Você consegue imaginar que possa ajudar seus colaboradores a desenvolverem suas habilidades profissionais, alinhadas com seus objetivos pessoais e as metas da organização?
Com um bom Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), é possível promover um ambiente de aprendizado contínuo, com funcionários engajados e motivados.
Neste artigo, você entenderá a importância e os benefícios de um PDI, como uma ferramenta eficaz para alavancar a carreira e o crescimento pessoal dos colaboradores.
Terá dicas para a aplicação de um PDI alinhado ao seu planejamento estratégico, além de orientações práticas para a sua implementação.
O que é PDI?
O PDI, ou Plano de Desenvolvimento Individual, é uma ferramenta importante para gestão de equipe, e garante o crescimento dos colaboradores e a melhoria no desempenho do negócio.
Por meio dele são estipulados metas, prazos e ações destinadas ao crescimento pessoal e profissional.
O desenvolvimento do plano é baseado na análise do desempenho do colaborador, e das necessidades de crescimento. Tudo alinhado às particularidades de cada indivíduo e as metas da empresa.
Assim, podemos dizer que o PDI contribui para a gestão de desempenho.
Embora muito utilizado por empresas, o PDI pode ser realizado sozinho e individualmente, contribuindo para o autodesenvolvimento em questões pessoais ou profissionais.
Qual é a importância do PDI nas empresas?
Para aumentar a performance da empresa no mercado, é necessário melhorar o desempenho dos colaboradores.
Neste ponto, o PDI é uma importante estratégia para as empresas que desejam o desenvolvimento contínuo de sua equipe.
O PDI, além de desenvolver o lado profissional contribui para alinhar os objetivos pessoais com as metas da empresa. Logo, propicia um ambiente de crescimento mútuo.
Outro ponto importante do PDI é que ele colabora para identificar e desenvolver novas lideranças, contribuindo para direcionar o crescimento do colaborador.
E para a empresa este é um grande achado, que evita a busca por profissionais de fora, e oferece às figuras já ativas na empresa, cargos mais apropriados ao seu nível de conhecimento.
Quais são as vantagens de implementar o PDI?
Ao implementar o PDI na sua empresa você conquista diversas vantagens, como:
- O PDI ajuda a identificar talentos internos e a desenvolvê-los.
- Reduz a necessidade de contratação externa e de turnover, uma vez que identifica e desenvolve talentos internos.
- Quando os colaboradores entendem a empresa como uma aliada, que investe em seu desenvolvimento e possibilita a evolução na carreira, tendem a ficar mais motivados e engajados.
- O aumento da eficiência da empresa ocorre naturalmente quando há o aperfeiçoamento contínuo de seus funcionários. Ao se manterem atualizados sobre sua área de atuação e aperfeiçoando suas habilidades, os colaboradores passam a ser também uma fonte de inovação e com melhor performance.
- O PDI pode ser um meio para aproximar os colaboradores das lideranças, a medida que abre espaço para o profissional evidenciar suas qualidades e habilidades. Este estreitamento de laços potencializa a relação entre as partes.
- Com objetivo principal de desenvolvimento profissional, o PDI acaba por provocar um aumento na produtividade. Afinal, quando se adquire um conhecimento novo ou se desenvolve algum pré-existente, o colaborador tende a aplicá-lo em seu trabalho.
Como vimos, o PDI é um grande aliado para aprimorar sua equipe e conquistar melhores resultados. A seguir, explicaremos pontos importantes para realizar o PDI em seu negócio e erros mais comuns na hora de colocar o plano em ação.
Como fazer um PDI para seu time? Confira os 7 passos!
Agora que você já entendeu o conceito de PDI, sua importância e benefícios, apresentamos sete dicas para desenvolver um plano eficiente, alinhado às metas da companhia.
1. Avalie o desempenho atual
O primeiro passo para criar o PDI é avaliar o desempenho atual do seu negócio e de cada colaborador individualmente.
Por meio desta análise você conseguirá identificar pontos fortes, que devem ser mantidos e reforçados, e fracos, que deverão ser trabalhados em busca de melhoria, tanto na estratégia adotada quanto no desempenho da cada funcionário.
2. Defina os objetivos de cada colaborador
Com a informação sobre o desempenho de cada colaborador, você pode definir metas SMART, claras e realistas, para o PDI. Assim você poderá desenvolver o talento de cada um individualmente, alinhando os objetivos pessoais às metas da empresa.
Nesta etapa é indispensável pensar quais pontos fracos precisam ser trabalhados, quais pontos fortes merecem incentivo. Pense que as metas precisam ser reais e devem incentivar o colaborador, mantendo-o focado.
3. Desenvolva um plano de ação
Selecionadas todas as informações pertinentes, desenvolva um plano estratégico, com ações concretas, como treinamentos e projetos práticos.
Defina metas reais para as ações e períodos determinados para fazer uma análise do andamento e finalização da etapa.
4. Acompanhe o processo regularmente
Quando o PDI entra em ação, é necessário estipular um acompanhamento das ações regularmente.
Para tanto, utilize-se de ferramentas complementares, como o checklist, para garantir que a assistência aconteça conforme o estipulado e, caso necessário, que sejam realizados ajustes nos processos.
5. Ofereça suporte e recursos
Com o plano de ação acontecendo, lembre-se de oferecer todas as ferramentas e suportes necessários para que os treinamentos e mentorias aconteçam de forma eficiente e contribuam para o desenvolvimento das competências definidas para cada colaborador.
Aqui, cabe identificar ferramentas complementares para otimização dos processos e acompanhamento das ações.
6. Avalie os resultados
Quando o ciclo do PDI estiver finalizado, recolha as informações sobre o desempenho de cada processo, e o resultado. Avalie se os objetivos foram atingidos, inclusive a performance individual de cada colaborador.
7. Ajuste e inicie um novo ciclo de PDI
Baseado na avaliação dos resultados, será possível realizar os ajustes necessários para um novo ciclo. Mantenha o aprendizado contínuo para garantir o melhor desempenho da equipe.
4 erros que podem prejudicar o resultado dos seus PDIs
Alguns erros podem comprometer a eficiência do seu PDI. A seguir, conheça quatro pontos de atenção.
Ter falta de clareza: PDIs sem objetivos específicos
Quando as metas definidas não são realistas ou são muito vagas, será difícil mensurar o resultado. Além disso, pode afetar a fluidez do processo e deixar de obter o resultado esperado.
Definir ações que não combinem com o perfil do colaborador
Lembre-se de que para ter sucesso no PDI é preciso alinhar os objetivos com o perfil do colaborador, considerando suas habilidades e interesses. Quando não alinhadas, as ações podem gerar frustração e desmotivação.
Não estipular prazos e dificultar o acompanhamento
Ação sem prazo determinado de início e de encerramento, são muito difíceis de serem mensuradas. Estabelecer deadlines realistas contribuem para que o colaborador se mantenha focado e desperta responsabilidade.
Não utilizar uma plataforma ou outros recursos para acompanhar a evolução
A utilização de ferramentas ou plataformas para monitorar o progresso das ações, facilita muito o controle dos PDIs. Deixar de usar os meios adequados para gerir o planejamento do seu negócio, é garantir um trabalho a mais para registrar manual e diariamente, os resultados.
Conclusão
Como vimos, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é uma ferramenta estratégica na gestão de equipe, para promover o desenvolvimento contínuo dos colaboradores, tanto de habilidades pessoais como profissionais.
Para que o PDI seja eficaz é necessário criar um processo estruturado baseado nos objetivos da empresa, alinhado às particularidades dos colaboradores, com metas claras e objetivas, além de prazos realistas.
Quando bem aplicado e de forma contínua, esta ferramenta aumenta a motivação do colaborador, que se sente valorizado, e melhora o desempenho dos trabalhos realizados pela equipe.
Ou seja, é uma ferramenta muito útil para melhorar a performance do seu negócio. Afinal, trabalhadores motivados, engajados e com habilidades bem desenvolvidas, têm melhor rendimento.
Blogpost: Gestão de desempenho: o que é, seu papel e como aplicar o ciclo de gestão de desenvolvimento
Assim como o PDI que busca desenvolver o indivíduo, a gestão de desempenho é um processo que visa criar um ambiente de trabalho, onde colaboradores podem desenvolver e potencializar suas habilidades profissionais ou pessoais.
Com uma abordagem contínua e estratégica, a gestão de desempenho aprimora a maneira como sua equipe trabalha, melhorando a eficiência e mantendo a todos engajados e motivados.
Acompanhe o blog da Ploomes para saber mais sobre ferramentas e técnicas para aprimorar sua gestão e conquistar melhores resultados.