Melhores plataformas para criar um site corporativo

Quer aumentar a presença digital da sua empresa? Confira quatro plataformas que vão te ajudar a criar um site.
Ploomes
03/01/2022 | 6 min
plataforma para criar sites

Se você possui um pequeno negócio ou já possui uma empresa consolidada e busca aumentar a presença digital da sua marca, existem plataformas para criar sites disponíveis para você – mesmo que você não tenha conhecimentos em programação e codificação. 

A criação de site envolve vários detalhes, como a escolha de uma hospedagem de sites que é um passo muito importante e o mercado oferece diversas opções, mas a criação do site em si é algo que costuma despertar algumas dúvidas. 

Isso porque muitas pessoas não conhecem as plataformas para criar um site e acabam deixando esse plano de lado por não terem conhecimentos de programação web para criá-lo do zero (com códigos).

Porém, para construir um site profissional não é necessário ter muito tempo, esforço ou dinheiro. E não é mais necessário ser um desenvolvedor web ou ter habilidades de codificação para criá-lo. 

Graças a criadores de sites, como o WordPress e o Weebly, por exemplo, hoje em dia é fácil para os iniciantes terem o site que desejam. 

Você quer saber quais são as melhores plataformas para criar um site em 2022 e como elas funcionam? Confira a nossa lista a seguir! 

Dicas de plataformas para criar um site 

Criar um site se tornou algo muito importante para quem deseja ser encontrado na internet e, por esse motivo, o setor de construção de sites cresceu muito nos últimos anos, e pode ser um pouco complicado escolher qual a ferramenta de criação de sites certa para você.

Esse crescimento significa que você tem mais opções do que nunca e precisa analisar algumas opções para poder encontrar a melhor plataforma de criação de sites para suas necessidades.  

Para simplificar, preparamos uma lista com algumas plataformas e com suas principais informações para que você possa tomar uma decisão.

Hostinger

Criador de Sites e Lojas Virtuais da Hostinger é o único no mercado com inteligência artificial por texto e voz. Ao digitar (ou falar) que tipo de site você deseja, a inteligência artificial leva menos de 5 minutos para criar tudo conforme solicitado. Depois, é só arrastar e soltar elementos, trocar fontes e paleta de cores, entre outros.

Todos os sites criados pela inteligência aritificial já são responsivos. É possível criar e editar facilmente sites como portfólios, blogs, menus de restaurantes e páginas de empresas. Já para lojas virtuais, a ferramenta permite adicionar até 500 produtos e incluir mais de 20 métodos de pagamento.

O Criador de Sites já está incluso em todos os planos de hospedagem, sem custo adicional. Ao adquirir uma hospedagem de sites de 12 meses ou mais, o usuário garante ainda algumas vantagens, como domínio grátis por um ano, email profissional, certificado de segurança (SSL) e suporte 24/7.

Wix

O Wix é um construtor de sites muito conhecido. Escolhido por mais de 245 milhões de usuários em todo mundo, o Wix oferece mais de 900 templates personalizáveis e inúmeros recursos de design, além de hospedagem web confiável e gratuita.

Com seu editor inteligente de arrastar e soltar e recursos avançados de IA, o processo de criação de um site fica mais intuitivo, mesmo para aqueles sem experiência prévia em programação.
Seja para promover um negócio, divulgar seu trabalho, abrir uma loja virtual ou criar um blog, a plataforma do Wix oferece total liberdade para criar o site que você quiser.

WordPress

O WordPress é uma das plataformas para construção de sites mais utilizadas no mundo. No entanto, ele pode gerar um pouco de confusão, pois possui duas versões diferentes. 

Uma das opções pode ser baixada no wordpress.org, e você precisará fazer o upload para sua hospedagem web usando um instalador automático. Você pode personalizar os modelos e usar complementos para criar o site ideal.  

Muitas pessoas seguem esse caminho, porém existe mais uma opção. A versão hospedada do WordPress permite criar seu próprio site no wordpress.com. A escolha da versão vai depender muito da sua necessidade. Se você já possui uma hospedagem de sites, a melhor opção é utilizar o WordPress.org. 

Porém, se tiver dúvidas, consulte a empresa de hospedagem que oferece o serviço para você. No WordPress você poderá criar desde um blog até uma loja virtual, ou seja, a plataforma atende a diferentes objetivos. 

Weebly

O Weebly oferece duas maneiras de criar seu site. Ambas envolvem a criação online e são muito rápidas e fáceis de utilizar. 

A opção mais simples é usar o construtor básico da plataforma, que o guiará por uma série de perguntas antes de criar automaticamente um site para você. Há espaço para personalização, mas o foco aqui é realmente sobre resultados rápidos para quem tem medo de criar sites. 

Se você deseja ter acesso a mais recursos, você pode utilizar o editor padrão. Existem centenas de modelos de design para escolher – e, sim, eles são realmente impressionantes – que você poderá ajustar e adaptar às suas necessidades. 

Joomla

O Joomla é um nome conhecido no mundo dos criadores de sites. Pode não ser tão popular quanto o WordPress, mas oferece as mesmas duas opções: criar um site usando uma plataforma web em launch.joomla.org e utilizá-la em um host ou utilizar o joomla.org e hospedá-lo na própria plataforma.

Se você escolher a segunda opção, notará que a interface é menos acessível que o WordPress. Ele possui menos opções de menus e opções para trabalhar, mas também é uma ótima opção para iniciantes

Se principal diferencial é a enorme coleção de temas e extensão, que possuem inúmeras maneiras de personalizar a aparência e o funcionamento do site.  

Veja também: Pesquisa e prototipação: dicas para melhorar seu site

SendPulse

Na SendPulse você reúne todas as atividades do marketing em um só lugar, como a criação de landing pages, sites e lojas online, além da configuração de chatbots para automatização das conversas do WhatsApp com seu público, entre outras funcionalidades.

Você pode criar sites únicos e responsivos, que se adaptam a qualquer tamanho de tela, com formulários de assinatura multicanal e botões, tudo isso sem precisar de um programador, nem mesmo um designer. Além disso, a plataforma permite o monitoramento do desempenho do seu negócio e análise de SEO, tudo no mesmo lugar.

Nela você tem ajuda para amplificar a voz e personalidade da sua marca, enquanto integra seu negócio com ferramentas de marketing de alta potência, com uma promessa promissora e valores que cabem no bolso de qualquer um.

Realmente vale a pena utilizar plataformas para criar um site?

Se você deseja que o seu negócio ou o seu trabalho seja encontrado na internet, é fundamental que você crie um site. Porém, se você não possui conhecimento de programação web, com certeza as plataformas para criar sites são uma boa opção.

Se mesmo depois de conferir nossa lista com algumas indicações de plataformas você ainda estiver com dúvidas, vale a pena procurar pela ajuda de um profissional, que pode ser tanto o atendimento da sua hospedagem de sites – caso já tenha contratado uma – ou um ou profissional especializado em construção de sites.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que em breve o seu site esteja pronto e recebendo muitas visitas!

Confira também:

12 dicas de como criar um site que aumente as suas vendas

Motivos para criar um site com CRM integrado

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.