Existem pessoas que são excelentes na arte de vender. Possuem um grande poder de convencimento, conhecem bem o cliente e o produto ou serviço que entregam, sabem como fazer a melhor abordagem e são grandes talentos para empresas.
Possuem um grande poder de convencimento, conhecem bem o cliente e o produto ou serviço que entregam, sabem como fazer a melhor abordagem e são grandes talentos para empresas.
A remuneração em vendas vem crescendo a cada dia devido à importância desse profissional para os negócios.
E, ao contrário do que alguns podem pensar, os vendedores não trabalham apenas na linha de frente. Eles podem se tornar grandes executivos dentro da empresa, trabalhando em setores de venda que não necessariamente estejam em contato direto com os clientes.
São muitos os cargos e alguns deles podem render remunerações satisfatórias. Nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, alguns profissionais de vendas chegam a ganhar mais que donos de empresas.
Veja abaixo quais são os cargos, aqui no Brasil, que proporcionam uma maior remuneração em vendas e como as empresas realizam esses pagamentos de acordo com o porte de cada uma.
Diretor comercial
Esse profissional é o responsável por estabelecer a estratégia comercial da empresa. Ele realiza o alinhamento da equipe com as metas e os objetivos traçados, além de supervisionar as vendas, determinar as condições para realizá-las, entre outros aspectos.
Uma empresa de pequeno e médio porte pode chegar a pagar uma remuneração de cerca de 40 mil reais para esse funcionário de vendas. Já uma de grande porte tem como remuneração mínima 22 mil e máxima de 50 mil em média.
Key account manager
Também conhecido como Gerente de Contas, o Key Account Manager trabalha gerenciando os principais clientes da empresa. É uma grande responsabilidade, o que também gera uma melhor remuneração. Ele deve estar em contato constante com esses clientes e administrar os processos internos e externos da empresa.
Para empresas de pequeno e médio porte, o salário está entre 10.500 e 17 mil reais. Já para as grandes corporações, a remuneração máxima sobe para 20 mil reais.
Supervisor de vendas
O supervisor não é apenas o responsável pelas vendas, mas também por todos os funcionários e processos que acontecem naquele setor. Algumas de suas funções são: planejar as vendas, acompanhar todo o trabalho feito pela equipe, motivar os membros do setor, promover treinamentos e capacitações, entre outras atividades que possam melhorar o fluxo de trabalho.
Empresas de pequeno e médio porte costumam pagar cerca de 6.500 a 8.500 reais para esse tipo de profissional. Já as empresas de grande porte, a remuneração pode chegar a 12 mil reais mensais.
Gerente nacional de vendas
Esse cargo também demanda muitas funções e responsabilidades, como auxiliar outros setores a desenvolver novos serviços e produtos, tomar decisões relacionadas a preços e promoções, fazer orçamentos, ajudar no momento da definição de estratégia de vendas, montar um plano de incentivos para os vendedores, entre outras.
A remuneração desse cargo pode chegar, em média, a 27 mil reais em pequenas e médias empresas e a 30 mil reais para as maiores.
Novas habilidades para o mercado de trabalho
Há sim boas remunerações para os profissionais que trabalham com vendas, mas também há uma exigência do mercado de uma maior especialização. Um bom vendedor é aquele que, além de aumentar as vendas da empresa, consegue utilizar diversas tecnologias do mercado para promover melhorias e está sempre atualizado sobre as novas formas de compras do consumidor.
É um profissional que está sempre se reciclando e se reinventando para oferecer o melhor serviço dentro do setor de trabalho.
Assim, para garantir uma boa remuneração em vendas, é necessário ter conhecimento sobre as novidades do mercado. Conheça agora as principais tendências em vendas para 2018!