O que é uma holding? Entenda o conceito e conheça os tipos

Uma holding é um grupo comandado por uma empresa que não se envolve diretamente na produção de bens ou serviços. Entenda melhor neste artigo!
Tayrane
14/09/2023 | 5 min

Se o mundo dos negócios fosse uma orquestra, as holdings seriam as maestras regendo um verdadeiro concerto de empresas, investimentos e estratégias de crescimento.

Para esclarecer todas as suas dúvidas sobre essas grandes corporações, a Ploomes criou este conteúdo. Prepare-se para entender o conceito de holding, os principais tipos e tudo de mais importante sobre o tema.

O que significa Holding?

O termo “holding” deriva do inglês “to hold,” que significa segurar ou manter, refletindo seu papel de “seguradora” das participações em diversas empresas. Isso faz com que as holdings permitam a centralização de gestão, economias de escala e diversificação de investimentos. 

Elas desempenham um papel fundamental na gestão de portfólios empresariais, facilitando a governança corporativa e maximizando o valor para os acionistas. Ou seja, exerce um controle maior sobre os negócios que fazem parte dela.

Então: o que é uma holding?

Uma holding é um grupo comandado por uma empresa que não se envolve diretamente na produção de bens ou serviços, mas tem influência ou controle sobre outros negócios. 

Funciona assim: ela atua como uma controladora, gerenciando essas participações para coordenar estratégias, tomar decisões financeiras e administrar investimentos. 

O objetivo principal de uma holding é maximizar o valor das empresas sob sua tutela, facilitando a diversificação de ativos, a gestão de riscos e a proteção dos interesses dos acionistas. 

Holdings desempenham um papel vital na governança corporativa, planejamento tributário e na facilitação da gestão de patrimônio e heranças.

Quais os tipos de holding?

Existem vários tipos de holdings, cada um com seu foco e finalidade específicos. Explicamos, a seguir, alguns dos principais tipos e como operam.

1- Holding Pura

Este tipo de holding não se envolve em operações comerciais diretas. Ela apenas detém participações em outras empresas e exerce controle sobre elas. Sua finalidade é a gestão e coordenação do grupo.

2- Holding Financeira

Concentra-se principalmente em investimentos financeiros, como ações, títulos de renda fixa, como CDB, LCI/LCA e Tesouro Direito, entre outros. Ela pode fornecer capital para as empresas do grupo e gerenciar como fazer isso mantendo as contas em dia.

3- Holding Patrimonial

Uma holding patrimonial concentra-se na gestão de ativos físicos, como imóveis, terrenos e propriedades. Ela detém e administra esses bens, muitas vezes para proteção do patrimônio da família.

4- Holding de Controle

Detém a maioria das ações de outras empresas, o que lhe confere controle direto sobre elas. Isso é comum em grupos empresariais onde uma empresa-mãe controla suas subsidiárias.

5- Holding Operacional

Uma holding operacional, além de deter participações em outras empresas, também se envolve nas operações comerciais e estratégicas dessas empresas. Ela tem um papel ativo na gestão dos negócios do grupo.

6- Holding Mista

Combina características de várias outras holdings. Ela pode deter participações financeiras, ativos patrimoniais e participar das operações de suas empresas subsidiárias.

Cada tipo de holding é projetado para atender a necessidades específicas, e a escolha do tipo certo depende dos objetivos e das circunstâncias individuais de cada grupo empresarial ou investidor.

7- Holding Familiar

Uma holding familiar é uma estrutura empresarial que é de propriedade e controlada por membros de uma mesma família. Ela é usada para consolidar e administrar os ativos financeiros, propriedades e participações em várias empresas de propriedade da família.

As holdings familiares são frequentemente utilizadas para facilitar a gestão e a sucessão dos negócios familiares ao longo das gerações.

Vantagens e desvantagens de uma holding

Agora que você já sabe o que é uma holding e conhece alguns dos principais tipos, deve estar curioso para entender quais são, na prática, as vantagens e desvantagens de um grupo como esse.

Confira:

Vantagens

  • Diversificação dos ativos: é possível investir em diferentes setores, reduzindo o risco de perda devido a flutuações em um único mercado;
  • Proteção desses ativos: ajuda a proteger os ativos financeiros e patrimoniais, separando-os de possíveis problemas em uma empresa específica;
  • Eficiência tributária: pode ser usada para otimizar a carga tributária, aproveitando benefícios fiscais e planejamento tributário;
  • Facilita a sucessão: simplifica a transferência de patrimônio e negócios para futuras gerações, tornando a sucessão mais organizada;
  • Centraliza a gestão: facilita a gestão centralizada de várias empresas, o que pode melhorar a coordenação e o controle de estratégias de negócios.

Desvantagens

  • Custos operacionais: manter uma holding pode ser caro devido a taxas legais, contábeis e administrativas;
  • Complexidade: a criação e operação envolve regulamentações complexas e pode exigir orientação jurídica especializada, o que encarece bastante o processo;
  • Conflitos de interesse: podem surgir conflitos de interesse entre os acionistas das empresas controladas pela holding;
  • Risco de concentração: se estiver muito concentrada em um setor ou em empresas específicas, pode estar sujeita a riscos elevados se essa área passar por dificuldades;
  • Desafios de integração: holdings operacionais podem enfrentar desafios na integração e coordenação eficazes das empresas subsidiárias.

Exemplos de holdings

Há vários exemplos notáveis de holdings ao redor do mundo, representando diferentes setores e estratégias de negócios, e alguns você provavelmente conhece.

Veja exemplos:

  1. Berkshire Hathaway: é liderada pelo lendário investidor Warren Buffett. Ela possui uma vasta gama de empresas, incluindo seguradoras, varejistas e muito mais. A holding é conhecida por investir em empresas com fortes vantagens competitivas;
  2. Alphabet Inc.: empresa controladora da Google e de suas subsidiárias. É um ótimo exemplo de holding que concentra suas operações em tecnologia e serviços online;
  3. Viacom CBS: conglomerado de mídia e entretenimento que possui marcas como CBS, MTV, Nickelodeon e Paramount Pictures. Ela engloba uma ampla gama de ativos no setor de entretenimento;
  4. Samsung Group: é um conglomerado sul-coreano que abrange eletrônicos, construção, seguros, entretenimento e muito mais;
  5. Exor: holding de investimentos do conglomerado italiano Agnelli. Detém participações em empresas como a Fiat Chrysler (agora Stellantis), Ferrari, Juventus FC e The Economist Group;
  6. Koch Industries: é uma das maiores holdings privadas do mundo, com investimentos em setores que incluem energia, química, tecnologia, entre outras;
  7. Itaúsa – Investimentos Itaú S.A: a Itaúsa é uma holding brasileira. Ela possui participações em diversos setores e empresas, incluindo o Banco Itaú Unibanco, Duratex e Alpargatas, desempenhando um papel estratégico na gestão e coordenação de suas operações.

Aprenda tudo sobre gestão com o blog da Ploomes!

O blog da Ploomes é o lugar ideal para quem busca conhecimento sobre novas tecnologias, ferramentas, processos e métodos de gestão.

Saiba como aplicar grandes soluções para todos os problemas da sua empresa enquanto aprende com quem entende do assunto.

Banner blog conheça o Ploomes e peça um teste grátis

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.