Qual o melhor CRM de vendas? Veja o que a ferramenta precisa ter

Entenda como funciona um CRM de vendas e conheça as melhores funcionalidades que o Ploomes tem a oferecer.
Henrique
11/04/2022 | 4 min
melhor crm de vendas

Para quem trabalha com vendas, um bom sistema de gestão pode ajudar a aliviar o peso de tantas responsabilidades e facilitar a execução de tarefas diárias.

É cada vez mais comum o uso de recursos tecnológicos como verdadeiros aliados dos times de vendas, especialmente as tecnologias de automação.

Softwares especializados executam automaticamente tarefas que antes eram feitas de forma manual. Dentre os diversos benefícios que isso acarreta, destacam-se a redução de falhas e o aumento da produtividade.

Neste artigo, vamos explicar como funciona um bom sistema de gestão de vendas e apontar qual o melhor CRM – Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) – para você investir e implementar na sua empresa, destacando as principais funcionalidades que deve conter:

  1. Controle do funil de vendas;
  2. Criação de fluxos de trabalho inteligentes;
  3. Segmentação de clientes;
  4. Gestão de pós-vendas;
  5. Arquitetura de preços;
  6. Controle de estoque;
  7. Gestão à vista.

Leia também: CRM como ferramenta estratégica: principais características e passo a passo de como usar na sua empresa

Como funciona um CRM de vendas?

Um CRM de vendas funciona como um facilitador do controle sobre os processos comerciais de uma empresa.

Com esse tipo de solução tecnológica, é possível organizar melhor os fluxos de trabalho, desde a identificação de novas oportunidades de negócio, recebimento de pedidos, processamento e entrega até a etapa de pós-vendas e fidelização.

Um bom sistema especializado em gestão de vendas permite identificar gargalos que podem comprometer o andamento da operação e oportunidades para potencializar o desempenho comercial da empresa.

Esse tipo de ferramenta centraliza em uma única plataforma todos os dados e informações mais relevantes sobre clientes e prospects. Dessa forma, o acesso de toda a equipe comercial a essas informações é facilitado e o atendimento se torna mais ágil.

O CRM de vendas possibilita personalizar as interações entre a marca e os clientes. Isso contribui para o estreitamento da relação e contribui para a fidelização.

Outro aspecto do funcionamento de bons sistemas de gestão e controle de vendas se refere ao envio de lembretes para que os vendedores não se esqueçam de compromissos agendados com os clientes nem de ações importantes para fazer uma venda evoluir.

Esse tipo de sistema de gestão também funciona como um instrumento de controle sobre o desempenho individual e coletivo, para acompanhamento de metas, ao fornecer métricas que são atualizadas em tempo real.

Veja algumas das funções de um CRM:

CRM

Sistema de gestão de vendas e estoque

O sistema de vendas e o estoque estão interligados.

Se você sabe quanto está vendendo de cada produto, as demandas dos itens mais procurados, aqueles que não venderam e outros dados semelhantes, vai ficar muito mais fácil planejar compras futuras e manter seu estoque sempre abastecido.

Veja mais sobre a relação de sistema de gestão de vendas e estoque neste artigo de nosso blog: Controle de Matéria-Prima: Como o CRM Pode te Ajudar

Qual o melhor CRM de vendas?

O Ploomes está entre os melhores CRMs de vendas do Brasil. A ferramenta oferece os melhores recursos de automação para que você possa ter maior controle sobre o seu processo comercial e consiga gerenciar melhor as estratégias e o desempenho do seu time de vendas.

A partir de agora, você vai descobrir quais as principais funcionalidades do Ploomes que fazem dessa ferramenta a solução ideal para o seu negócio.

1 – Controle do funil de vendas

No Ploomes, você consegue visualizar todas as suas oportunidades no funil de vendas. Assim, fica mais fácil identificar as possibilidades mais quentes para fechar negócio.

Veja também: Funil de vendas e CRM: como melhorar a gestão do seu processo comercial com essas duas ferramentas

Confira mais sobre como gerenciar seu funil de vendas neste vídeo:

2 – Criação de fluxos de trabalho inteligentes

Com a ferramenta Ploomes, é possível definir fluxos de trabalho mais inteligentes e eficazes, eliminando falhas e atrasos.

3 – Segmentação de clientes

Há também a possibilidade de segmentar seus clientes e oportunidades de acordo com determinados critérios. Isso permite adotar estratégias de vendas mais eficazes.

4 – Gestão de pós-vendas

O sistema de gestão de vendas da Ploomes permite estruturar ações de pós-vendas para que você mantenha um relacionamento de longo prazo com os seus clientes.

Uma boa gestão de pós-vendas leva a fidelização, entenda isso melhor assistindo a este vídeo:

5 – Arquitetura de preços

O Ploomes permite que você estabeleça regras de preço considerando impostos e margens de lucro desejadas.

6 – Controle de estoque

Estocar produtos em excesso ou em quantidade mínima pode ser prejudicial para o seu negócio. Com um robusto sistema de automação, é possível prever o volume de mercadorias ideal para manter em estoque.

7 – Gestão à vista

O Ploomes oferece um dashboard em que os indicadores de desempenho são atualizados em tempo real. Os colaboradores conseguem visualizar o resultado de seus esforços, o que contribui para um maior engajamento.

Bom, agora que você já entendeu como funciona um sistema de gestão de vendas, o que você acha de implementar uma solução dessa na sua empresa?

Invista no maior CRM da américa latina e tenha acesso às melhores funcionalidades que vão te ajudar a impulsionar o seu desempenho nas vendas.

Uma das grandes vantagens de um sistema de gestão de vendas é, obviamente, aumentar sua vendas! 

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.