Gerente de Marketing: funções, salário e carreira!

O gerente de marketing é responsável por liderar e executar as estratégias de marketing de uma empresa. Saiba mais sobre a função.
Tayrane
19/12/2023 | 7 min

O gerente de marketing é um especialista encarregado de conduzir e implementar as táticas de divulgação de uma organização. Ele é a figura responsável por identificar as necessidades do público-alvo, gerenciar a equipe e desenvolver campanhas e ações que atendam a essas necessidades e, assim, gerar resultados positivos para a empresa.

Ter um bom profissional ocupando esse cargo é essencial para qualquer empresa, especialmente aquelas com um setor maior e que precisam dar conta de gerar uma grande quantidade de leads.

Por isso, para explicar de uma vez por todas o que é um gerente de marketing, a Ploomes preparou este conteúdo. Nele, você vai saber as funções desse cargo, juntamente com o salário e mais detalhes a respeito da carreira.

O que faz um gerente de marketing?

As responsabilidades de um gerente de marketing variam de acordo com a empresa e o setor em que ela atua. 

No entanto, em geral, esse profissional é responsável por ser o cérebro por trás de toda a operação e estratégia do setor. Entre as suas principais atividades estão:

  • Definição da estratégia de marketing: o gerente é responsável por definir a estratégia de marketing da empresa, incluindo seus objetivos, públicos-alvo e canais de comunicação;
  • Desenvolvimento de campanhas e ações de marketing: desenvolvendo campanhas e ações de marketing que atendam aos objetivos estratégicos da empresa;
  • Gerenciamento do orçamento: o gerente também é responsável por gerenciar o orçamento de marketing da empresa, garantindo que ele seja usado de forma eficiente e eficaz;
  • Acompanhamento dos resultados: verificando constantemente o desempenho das campanhas e ações de marketing, a fim de avaliar como estão progredindo e fazer os ajustes necessários.

Importância do gerente de marketing para o sucesso de uma empresa

O gerente de marketing é um profissional essencial para o sucesso de uma empresa. Ele é responsável por criar e executar as estratégias que irão levar o negócio ao alcance de suas metas e objetivos.

A importância de contar com um profissional altamente qualificado para o cargo fica evidente nos resultados que se espera que ele traga para a empresa, incluindo:

  • Gerar leads e vendas: criando campanhas e ações que atraiam novos clientes e convertam esses novos leads em vendas;
  • Promover a marca: criando um senso de identidade e reconhecimento entre o público-alvo e a empresa;
  • Fortalecer o relacionamento com os clientes: por meio de experiências positivas que os motivem a continuar comprando e se tornem fiéis à empresa.

Quais são as habilidades que um gerente de marketing deve ter?

Certo, agora você já sabe quais as principais atribuições de um gerente de marketing. Por causa disso, fica evidente que esse profissional precisa ter muitas habilidades já desenvolvidas em diferentes áreas, como liderança, comunicação e conhecimento técnico sobre o setor.

Sendo assim, para ser um gerente de sucesso é importante ter as seguintes habilidades:

  • Comunicação eficaz: transmitindo suas mensagens sempre de forma clara e concisa com uma variedade de públicos, incluindo clientes, funcionários e executivos;
  • Conhecimentos técnicos em marketing: mostrando um domínio profundo das diferentes estratégias e técnicas da área;
  • Habilidades de liderança e gerenciamento de equipe: sendo capaz de liderar e motivar uma equipe de profissionais de marketing;
  • Motivação e engajamento da equipe: fazendo com que os colaboradores da sua equipe se sintam sempre motivados para alcançar os objetivos do setor e da empresa;
  • Delegação de tarefas e gerenciamento de projetos: direcionando as tarefas e gerenciando prazos e projetos de forma eficaz;
  • Capacidade analítica e tomada de decisões estratégicas: analisando todos os dados e informações coletadas para tomar decisões estratégicas que levem a empresa ao sucesso.

Quanto ganha um gerente de marketing?

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que o salário de um gerente de marketing varia de acordo com a empresa, o setor em que ela atua, a experiência do profissional e o nível de responsabilidades. 

No entanto, de acordo com o Glassdoor, um gerente de marketing ganha, em 2023, uma média entre R$ 10.000 e R$ 20.000 por mês no Brasil.

