Matriz BCG: o que é, benefícios e como fazer 

A matriz BCG é uma tabela utilizada para oferecer a gestores um panorama específico sobre o desempenho de produtos e serviços. Saiba como!
Tayrane
12/07/2023 | 8 min
matriz bcg capa

A Matriz BCG é a solução ideal de gestão para empresas que querem verificar o desempenho de seus produtos e serviços no mercado, analisando a maneira como eles são recebidos pelos consumidores que, afinal, são os responsáveis por gerar os lucros da empresa. 

O grande objetivo dessa matriz é oferecer ao empresário respostas para perguntas como: meu produto está vendendo bem? O consumidor se identifica com a minha marca? Entre outras.

Para explicar em detalhes o que é a matriz BCG, quais são os benefícios de sua aplicação para uma empresa e como fazer, preparamos este conteúdo exclusivo. Acompanhe e aprenda como antecipar a volatilidade do mercado e garantir que os impactos negativos no seu fluxo de caixa sejam reduzidos.

Boa leitura!

O que é matriz BCG?

Criada no início da década de 1970 pelo empresário estadunidense Bruce Henderson, a matriz BCG leva este nome como uma referência às letras iniciais da empresa de consultoria fundada e administrada por Henderson, o Boston Consulting Group (BCG)

O principal objetivo dessa matriz é oferecer aos gestores um panorama específico sobre o desempenho dos seus produtos e serviços.

A volatilidade sempre esteve presente no mercado. Hora às ações, produtos, serviços e demais aspectos relacionados a uma marca estão em alta, mas no dia seguinte esse cenário pode mudar.  

Para antecipar eventuais quedas na receita e entender os motivos que podem estar levando a isso, Henderson desenvolveu uma tabela, a matriz BCG. Ela funciona como uma ferramenta para gestão de negócios e permite uma análise do portfólio de produtos.

Imagine o seguinte: sua empresa tem um catálogo com cerca de 100 produtos. Acompanhar o desempenho individual de cada um, com tabelas e informações separadas, pode favorecer a perda de dados importantes para o andamento do seu negócio. 

Com a matriz BCG, porém, você tem a representação visual e centralizada de todas as informações de desempenho das soluções que seu negócio oferece aos seus clientes. Isso, entre outros detalhes, favorece o cruzamento dos dados para avaliação do que está performando bem.

A matriz BCG daria certo no meu negócio?

A resposta é um sonoro sim. A matriz BCG é extremamente útil para empresas que desejam avaliar o desempenho dos seus produtos no mercado, ou seja, todas. 

Além disso, para os empreendimentos com um número mais variado e alto de produtos ou serviços, a BCG é indispensável para otimização do poder de decisão do gestor sobre o direcionamento de investimentos.

Pense que no mundo dos negócios o grande foco de qualquer empresário é, mais do que ganhar, saber como não perder dinheiro. 

Com dados sólidos sobre a performance dos produtos sob o olhar dos consumidores, fica mais fácil saber onde o investimento precisa ser maior e onde devem haver reduções ou cortes de gastos. 

Outro ponto importante sobre a matriz BCG é que, em empresas grandes/grupos/corporações, pode ser usada para analisar também o desempenho individual das unidades de negócios (franquias, filiais, etc), mostrando se o investimento está tendo o retorno desejado.

Quais são os benefícios da matriz BCG?

Agora que você já sabe o que é a matriz BCG e que ela pode ser muito útil para a sua empresa, deve estar se perguntando sobre todos os benefícios que essa ferramenta pode trazer ao seu empreendimento. A seguir, separamos em tópicos as principais vantagens do uso desse modelo.

  • Oferece um panorama específico sobre o desempenho dos seus produtos e serviços no mercado;
  • Serve para analisar o comportamento do consumidor;
  • Ajuda a direcionar de maneira mais eficaz os investimentos da empresa;
  • Facilita a criação de ofertas e outras estratégias de gestão do estoque;
  • Serve de base para os setores de marketing e vendas trabalharem juntos em busca de novas soluções;
  • Contribui para a revisão do portfólio de produtos da empresa;
  • Constrói um histórico de análises, que vai servir para fazer comparativos mensais, bimestrais, trimestrais, semestrais, anuais, etc.

Para que a construção desse histórico dê certo, é fundamental realizar a matriz BCG com periodicidade. Assim, nenhum vácuo vai ficar entre os meses, por exemplo.

Como montar a matriz BCG?

A matriz criada por Bruce Henderson funciona da seguinte maneira: ela é dividida em dois blocos, onde o primeiro diz respeito à taxa de crescimento do mercado e a segunda é sobre o desempenho do seu produto no mercado. Além disso, em cada bloco há uma divisão para os grupos dos produtos.

