6 estratégias para alavancar vendas mais rápido

Mesmo que o seu negócio esteja positivo, sempre há o que pode ser otimizado, a fim de alavancar vendas e otimizar receita. Independente do ramo de atuação, a […]
Blog da Ploomes
11/11/2021 | 6 min
alavancar vendas

Mesmo que o seu negócio esteja positivo, sempre há o que pode ser otimizado, a fim de alavancar vendas e otimizar receita.

Independente do ramo de atuação, a produtividade e evolução da operação são preocupações reais das empresas.

E para alavancar suas vendas, é preciso ter estratégias bem definidas e uma equipe qualificada. Desta maneira, os seus investimentos em absorção de novos leads podem realmente se converter no aumento dos números de negócios consolidados.

Para se destacar no mercado e superar seus concorrentes, é primordial construir um plano estratégico que contemple todas as etapas da operação. Sendo ele claro para permitir a otimização das decisões.

Descubra a seguir as principais estratégias para alavancar vendas e como colocá-las em prática. Com isso, sua operação terá grandes chances de começar a fluir rapidamente. 

Quais são os desafios da equipe de vendas?

Para que a equipe de vendas atinja bons resultados, é preciso entender que estratégias de apoio devem ser adotadas para que os desafios sejam encarados. Além de um suporte de recursos e ações de marketing.

A dinâmica de vendas está sempre baseada em números. Portanto, prestar atenção em alguns pontos é essencial para o desenvolvimento da equipe e, consequentemente, das vendas:

  • Atentar-se às necessidades dos clientes;
  • Manter a cadência do contato em vários canais;
  • Tornar o lead em um cliente qualificado;
  • Transformar a comunicação e manter relacionamento interessante com o cliente;
  • Alavancar vendas com clientes inativos;
  • Conhecer os pontos de dor dos clientes e apostar em upsells.

Com um histórico de informações dos clientes, a equipe pode aprimorar suas técnicas e desenvolver novas ações para atingi-los de maneira efetiva. 

Como alavancar vendas da empresa?

alavancar vendas

Para amparar a equipe, é preciso desenvolver um plano estratégico com ações que possam alavancar vendas. 

Mais do que oferecer aos clientes o que eles desejam, é fundamental que a sua empresa também apresente aquilo que eles não imaginam ser necessário. Por isso, é fundamental ter uma persona mapeada e revisá-la periodicamente.

Os clientes precisam ser o centro do planejamento e, por isso, ter ações pensadas para suprir suas necessidades e otimizar sua experiência é essencial. 

Conquistando o cliente, alavancar vendas se torna um processo de inteligência. E, para isso, você pode contar com diferentes recursos e serviços de apoio a sua empresa

1. Impulsione seus investimentos de marketing

O marketing é o grande aliado das vendas. Investir em ações e esforços de marketing podem transformar todo o seu negócio. Com isso, em relação a novos leads, ele se mostra fundamental.

Pensando na variedade do mercado, o marketing se mostra importante desde a pequena até as grandes empresas. E o aprimoramento constante das ações que já vêm sendo executadas é essencial para acompanhar as mudanças tecnológicas e do setor em que seu negócio está inserido.

A implementação de novas estratégias também são bem-vindas. Nesse caso, é preciso ter ciência de que qualquer ação nova tem um prazo para ter resultados. Além disso, você também deve considerar o cenário em que ela será inserida, como época do ano, datas comemorativas, entre outros fatores.

2. Upsell e cross-sell para os negócios

Técnicas como upsell e cross-sell podem transformar uma compra simples em algo muito maior. Elas são muito eficazes para todos os momentos de vendas e as empresas que as aplicam atingem ótimos resultados.

Isso acontece porque, durante uma busca, você pode oferecer sempre um produto ou serviço mais avançado (upsell) ou complementar (cross-sell) para sanar o problema do usuário.

Ambas as técnicas têm o potencial de trazer o cliente para mais próximo da empresa, servindo até mesmo como um fator de fidelização.

3. Ofereça cartão-presente e códigos de desconto

Uma outra maneira de tornar o cliente fiel é entregando mais do que soluções. Assim, uma boa sugestão é oferecer vantagens junto a contratação do seu produto ou serviço. Um dos benefícios que costuma ser bem recebido é a ideia de desconto. 

Por isso, ofertar cartões-presente ou códigos de desconto podem ser estratégias de marketing para atrair a atenção do cliente para o seu negócio. 

Entendendo que, além de solucionar sua dor, o cliente terá uma vantagem financeira, sem dúvidas, as chances de vendas aumentam.

Essa ação também envolve a experiência do cliente, fator essencial para alavancar vendas. Uma pessoa que passa por uma boa vivência no seu processo de aquisição, está propensa a repeti-la. 

4. Desenvolva um programa de recuperação de clientes

Clientes que já passaram por sua empresa e agora estão inativos podem voltar a adquirir seus serviços ou produtos com uma boa estratégia de marketing.

Considere que este cliente já teve alguma experiência com o seu negócio. Desta forma, ele já sabe como funciona o seu produto ou serviço, podendo ter deixado de comprar por diferentes motivos.

A recuperação deste contato pode fazer com que você ofereça novas soluções para as dores do seu consumidor, bem como entender quais foram as razões para não ter mais esse cliente ativo.

5. Transforme seus leads em qualificados

Na maioria das vezes, o lead chegará a sua empresa sem muita clareza de seus serviços e produtos. Desta forma, a sua responsabilidade é mostrar como suas soluções podem auxiliar ou resolver as dores do usuário.

Este processo do marketing pode ser apelidado como “educar o lead”. A empresa necessita de materiais de apoio para esclarecer as dúvidas do cliente e mostrar a transformação que ele alcançará com a sua solução. Dessa forma, as chances de fechar essa venda aumentam.

Além disso, conteúdos qualificados aceleram o estágio de maturidade do lead, aumentando as chances deles se tornarem “quentes” e, consequentemente, clientes.

6. Invista em ferramentas de qualidade

Para aumentar as vendas sem elevar muito os custos, é preciso saber exatamente no que investir. Assim, algumas formas de conquistar clientes é apostando na comunicação e experiência que eles têm com a sua empresa.

Em estabelecimentos físicos, fornecer Wi-Fi para os clientes é um grande diferencial de compra. Isso acontece porque através dessa tecnologia, eles podem pesquisar os concorrentes, receber promoções, além de se manter sempre conectados.

Já o SMS marketing é uma ação padrão que possibilita uma comunicação com o lead, gerando aproximação e fortalecendo um canal direto para divulgação de serviços e produtos.

E, pensando em comunicação, um dos pontos mais importantes é o suporte efetivo ao cliente. Com isso, ter um canal de atendimento centralizado torna o diálogo mais assertivo, otimizando a experiência do consumidor.

Esses e mais recursos podem ser a solução para melhorar o seu processo para alavancar vendas, tornando-o um sucesso. 

Quer saber como fidelizar o seu cliente com um pós-venda memorável? Confira esse post completo que preparamos para você!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

    Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

    Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

      Seus contatos serão utilizados para envio de e-mails, respeitando a sua privacidade, e é possível cancelar o recebimento de novas mensagens a qualquer momento.