Cargos similares ao de gerente de marketing

Além do termo “gerente de marketing”, existem outras nomenclaturas de cargos similares e que também se referem a posições de gestão dentro de uma empresa:

Todos esses cargos acabam envolvendo, de alguma maneira, o trabalho de marketing e comunicação do negócio, seja com os clientes ou o público interno.

Com quais áreas dentro da empresa o gerente de marketing se relaciona?

O ideal é que tanto o gerente quanto o setor de marketing em geral estejam sempre flutuando no centro de toda a operação para construir estratégias de comunicação eficazes baseadas nas metas e objetivos.

Esse relacionamento, porém, deve incluir alguns setores específicos:

  • Vendas: desenvolvendo estratégias que ajudem a fechar negócios;
  • Desenvolvimento de produtos: garantindo que a mercadoria atenda às necessidades do público-alvo;
  • Pesquisa e desenvolvimento: identificando novas oportunidades de mercado e de que maneira explorá-las;
  • Finanças: gerenciando o orçamento para as ações de marketing da empresa.

Como ser um gerente de marketing?

Para se tornar um gerente de marketing, é importante ter as seguintes qualificações:

  • Formação acadêmica: uma formação acadêmica em marketing é uma boa base para uma carreira de sucesso;
  • Experiência profissional: a experiência profissional em marketing é essencial para desenvolver as habilidades e conhecimentos;
  • Networking: criando uma boa rede de contatos para usar como referência ou apoio para conseguir uma boa oportunidade de trabalho;
  • Se manter atualizado: para não ficar obsoleto no mercado e garantir que saiba trabalhar com as ferramentas e estratégias que estão em alta.

Veja o que fazer em cada situação mais detalhadamente:

Formação acadêmica

Uma formação acadêmica em marketing é uma boa base para uma carreira nessa área. Os cursos oferecem uma visão geral das diferentes estratégias e técnicas do setor, bem como dos conceitos básicos de negócios.

Experiência profissional

A experiência profissional na área é essencial para desenvolver as habilidades e conhecimentos necessários para ser um gerente de marketing de sucesso. As oportunidades de estágio ou emprego no setor podem ajudar a obter experiência prática e construir um portfólio de trabalho.

Networking e construção de relacionamentos profissionais

O networking e a construção de relacionamentos profissionais são essenciais para qualquer carreira, incluindo marketing. Participar de eventos da indústria, conectar-se com profissionais da área nas redes sociais e participar de grupos de discussão podem ajudar a construir relacionamentos e oportunidades.

Manter-se atualizado com as últimas tendências de marketing

O marketing é uma área em constante evolução, por isso é importante manter-se atualizado com as últimas tendências. Isso pode ser feito lendo revistas e blogs do ramo, participando de workshops e cursos de atualização e assistindo a conferências da indústria.

Esses são os pilares para alcançar o patamar de gerente de marketing, que é um dos mais altos em qualquer empresa. No entanto, separamos também algumas dicas adicionais para ajudar você:

  • Desenvolva suas habilidades de comunicação e escrita: os gerentes de marketing precisam ser capazes de se comunicar de forma clara e concisa com uma variedade de públicos, não apenas falando, mas escrevendo também;
  • Seja criativo e inovador: deve ser capaz de pensar fora da caixa e desenvolver estratégias que sejam eficazes e inovadoras para resolução de problemas;
  • Desenvolva seu perfil analítico e orientado a resultados: um bom gerente deve ser capaz de analisar dados e informações para tomar decisões estratégicas que levem a empresa ao sucesso.

Lembre-se que para ter êxito nessa profissão requer anos de estudo, desenvolvimento de conexões e aprimoramento de todas as competências listadas até aqui.

Aprenda a estruturar um planejamento de marketing digital B2B

Além de tudo o que citamos até agora, é impossível alcançar o patamar de gerente de marketing e ter sucesso na carreira sem saber como fazer um ótimo planejamento de marketing digital B2B.

Pode parecer uma tarefa difícil em um primeiro momento, mas depois de ler o e-book gratuito e exclusivo que a Ploomes preparou, você vai ver que atrair grandes oportunidades usando diferentes canais digitais vai se tornar mais simples.

Faça o download gratuito agora mesmo e aprenda a desenvolver sua visão estratégica com um planejamento de marketing digital B2B.

banner e-book planejamento marketing digital b2b

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.