Sistema de vendas: o que é? E como encontrar o melhor?

Você sabe como um sistema de vendas pode ajudar a sua empresa? Neste artigo você verá como uma plataforma comercial ajuda a organizar sua rotina, mantém a eficiência […]
08/10/2021 | 9 min
O que é um sistema de vendas

Você sabe como um sistema de vendas pode ajudar a sua empresa?

Neste artigo você verá como uma plataforma comercial ajuda a organizar sua rotina, mantém a eficiência do time comercial e ainda facilita o trabalho dos vendedores.

Além disso, daremos algumas dicas do que buscar em cada solução para que a ferramenta seja a melhor opção para seu negócio! Ficou interessado? Então acompanhe abaixo.

Quer ter mais controle sobre seu funil de vendas? Então veja também o kit de gestão de funil B2B

Afinal, o que é um sistema de vendas?

Um sistema de vendas é uma ferramenta que auxilia as equipes comerciais em suas ações e otimiza as tomadas de decisões. 

Ou seja, o sistema de venda é uma plataforma que contribui para a organização e controle dos processos, colaborando para o melhor funcionamento da área comercial e aumento das vendas.

Esses resultados podem ser obtidos através das principais funcionalidades desses sistemas, como:

  • registros de histórico para a organização de informações essenciais para a negociação;
  • agendamento de tarefas para follow-ups e acompanhamento do funil de vendas;
  • automações dos mais diversos tipos para eliminar retrabalho.

Funcionalidades como essas são essenciais inclusive para quem busca um sistema de vendas B2B. Neste caso, a diferença estaria nos processos mais robustos que a ferramenta precisaria comportar para atender bem a este nicho de mercado.

Por que contratar um sistema de vendas?

O que é um sistema de vendas
Por que contratar um sistema de vendas?

É importante destacar que ao contar com um sistema de vendas, sua empresa garante a centralização de dados dos clientes e oportunidades em um só lugar

Isso é fundamental, porque contribui para uma estratégia focada no melhor atendimento desses compradores, algo fundamental para quem deseja se destacar no mercado. 

A utilização da ferramenta também garante maior organização interna e uma boa comunicação dentro da organização. Dessa forma, você otimiza tempo na execução de tarefas, além de permitir que todos os prazos sejam checados por todos os colaboradores e gestores.

De acordo com uma pesquisa, os profissionais de vendas gastam apenas 34% do tempo vendendo, ou seja, contar com um sistema que permita a otimização de tarefas, é fundamental para aumentar a produtividade de uma equipe.

Agora, já entendemos o que é e também a importância de contar com um sistema de vendas no dia a dia de uma operação comercial. Então, qual sistema de vendas escolher? Qual se encaixa melhor no seu modelo de negócio? Vamos entender?

Qual o melhor sistema de vendas para o meu negócio? 

Depois de entender, de fato, como um sistema de vendas pode beneficiar sua empresa, vem a dúvida: qual sistema devo escolher? Quais são as opções? É possível criar um sistema interno? 

Primeiro, vamos entender melhor as variações dos sistemas de vendas. É importante entender que existem diversas ferramentas para otimizar o dia a dia de uma operação comercial. E, por isso, é tão importante entender qual realmente faz sentido para o modelo de negócio. 

CRM (Customer Relationship Management) 

A sigla CRM significa Customer Relationship Management (em português conhecida como Gestão de Relacionamento com o Cliente), corresponde a uma série de estratégias focadas no sucesso do cliente

E, para dar apoio a essa estratégia, foram criados sistemas de vendas com funcionalidades que visam eliminar tarefas manuais. Assim, o vendedor pode focar em tarefas estratégicas ao invés de passar o dia cuidando da burocracia.

Com essa ferramenta é possível desenvolver um relacionamento de qualidade com os clientes, entender suas necessidades e preferências e garantir um processo comercial mais fluido e organizado.

Isso pode ser feito através do uso de dados e informações relevantes sobre cada cliente, como os canais de preferência para a abordagem, o rápido acesso às interações realizadas com a empresa, o histórico de compra, assim como as dores e necessidades atuais.

Como existem diversos modelos de vendas no mercado (B2B e B2C, indústria e varejo, pequeno ou grande porte, etc.), cada opção no mercado vai atender um tipo de mercado.

Um CRM de vendas complexas, por exemplo, vai ser bem diferente de um CRM que busca atender o varejo. E por aí vai.

ERP (Enterprise Resource Planning)

Já o ERP (Enterprise Resource Planning) se trata de um sistema de gestão que garante o rápido acesso a todos os dados de uma empresa. 

Através da integração de diversos setores é possível acessar de forma ágil e confiável as informações necessárias, assim como reduzir custos do negócio e contribuir para o aumento da produtividade.

O software também é responsável por automatizar operações antes feitas manualmente e garantir que todas as informações importantes estejam protegidas em uma espécie de banco de dados. 

Logo entende-se que o sistema de vendas ERP possui um papel fundamental na hora de centralizar o fluxo de trabalho de uma empresa, gerando notas fiscais e mantendo uma base de dados centralizada.

Contudo, o módulo muitas vezes é complexo para a equipe de vendas ou não pode ser utilizado pelos representantes comerciais. Neste caso, recomenda-se utilizar o ERP integrado a um CRM.