Henderson classificou a matriz em quatro grupos de resultados: vacas leiteiras, abacaxis, estrelas e pontos de interrogação. Veja a matriz BCG na imagem abaixo:

matriz bcg exemplo

Adiante vamos explicar o que cada um desses grupos significa e como avaliar os resultados deles.

Passo a passo para montar a matriz

Ficou interessado pela matriz BCG e quer criar uma para analisar o desempenho dos produtos da sua empresa? A seguir e em apenas cinco passos, te explicamos como fazer isso da maneira correta.

1- Faça uma lista dos produtos

Para analisar o desempenho dos seus produtos, serviços ou unidades de negócio, o ponto de partida é fazer uma lista com todos os itens nela

Uma dica de organização é você criar ela já com a ordem crescente do volume de vendas de cada produto, por exemplo. 

Caso deixe para fazer esse levantamento do crescimento depois, as chances de se perder são altas, e isso compromete todo o processo.

2- Desenhe duas linhas

Faça uma linha vertical e outra horizontal no ângulo de 90º. Essas duas linhas vão representar a taxa de crescimento do mercado e o índice de participação do seu produto, respectivamente. 

Juntamente das linhas, marque os resultados da participação relativa do seu item no mercado. Preste atenção no exemplo a seguir:

  • Se o seu produto X vende para R$100 mil em um mês e o concorrente mais próximo vende para R$200 mil no mesmo período, quer dizer que a participação relativa do produto no mercado é de 0,5. Isso significa que é a metade do índice do concorrente.

3- Preencha a tabela com todos os produtos

Vamos usar como exemplo o produto mais vendido da sua empresa. Imagine que a taxa de crescimento dele no mercado é de 10%. Você vai colocar esses 10% no eixo vertical. O passo seguinte é verificar a posição dele no mercado. 

Supondo que esse produto é líder de mercado e vende 50% a mais do que o segundo colocado (concorrente), marque o ponto 1,5x na linha horizontal. A seguir, você deve fazer o cruzamento desses pontos na tabela e desenhar um círculo no meio, simbolizando o produto.

4- Classifique cada produto

Lembra dos quatro grupos que explicamos anteriormente? Agora vamos definir o que cada um deles significa na sua matriz.

  • Estrelas: ficam no quadrante superior esquerdo e são aqueles com alta participação em um mercado com rápido crescimento. Isso significa que seus investimentos precisam ser grandes para conseguir ganhar espaço no mercado ou manter a sua liderança frente à concorrência.
  • Interrogação: os pontos de interrogação são os produtos que vão ficar localizados no canto superior direito. São aqueles com baixa participação em um mercado de rápido crescimento. Aqui é justificado o uso da interrogação para classificá-los, afinal: vale a pena investir para crescer nesse nicho?
  • Vacas leiteiras: são os produtos que vão ficar no quadrante inferior esquerdo. As vacas leiteiras estão relacionadas às estrelas. Significa quando o crescimento de mercado começa a cair, entrando em uma estagnação. Na prática, isso representa que o período de investir pesado nesse nicho já passou, resta colher os frutos enquanto ainda duram e estar atento para escolher o melhor momento de abandonar o negócio.
  • Abacaxis: ficam no canto inferior direito e representam o fim do ciclo de vida do produto. São aqueles itens que estão em baixa em um mercado que também não cresce. Procure abandonar os abacaxis o quanto antes.
banner tabela de calculo de depreciação de ativos

5- Alinhe a estratégia

Agora que você já compreendeu e montou todo o esqueleto da matriz BCG, é chegada a hora de definir quais são suas estrelas, interrogações, vacas leiteiras e abacaxis. A metodologia de Henderson define quatro estratégias possíveis de adotar para cada um dos quatro grupos:

  • Construir: invista pesado nos pontos de interrogação e conquiste aquele mercado;
  • Manter: mantenha as vacas leiteiras porque elas geram lucros constantes e contribuem para o mantimento da empresa;
  • Colher: colha o fluxo de caixa das interrogações, vacas e abacaxis em curto prazo, descartando os efeitos que isso terá a longo prazo, que podem ser benéficos ou não para o seu negócio. Para tal, reduza custos em pesquisa, tecnologias, entre outras;
  • Abandonar: abacaxis e pontos de interrogação que geram um grande custo, mas sem um retorno atraente, precisam ser descartados antes que comecem a resultar em problemas financeiros para a empresa.

Conheça outras ferramentas úteis para o seu negócio

Assim como a matriz BCG, existem outras ferramentas que são capazes de otimizar a verificação do desempenho dos seus produtos, serviços e empresa no mercado. A análise SWOT, ou FOFA, é um recurso utilizado por gestores que desejam diagnosticar os pontos fortes e fracos do negócio e criar um planejamento estratégico eficaz.

Acesse e aprenda como fazer uma análise SWOT e medir as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa no mercado. 

Banner: solicite uma demonstração do Ploomes

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.