Site e Blog Para Indústrias: Vale a Pena o Investimento?

Graças ao avanço das tecnologias e à expansão da internet, hoje existem diversas estratégias online que ajudam empresas em seus respectivos negócios. E neste contexto estão o site […]
18/12/2020 | 5 min
pessoas trabalhando em frente ao computador

Graças ao avanço das tecnologias e à expansão da internet, hoje existem diversas estratégias online que ajudam empresas em seus respectivos negócios.

E neste contexto estão o site e o blog, duas estratégias já bastante conhecidas por quem trabalha na internet e por profissionais de marketing digital.

Porém, tratando-se de indústrias, será que este investimento realmente vale a pena? Ou será que é perda de tempo e dinheiro?

Se essa é sua dúvida, fique tranquilo, pois no artigo de hoje, nós explicaremos tudo de mais importante a respeito deste assunto. Veja!

Site para indústrias

Vamos começar pelo site. Será que ele vale a pena para indústrias? Sim, com certeza vale! Mas por quê?

Visibilidade

O primeiro aspecto que faz com que o site seja interessante para indústrias é que ele gera mais visibilidade para a empresa, principalmente se for otimizado com técnicas de SEO.

E isso é fundamental, pois grande parte dos consumidores atuais faz pesquisas na internet (especificamente no Google) para saber mais sobre determinada organização, para tirar dúvidas, solicitar orçamentos e claro, comprar.

Sendo assim, é de suma importância que a sua indústria tenha um site na internet e apareça para esses clientes em potencial da maneira certa. Dessa forma, as chances de fechar mais negócios são muito maiores!

Alcance

Se a visibilidade da indústria aumenta com o site, consequentemente o alcance dela também. Ou seja, ela consegue atingir e impactar um número muito maior de pessoas! Sendo, inclusive, uma ótima porta de entrada para quem não a conhece.

Com isso, ela consegue também gerar muito mais oportunidades de negócio, que é o nosso próximo tópico!

Mais oportunidades de negócio

Além de mais alcance e visibilidade, ter um site também ajuda a sua indústria a ter mais oportunidades de negócio, afinal, ela estará aparecendo para inúmeras pessoas e terá um meio para que elas possam entrar em contato e fazer compras/contratações de serviços.

Com um site, não há limites geográficos e a sua indústria pode fechar negócios com qualquer empresa ou qualquer pessoa que esteja no Brasil. Ela não fica limitada a uma região ou estado, por exemplo.

Aproximação e relacionamento com o público-alvo

Outro benefício que um site gera para indústrias é a possibilidade de aproximação e relacionamento com o público. 

Dessa forma, é possível responder dúvidas, interagir, pedir feedbacks e muito mais. 

Diversos consumidores gostam de se sentir próximos da marca que compram e isso, inclusive, ajuda a empresa a tornar-se mais humana e querida pelo público.

Autonomia

As redes sociais não são suas, você apenas cria um perfil ou uma página e trabalha nela de acordo com as possibilidades disponíveis.

Agora com um site, a história é outra, afinal, o site é seu e você pode fazer o que quiser com ele, ou seja, você tem total autonomia para publicar ou retirar informações, fazer mudanças, personalizá-lo, etc.

Informações relevantes

Outro fator interessante em relação ao site para indústrias, é que por meio dele é possível publicar todas as informações relevantes a respeito da empresa. 

Por exemplo, há quanto tempo atua, o que faz, onde fica localizada, qual é o e-mail e telefone para contato, quem já comprou dela ou contratou os serviços, etc.

Assim, quem ainda não conhece a empresa, passa a ter muito mais informações a respeito dela, o que ajuda, inclusive, na tomada de decisão da pessoa.

Por exemplo, se a sua indústria trabalha com grandes marcas, têm diversos depoimentos positivos e tudo isso está no seu site, com certeza quem acessar o site será impactado de uma forma bastante positiva.

Concorrência

O mercado de trabalho como um todo está cada vez mais concorrido e exigente, por isso, se você ainda não tem um site, pode ter certeza que os seus concorrentes já tem!

Portanto, se você não quer perder espaço no mercado, assim como oportunidades de negócio, tenha um site de qualidade e esteja à frente de seus concorrentes.

Assim, em vez de perder vendas e clientes para outras indústrias, você consegue se destacar e conquistar novos consumidores ou até mesmo parceiros.

Blog para indústrias

Agora e o blog para indústrias? Será que também vale a pena o investimento? Sim, também vale! Veja porque:

  • Visibilidade;
  • Alcance;
  • Mais oportunidade de negócios;
  • Aproximação com o público-alvo;
  • Autonomia;
  • E destaque em relação a concorrência.

Sim, da mesma forma que todas essas vantagens estão presentes ao investir em um site, no blog não é diferente.

No entanto, não é só isso. Há mais algumas características essenciais que fazem com que o blog seja uma estratégia e um investimento interessante para se fazer:

Autoridade, credibilidade e valor

Com um blog, a sua indústria pode publicar diversos tipos de conteúdos – artigos, entrevistas, infográficos, vídeos, gifs, etc.

E esses conteúdos podem ser desde dicas e curiosidades até notícias do setor ou da própria empresa, por exemplo, sobre uma nova linha de trocadores de calor que será lançada.

Tudo isso é de suma importância, pois ajuda a educar o leitor, ajuda a tirar dúvidas e mostra que a indústria é uma referência na área, isto é, que ela tem autoridade para falar sobre o assunto.

É claro que para isso acontecer, não basta publicar qualquer tipo de conteúdo, ele precisa, antes de tudo, ser relevante, útil e de fácil entendimento.

Até porque, de pouco adianta escrever artigos muito técnicos e com termos que poucos vão entender.

Além disso, ter um blog gera valor e confiança no serviço prestado pela empresa, pois com diversos conteúdos e materiais valiosos, pessoas e potenciais clientes sentem-se mais seguros em comprar e fechar negócios.

Monetização

Por fim, temos a monetização! Se o seu blog é bem feito, estruturado, possui tráfego, conteúdos de qualidade e otimizados com técnicas de SEO, saiba que você pode ganhar dinheiro com ele. Os principais meios são anúncios, Google Adsense e programas de afiliados como os da Hotmart.

Assim, além de conseguir todos os benefícios que citamos ao longo deste artigo, a sua indústria poderá gerar uma renda extra com o blog. Interessante, não é mesmo?

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

    Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

    Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

      Seus contatos serão utilizados para envio de e-mails, respeitando a sua privacidade, e é possível cancelar o recebimento de novas mensagens a qualquer momento.