O que é Core Business? Entenda o significado e veja exemplos

Em tradução livre o termo core business significa “negócio principal”. Veja porque é importante definir o seu e como fazê-lo.
Tayrane
21/04/2023 | 7 min

O mundo dos negócios é um ambiente complexo e desafiador, com uma série de fatores que podem influenciar o sucesso ou fracasso de uma empresa. Entre esses fatores, um dos mais importantes é o core business, ou atividade principal do negócio. 

Mas afinal, o que é core business e como definir a atividade principal do seu negócio?

Neste artigo, vamos explicar o que é core business, por que é importante defini-lo e como fazer isso. Também vamos apresentar alguns exemplos para te ajudar a entender melhor esse conceito. Vamos lá?

O que é core business?

Em tradução livre o termo core business significa “negócio principal”. Por isso, no mundo corporativo ele é utilizado para se referir à atividade principal de uma empresa. 

Em outras palavras, é o que a empresa faz de melhor e que gera a maior parte de seu faturamento e lucro. O core business é a essência do negócio e, portanto, é a atividade em que deve-se concentrar para ter sucesso.

Qual é a atividade ou ação que diferencia a sua empresa? Qual é a essência do seu negócio e o que vai fazer com o que ele cresça e supere a concorrência? Essas são perguntas que devem ser respondidas quando se está definindo o core business.

Por exemplo, uma empresa de fabricação de automóveis tem como core business a produção de carros. Tudo o que a empresa faz, desde o design até a fabricação e venda dos carros, está focado em seu core business.

Outros produtos ou serviços oferecidos, como seguro automotivo ou serviços de manutenção, podem ser importantes, mas são secundários em relação à atividade principal.

Qual o objetivo de definir o core business?

Definir o core business é importante porque ajuda a empresa a se concentrar em suas atividades mais rentáveis e a criar um diferencial competitivo em relação a outras empresas do mercado.

A partir da definição do core business, todo o planejamento estratégico também será construído. Quando uma empresa tem clareza sobre o que é seu core business, ela pode focar em seus pontos fortes e fazer investimentos estratégicos nessa área, em vez de se dispersar em outras atividades que não agregam valor ao negócio.

Além disso, definir o core business também é importante para a gestão financeira. Saber qual é a atividade principal permite que a empresa aloque seus recursos de forma mais eficiente e direcionada, evitando desperdícios e investindo em áreas que podem gerar mais lucro.

É importante ressaltar que o core business não pode ser confundido com o modelo de negócio. Os dois fazem parte do processo de construção de estratégia, mas o core é o que o negócio sabe fazer, já o modelo de negócios é como a empresa irá colocar em prática o seu core.

Como definir o core business?

Definir o core business pode ser um processo complexo e exigir uma análise detalhada da empresa e do mercado em que ela atua.

E esse processo pode ser um desafio, principalmente em negócios que oferecem diversos produtos ou serviços.

Por isso, trouxemos algumas etapas que podem ajudar nesse processo:

1. Análise da empresa

O primeiro passo para definir com assertividade o core business do seu negócio é saber quais são as principais características do que você vende.

Comece olhando para dentro da empresa e identifique qual é a atividade principal que gera a maior parte do faturamento e lucro. Isso pode envolver uma análise dos produtos ou serviços oferecidos, bem como a estrutura organizacional e sua missão e valores.

Identifique também as atividades secundárias, ou seja, aquelas que não estão diretamente relacionadas ao core business, mas que ainda são importantes para o negócio.

2. Entenda e explore o mercado

Olhe para o mercado em que a empresa atua e avalie a concorrência e as tendências do setor. Identifique onde ela se encaixa no mercado e quais são seus pontos fortes e fracos em relação aos concorrentes.

É importante ficar atento também às tendências de mercado para poder identificar possibilidades de expansão e crescimento do seu nicho de atuação. Mesmo depois que você definir o core business, não pare de acompanhar e analisar o mercado.

Além disso, a definição ajuda a se posicionar no mercado e a se diferenciar dos concorrentes. Quando a empresa é reconhecida pelo seu core business, é mais fácil para o cliente associá-la a um produto ou serviço específico.

