Blog da Ploomes
tipos de CRM

Conheça os 4 tipos de CRM, 4 estratégias básicas de CRM e 4 etapas fundamentais para implementação

O foco das suas estratégias de negócio está mais voltado para seus produtos e serviços ou para a experiências, sucesso e relacionamento com os seus clientes?

Se a sua resposta foi a primeira alternativa, saiba que a sua empresa pode estar ficando para trás em competitividade.

Uma cultura centrada no cliente, em que se busca atender as necessidades deles, solucionar suas dores e entregar valor, pode fazer o seu modelo de negócio se destacar da concorrência e conquistar a preferência do seu público-alvo.

Nesse sentido, uma ferramenta robusta de CRM pode ser uma grande aliada.

Continue a leitura deste conteúdo para descobrir o que é CRM e quais são os tipos de CRM:

  1. CRM Operacional;
  2. CRM Analítico;
  3. CRM Colaborativo;
  4. CRM Estratégico.

Além disso, você confere também nas próximas linhas algumas estratégias de CRM:

  1. Fortalecimento do relacionamento com o cliente;
  2. Desenvolvimento de um processo comercial mais ágil;
  3. Segmentação dos clientes;
  4. Foco na excelência do atendimento.

E as etapas fundamentais para a implementação do CRM em sua empresa.

Leia também: Aumento da produtividade em vendas: como o CRM proporciona maior visibilidade do negócio?

O que é CRM e quais os tipos de CRM?

CRM é um conjunto de estratégias de negócio focadas no cliente. A sigla significa Customer Relationship Management – em portugês, Gestão do Relacionamento com o Cliente.

A implementação dessas estratégias que visam promover um melhor relacionamento entre a empresa e seus clientes, buscando satisfazê-los e fidelizá-los, pode ser feita com a ajuda de um software de CRM especializado.

Essa solução tecnológica possibilita conhecer melhor os clientes, organizar as oportunidades de negócio, personalizar interações e oferecer uma experiência positiva e encantadora.

Leia mais: Entenda o que é CRM, para que serve e confira seus 5 principais benefícios 

Tipos de CRM

Existem basicamente 4 tipos de CRM:

1 – CRM Operacional

O CRM Operacional é utilizado nas operações rotineiras dos times de atendimento, suporte técnico, marketing e força de vendas.

Um dos exemplos do CRM Operacional na prática pode ser observado quando a ferramenta é utilizada para gerenciar follow-ups, agendar reuniões e definir as melhores rotas para visitar os clientes.

2 – CRM Analítico

Essa abordagem tem como foco a análise de dados dos clientes coletados pela plataforma de CRM. Por meio de relatórios gerados automaticamente, é possível fazer análises sobre o perfil dos clientes e segmentá-los de acordo com critérios e características específicas.

Com um CRM analítico você entende melhor os dados que coleta, veja como isso é importante para vendas assistindo a este vídeo:

3 – CRM Colaborativo

Podemos definir o que é o CRM Colaborativo como uma abordagem mais voltada ao trabalho em equipe e a integração entre diferentes times e departamentos da empresa.

O objetivo do CRM Colaborativo é permitir que as informações circulem com mais fluidez nos diferentes pontos de contato entre o cliente e a empresa, assim como entre as diferentes áreas de gestão do negócio, melhorando a comunicação organizacional.

4 – CRM Estratégico

O CRM Estratégico mira mais os resultados de médio e longo prazo. Busca-se somar os três tipos de CRM anteriores e obter uma visão holística e macro das oportunidades de negócio.

Assim, ao usar os dados analisados de forma colaborativa, tanto a operação quanto o planejamento estratégico do negócio se tornam muito mais efetivos.

Quais são as 4 estratégias básicas CRM?

Existem 4 estratégias básicas de CRM para usar na sua empresa. São elas:

1 – Fortalecimento do relacionamento com o cliente 

Essa estratégia de CRM busca fortalecer o relacionamento entre a empresa e seus clientes por meio de práticas que os aproximem. A personalização das interações e o pós-vendas com foco no sucesso no cliente são alguns exemplos.

Mas como saber se você está conseguindo fortalecer o relacionamento com os clientes?

Baixe este infográfico gratuito e saiba como medir isso: Os Principais Indicadores de Relacionamento com o Cliente 

2 – Desenvolvimento de um processo comercial mais ágil

O CRM pode ser usado para identificar e corrigir gargalos no processo comercial, otimizando o fluxo de trabalho e tornando esse processo mais ágil.

Este vídeo traz dicas práticas de como fazer isso: 

3 – Segmentação dos clientes

O CRM possibilita segmentar seus clientes de acordo com preferências e histórico de compras, por exemplo. Assim, você consegue criar ofertas personalizadas e aumentar as chances de conversão.

4 – Foco na excelência do atendimento

O atendimento é um dos aspectos-chave para a gestão de relacionamento. Uma estratégia com foco em garantir a excelência do atendimento ao cliente pode ser implementada com a ajuda do CRM.

Leia mais: O que a Indústria 4.0 tem a nos dizer sobre o atendimento ao cliente

Quais são as 4 etapas do CRM?

A implementação do CRM se dá a partir de 4 etapas:

  • Etapa 1 – Mapeamento de processos e dados realmente relevantes para aprimorar o relacionamento com os clientes
  • Etapa 2 – Padronize os procedimentos, fluxos de trabalho e a comunicação interna de modo a garantir o alinhamento entre as equipes de marketing, vendas e atendimento
  • Etapa 3 – Centralize todos os dados relevantes para tornar os processos mais ágeis
  • Etapa 4 – Ofereça treinamentos para que os colaboradores aprendam as funcionalidades da plataforma de CRM e aproveitem todo o potencial dela.

Se você quer mais dicas de como implantar CRM em sua empresa, este vídeo pode te ajudar:

E então, ficou claro quais são os tipos de CRM, as etapas e estratégias? Invista em uma plataforma de CRM para a sua empresa e coloque o relacionamento com os clientes no centro das suas estratégias de negócio.

Com achegada da quarta revolução industrial a automação de processos se tornou ainda mais relevante. Entenda isso melhor e como essa realidade afeta as áreas de marketing e vendas baixando nosso e-book gratuito: [EBOOK] O Papel do CRM na Indústria 4.0

Blog da Ploomes

Blog da Ploomes

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial