12 dicas de como criar um site que aumente as suas vendas

Criar site se tornou algo essencial para qualquer negócio que deseja aumentar as suas vendas. Afinal de contas, os consumidores estão na internet, buscando por produtos e serviços.  […]
Henrique
28/01/2022 | 11 min
Dicas para criar um site que gere mais vendas

Criar site se tornou algo essencial para qualquer negócio que deseja aumentar as suas vendas. Afinal de contas, os consumidores estão na internet, buscando por produtos e serviços. 

Com isso, saber como fazer criação de sites é uma dúvida que se tornou comum nos dias atuais. Será que é necessário ter conhecimento em programação para construir o site do zero? Será que é necessário gastar muito dinheiro? 

A questão é que você pode tomar algumas decisões sobre a criação do seu site que irão influenciar o quanto terá de trabalho e gastos. 

Você pode pagar um especialista para que ele crie suas páginas — e ter certeza de que o site ficará o mais profissional possível —, mas também pode criá-las por conta própria e ter algo mais simples inicialmente, através de um construtor de site. 

Neste artigo, daremos algumas dicas importantes para quem deseja criar um site e, assim, tentar construí-lo por conta própria e obter mais vendas. 

Continue a leitura e confira! 

Dicas para criar um site que gera vendas

No momento de criar um site, não basta apenas apertar botões, colocar qualquer conteúdo e assim por diante. 

Na verdade, para ter um site de sucesso — um que realmente gere vendas — é extremamente importante que ele seja criado com muita atenção a diversos detalhes. 

Um design de má qualidade pode acabar com suas chances de gerar vendas. Páginas que demoram para carregar podem fazer com que os visitantes não voltem mais para o site. 

Dito isso, aqui estão algumas dicas importantes para quem deseja criar um site que gera vendas. 

1. Escolha a plataforma para criar o site

Se você decidiu criar o seu site, pode fazer isso com um construtor de sites. Hoje em dia, existem opções que proporcionam funcionalidades muito práticas e simples, o que faz com que qualquer pessoa possa construir um site. 

Você não precisa saber fazer programação de códigos como HTML, por exemplo. Isso porque os construtores de sites, geralmente, possuem um editor que conta com o “arraste e solte”. 

Você só precisará fazer boas escolhas para que o seu site seja profissional e de acordo com o seu público-alvo. 

Algumas das ferramentas mais utilizadas para fazer criação de sites são:

  • WordPress;
  • Wix;
  • Webnode;
  • Weebly;
  • Squarespace. 

2. Escolha a hospedagem de site

Você está no nosso blog agora. Para fazer isso, temos que hospedá-lo em um servidor para que as pessoas possam acessá-lo. 

Para que você também possa fazer isso com o seu site, precisará alugar espaço em um servidor e colocar todos os seus arquivos nele. Assim, milhares de pessoas podem visitar seu site. 

Existem diversas opções de hospedagens de sites disponíveis no mercado. No entanto, no momento de fazer sua escolha é importante que certifique-se de que a hospedagem oferece suporte durante 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Isso é muito importante para que você tenha com quem contar caso aconteça qualquer problema com a hospedagem do site. Por exemplo, pode ser que o site ficou offline. Nesse caso, o prestador do serviço precisa te dar o suporte necessário. 

Algumas hospedagens de site oferecem a opção de compra de domínio, que é o nome do seu site. No entanto, você pode optar por fazer isso com eles ou em outro site que ofereça essa compra de nome do site. 

3. Escolha um tema atraente

Escolher um tema atraente nada mais é do que ter um design que seja ideal para o seu público-alvo. Que seja agradável para quem acessa o seu site. 

Não importa se você tem o melhor produto ou serviço em seu nicho de atuação, nem se tem o melhor atendimento ao cliente, se o design do seu site for ruim, sua presença online está condenada. 

Os consumidores consideram a aparência visual do site como um dos principais fatores na hora de fazer uma compra. Se o seu design estiver ruim, eles procurarão o seu concorrente. 

Para ter um site lucrativo, você precisa contratar um designer para que ele crie todo o design, ou escolher um bom tema que esteja disponível nos construtores de site. 

Você pode obter um modelo pronto e personalizá-lo de acordo com suas necessidades. Felizmente, existem diversos modelos disponíveis na internet e nas plataformas para criação de sites. 

Prefira aqueles que possuem designs “limpos”, que sejam intuitivos e sigam as tendências de design. 

4. Otimize seu site para mecanismos de pesquisa – SEO

Se você deseja que seu site seja encontrado pelos usuários nos mecanismos de pesquisa, como o Google, precisa investir em SEO para que ele apareça nos resultados orgânicos (não pagos). 

O SEO é composto por diversas técnicas que fazem com que os sites sejam posicionados nos resultados de pesquisas orgânicas. 

Portanto, é muito importante que seu site seja otimizado com essas técnicas de SEO para que os seus potenciais clientes encontrem suas páginas ao utilizar as palavras-chave relacionadas ao seu negócio. 

Não economize esforços para que o seu site tenha uma otimização adequada, que vai ajudar a colocá-lo no topo dos resultados orgânicos. 

5. Tenha uma incrível página de “Sobre nós”

Se uma pessoa acessar sua página “Sobre nós”, isso significa que ela tem interesse no seu negócio e está lhe dando a chance de provar que seu produto ou serviço é o melhor. 

O que você precisa fazer é explicar claramente o que você é, o que você faz e, o mais importante, o que você oferece aos clientes. Inclua depoimentos de clientes, conquistas da empresa e qualquer outro tipo de prova social nessa página. 

Não desperdice essa oportunidade, já que ela pode levar à conquista de clientes. Suas informações de contato devem ser claras e fáceis de encontrar em sua página sobre e em todo o site também. Certifique-se de mencionar o seu:

  • Email de contato;
  • Telefone para contato;
  • Endereço;
  • Canais de mídia social.

Encher sua página “Sobre” com muitas informações pode ser algo ruim para os visitantes do site. Portanto, é uma boa ideia optar por um design minimalista para manter as informações claras e facilmente compreensíveis.

As informações de “Fale Conosco” geralmente são colocadas em uma página exclusiva e na parte inferior de um site, já que os usuários estão acostumados a encontrá-las lá.

6. Tenha um excelente conteúdo 

Imagine olhar para o site perfeito do ponto de vista de um designer. Então, você percebe erros gramaticais no meio de um texto completamente inútil e difícil de entender. Sua impressão está arruinada. Isso é exatamente o que acontece quando você não presta atenção ao conteúdo. 

Seus visitantes devem ficar impressionados com suas afirmações e explicações. Além disso, o conteúdo do site deve ser otimizado para os motores de busca.

O único problema é: como exatamente você escreve esse conteúdo se você não é um escritor e contratar um desenvolvedor de conteúdo excede seu orçamento? 

Aqui está algo que você provavelmente não sabia: você pode contratar os escritores para escrever, revisar e editar sempre que precisar de novo conteúdo em seu site. Você não ficará preso a um contrato e fará a despesa apenas quando precisar.

Para fazer isso, basta contratar um redator freelancer. Claro, a pessoa que melhor vai saber as informações que devem ter no site é você. Porém, caso prefira ter a ajuda de um redator, pode fazer isso ao contratar um profissional. 

7. Tenha um ótimo suporte online

Seus clientes precisam saber que terão suporte depois que fizerem uma compra, caso seja necessário. 

Portanto, garantir a solução de problemas após a compra e auxílio antes dela ser feita, pode converter potenciais consumidores em clientes fiéis. 

Você pode, por exemplo, incluir um chat de bate-papo que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Essa ferramenta pode aumentar sua conversão em todo o site.

Se você não tem recursos para oferecer suporte 24 horas por dia, é importante que forneça algum outro tipo de serviço para ajudar as pessoas durante o horário comercial. 

Pode ser um contato no WhatsApp, e-mail, telefone e assim por diante. O importante é que exista algum tipo de suporte tanto para fazer a compra, quanto para auxiliar o cliente. 

8. Ofereça várias formas de pagamento

Essa dica é mais para quem deseja ter uma loja virtual, onde os visitantes fazem a finalização da compra direto pela página de checkout.

É muito importante que você ofereça diferentes formas de pagamento para que as compras sejam finalizadas. 

Considere oferecer a possibilidade de pagamento por: cartões de crédito, PayPal, boleto, PIX, transferência bancária, etc. 

Hoje em dia são tantas opções de formas de pagamento que fica difícil saber o que oferecer aos seus clientes. Adicionar quantas opções de pagamento você puder imaginar facilitará a compra dos clientes em seu site. 

O comportamento do usuário em seu site pode ajudar você a determinar quais opções de pagamento são melhores para sua loja. Especialmente se você tiver uma alta porcentagem de tráfego móvel. 

9. Tenha um site otimizado para dispositivos móveis

Cada vez mais os consumidores passam mais tempo fazendo pesquisas e acessando sites através de seus dispositivos móveis (smartphones, tablets, etc.). 

Devido a esse comportamento, é essencial que os sites sejam responsivos. Isso quer dizer que eles precisam se adaptar a qualquer tamanho de tela para oferecer uma boa experiência ao usuário. 

Se o seu site não for otimizado para dispositivos móveis, você perderá muitas oportunidades de vendas. 

Além disso, o site ser responsivo é algo muito importante para os mecanismos de pesquisa, como o Google. 

Se o seu site não for capaz de se adaptar a uma tela de smartphone ou tablet, o Google poderá não considerar colocá-lo em uma boa posição nos resultados de pesquisa orgânicos. 

No momento de escolher o construtor de sites, verifique se ele possui temas que são responsivos para que não tenha nenhum problema. 

11. Invista em imagens de qualidade

Você já deve ter escutado por aí que uma imagem vale mais que mil palavras. Bem, quando se trata de sites, especialmente de e-commerce, as fotos podem fazer você vender muito ou perder vendas. 

Os consumidores online desejam ter o máximo de detalhes possíveis ao comprar produtos em sites. Portanto, quanto melhor for a qualidade das imagens, maiores serão suas chances de vender. 

Certifique-se de incluir imagens de produtos de alta qualidade e até vídeos de seus produtos de todos os ângulos. 

A outra peça do quebra-cabeça é o conteúdo do produto. Você quer tentar ter uma descrição robusta do produto, mas também quer torná-lo o mais exclusivo possível. 

No entanto, quando falamos em ter imagens de qualidade não estamos falando apenas das fotos de produtos. Você também precisa ter boas imagens em todo o site. Por exemplo, no banner da página principal. 

12. Tenha um blog otimizado

Ter um blog é uma ótima oportunidade para gerar mais tráfego para seu site e, consequentemente, ter mais chances de venda. 

As postagens precisam ter palavras-chave de acordo com o seu negócio e informações úteis para os consumidores. Com isso, suas publicações podem ter classificação alta nos resultados dos mecanismos de pesquisa. 

As postagens de blog que classificam bem e incentivam as pessoas a visitar seu site são ótimas para gerar oportunidades de compras ou contatos para a sua empresa. 

Contudo, é fundamental que esse conteúdo seja produzido com alta qualidade e seja relevante para o seu público-alvo. Além disso, ele precisa ser totalmente otimizado para os mecanismos de pesquisa. 

Conclusão

Nos dias atuais, ter um site basicamente se tornou uma necessidade para qualquer tipo de negócio. 

Os consumidores fazem pesquisas na internet e estão em busca de produtos ou serviços que atendam às suas necessidades e desejos. 

No entanto, não basta apenas criar um site, mas sim criar um site que gere vendas. Um que realmente seja capaz de atrair seus potenciais clientes, encantá-lo e fazer com que eles se tornem clientes. 

As dicas que citamos neste artigo te ajudarão a dar passos importantes na criação de sites, mas é importante que você saiba que elas são apenas alguns pontos importantes que você deve ter atenção. 

Quanto mais profissional o seu site for, maiores serão as chances de você aumentar suas vendas. 

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

    Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

    Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

      Seus contatos serão utilizados para envio de e-mails, respeitando a sua privacidade, e é possível cancelar o recebimento de novas mensagens a qualquer momento.