3. Defina sua proposta de valor

Depois que você fez uma análise da empresa e do mercado, defina qual é a proposta de valor. Ou seja, o que a você oferece de único e valioso para seus clientes.

Isso envolve você entender o seu público-alvo, quais são as necessidades deles. Hoje você sabe responder qual é o perfil de cliente da sua empresa? Ao estudar e definir a sua buyer persona, é possível identificar qual é a principal dor do seu cliente e como você pode ajudar a solucioná-la.

Nesse momento também busque identificar todos os elementos que tornam o negócio único. Embora as empresas concorrentes possam oferecer os mesmos produtos ou serviços, o que as separa pode ser a qualidade, a linguagem, a inovação, a assistência, a conexão ou a experiência do cliente.

4. Estabeleça um foca para as ações

Depois que você fizer todas essas análises, ficará mais fácil determinar o campo de atuação da sua empresa. Isso irá contribuir para que você consiga definir o core business com mais facilidade.

É importante concentrar-se em uma atividade principal que determinará o sucesso do seu negócio. Desta forma, você evita dispersar energia e foco em diversos campos ao mesmo tempo, o que poderia ser um desperdício de tempo e recursos.

5. Defina o core business e a estratégia de crescimento

Com base nas análises realizadas, refine a definição do core business, tendo em mente que ele deve ser algo específico, claro e que agregue valor ao negócio. Certifique-se de que todos na organização entendam o que é o core business e como ele é importante para o sucesso da empresa.

E independente de qual seja o core business, também é fundamental começar a traçar uma estratégia de crescimento que esteja alinhada com ele. A partir do seu negócio principal definido, fica mais fácil focar nos planejamento.

Como por exemplo, começar a trabalhar nas estratégias de Marketing que são mais adequadas para a sua empresa.

Exemplos de core business

Para ilustrar como definir o core business, aqui estão alguns exemplos de empresas e suas atividades principais:

Coca-Cola

O core business da Coca-Cola é a produção e venda de bebidas não alcoólicas, principalmente refrigerantes. Embora a empresa tenha diversificado sua linha de produtos ao longo dos anos, seu foco principal ainda é a produção e venda de refrigerantes.

Amazon

Já o principal mercado da Amazon é o comércio eletrônico. A empresa começou como uma livraria online, mas expandiu seus negócios para incluir uma ampla variedade de produtos e serviços, como livros eletrônicos, streaming de vídeo e armazenamento em nuvem.

Apple

O core business da Apple é a produção e venda de produtos eletrônicos, como iPhones, iPads e Macs. A empresa também oferece serviços, como o iTunes e o iCloud, mas sua atividade principal ainda é a produção e venda de hardware.

Toyota 

A Toyota tem como core business a produção e venda de automóveis. A empresa também oferece serviços financeiros, como leasing e financiamento, mas sua atividade principal é a fabricação de carros.

Nike 

O core business da Nike é a produção e venda de artigos esportivos, como calçados, roupas e equipamentos. A empresa também oferece serviços, como o aplicativo Nike Run Club, mas sua atividade principal ainda é a produção e venda de produtos esportivos.

Conclusão

Como vimos, definir o core business é uma etapa crucial para o sucesso de qualquer empresa. Ao entender qual é sua atividade principal e concentrar seus esforços nessa área, é possível criar um diferencial competitivo e aumentar suas chances de sucesso no mercado. 

Embora definir o core business possa ser um processo complexo, com as etapas corretas e uma análise cuidadosa da empresa e do mercado em que ela atua, é possível chegar a uma definição clara e precisa. 

Esperamos que este artigo tenha sido útil para ajudar você a entender o significado do core business e como defini-lo para o seu próprio negócio.

O core business é o primeiro passo para que a sua empresa tenha um futuro de sucesso. Por isso, também preparamos um completo para te auxiliar no crescimento da sua empresa. O e-book “Guia do Gestor de Vendas” com tudo que você precisa saber para gerir uma equipe de vendas de alta performance.

banner ploomes teste grátis

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

Isso vai fechar em 0 segundos