Força de vendas 

Outro sistema de vendas muito utilizado e difundido no mercado é a força de vendas. Essa ferramenta consiste basicamente em uma plataforma que garante a automatização dos processos de um grupo de profissionais devidamente treinados para atender as necessidades dos clientes. 

Sistemas de força de vendas são bastante utilizados por empresas que trabalham com reposição de estoque em distribuidoras ou no varejo. Assim, é possível ter o controle sobre o estoque do cliente e pedir novas levas de produtos pelo aplicativo diretamente com o cliente. 

Então, podemos dizer que o foco do sistema de força de vendas está em garantir verdadeiramente a agilidade na operação comercial e a satisfação do cliente.

O que a cada dia se torna mais relevante e imprescindível para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, 60% dos clientes afirmam se sentir mais confortáveis e motivados a fornecer os seus dados em experiências personalizadas em que o foco seja sua satisfação. 

Sistemas de atendimento

Quando se trata de ferramentas corporativas, não podemos esquecer dos sistemas de vendas responsáveis pelo atendimento ao cliente. Afinal, um atendimento de qualidade é fundamental para o fechamento dos novos negócios.

Pesquisas apontam que 59% dos clientes afirmam que nunca mais farão negócios com empresas nas quais tenham vivido uma experiência de atendimento negativa.

Fundamentais para transformar a experiência dos consumidores e também das equipes responsáveis pelo atendimento, os softwares de help desk garantem a otimização desses processos.

E as plataformas não servem apenas como central de SAC, mas como atendimento comercial. Dessa forma, os clientes que chegam até você de diversos canais podem ser atendidos.

Sistema de prospecção de clientes 

E, para fechar nossa listagem de sistemas de vendas, é preciso falar sobre os softwares de prospecção, responsáveis por potencializar a geração de novos leads. 

Essas soluções têm como principal objetivo auxiliar as empresas em suas atividades de prospecção, como o próprio nome diz. 

Isso pode ser feito com filtros que permitem a extração de dados completos e assertivos para alavancar as operações outbound de empresas. 

Com os dados coletados por essas plataformas, é que muitas vezes o funil de oportunidades do CRM são preenchidos.

Algumas plataformas também possibilitam a criação de fluxos automáticos de cadência. Assim, a equipe de prospecção pode abordar mais clientes de forma personalizada.

É possível criar um sistema de vendas? 

Uma dúvida comum durante o processo de descoberta de qual sistema de vendas utilizar é se é possível criar um sistema próprio para gerir sua operação comercial. E a resposta é: sim, é possível. 

O que precisa ser avaliado são os custos e a disponibilidade interna para seguir com este plano. Seus desenvolvedores estão aptos a seguir com o projeto? A empresa consegue custear o projeto? Quais seriam os comparativos utilizados para inspirar os profissionais?

Desenvolver uma solução própria tem o benefício de atender demandas imediatas que nem sempre são atendidas pelo mercado. Assim, a empresa economiza em dor de cabeça com a implantação e a adaptação da equipe à plataforma.

Contudo, sem uma equipe de tecnologia 100% dedicada é comum que o sistema fique rapidamente obsoleto e custoso. 

No longo prazo, sua empresa pode ficar presa a uma plataforma que atendia a empresa há 2 anos atrás, mas que não conseguiu se adaptar na mesma velocidade às mudanças internas que podem ocorrer de mês a mês. 

Quais perguntas devo fazer ao escolher um sistema de vendas?

Depois de consideradas as questões acima, o mais apropriado seria analisar as opções disponíveis no mercado para entender se a ferramenta é a mais adequada para seu negócio.

Você precisa que os vendedores tenham acesso remoto? As alterações no negócio são notificadas para a equipe? O funil de vendas comporta todas as informações que eu preciso? É possível integrar com outras ferramentas?

Depois de respondidas essas perguntas, a decisão com certeza será mais assertiva e benéfica para a empresa.

O que podemos entender sobre o sistema de vendas?

Até aqui entendemos que um sistema de vendas pode ser de muitas formas, o fundamental é que contribua para o aumento das vendas e da produtividade do negócio. Mas também é importante entender as variações em que esse sistema pode ser encontrado.

Por exemplo, é completamente possível que uma empresa utilize um CRM online para produtos mais complexos ou um força de vendas para produtos mais simples para potencializar o nível de satisfação dos clientes.

Já o software de ERP costuma ser utilizado com serviços de nota fiscal e controle de estoque, reduzindo a complexidade das operações de vendas e garantindo melhores resultados.

Além disso, o uso de uma solução não impede a adoção de outra na operação comercial, afinal, há sempre espaço para melhorar e se desenvolver no mercado. 

Por isso, é comum integrar soluções de CRM e ERP. Combinar este uso com os responsáveis pela força de vendas e ainda combinar com ferramentas de inbound e outbound.

O fundamental é entender qual é a solução ideal para cada tipo de negócio e avaliar qual delas é realmente necessária para o seu negócio.

Afinal, as vendas são fundamentais para o funcionamento e a continuidade de qualquer empresa, independente do setor ou nicho de atuação. Justamente por isso, a gestão de vendas precisa ser muito eficiente e os sistemas de vendas são grandes aliados nessa hora. 

Para saber mais sobre o universo das vendas, fique por dentro de mais conteúdos no blog da Ploomes. Você também pode falar com um de nossos consultores e conhecer nossa solução de CRM.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.