de trabalho e a comunicação interna de modo a garantir o alinhamento entre as equipes de marketing, vendas e atendimento;
  • Etapa 3: centralização todos os dados relevantes para tornar os processos mais ágeis;
  • Etapa 4: oferecimento de treinamentos para que os colaboradores aprendam as funcionalidades da plataforma de CRM e aproveitem todo o potencial dela.

Conclusão

E então, ficou claro quais são os tipos de CRM, as etapas e estratégias? Mais do que isso, qual o melhor CRM de vendas e como definir isso de acordo com a necessidade do seu negócio?

Invista em uma plataforma de CRM para a sua empresa e coloque o relacionamento com os clientes no centro das suas estratégias de negócio.

ploomes

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.