O atual mundo dos negócios, sendo tão diverso, competitivo e com grande volume de informações, exige cada vez mais do gestor. Ser apenas criativo ao desenvolver seu produto ou serviço, não é mais o suficiente.
É necessário saber posicionar a marca e apresentá-la de uma maneira que ganhe destaque, em meio ao grande volume de informações que circula diariamente.
Em geral, a mente, diante de tantos dados recebidos, filtra e rejeita muito do que é oferecido. Deixando apenas aquilo que encontra uma ligação com experiências anteriores e com todo conhecimento adquirido.
Logo, para ter sucesso na comunicação de seu posicionamento é preciso entender o seu segmento no mercado, seu produto e assim saber criar laços entre seus valores e objetivos com conexões já existentes no cliente em potencial.
Vemos assim que o posicionamento é umas das palavras-chave para o desenvolvimento da estratégia de comunicação eficiente, seja para um negócio, seja pessoal ou qualquer outra forma de atividade que envolva influenciar pessoas.
No artigo a seguir explicaremos o conceito de posicionamento de marca e algumas estratégias eficazes de marketing para que empresas possam se destacar e fortalecer sua presença no mercado.
O que é posicionamento de marca?
Al Ries e Jack Trout, teóricos do marketing estratégico, apresentaram em seu livro “Posicionamento: a batalha por sua mente” a ideia que antes de planejar os quatro Ps do marketing — produto, preço, ponto de venda e promoção — é necessário passar por outro P, o do posicionamento.
Segundo eles, o posicionamento de uma marca atravessa os quatro Ps do marketing, fornece informações sobre eles e dá consistência. Ele não é sobre o que se faz com um produto, mas como se posiciona este produto na mente do cliente.
Entenda que ao se alcançar o sucesso com o consumidor, o fator mais relevante foi o que ele tem em mente sobre o seu produto ou serviço. E para alimentar esta ideia é necessário desenvolver seu posicionamento trabalhando ideias e sentimentos que já existem no público.
Mas o primeiro passo para um para saber como se posicionar é entender bem em qual segmentação está atuando, quais seus diferenciais diante a concorrência, qual seu público-alvo e o que o cerca.
Como criar uma estratégia de posicionamento de marca?
Parte das estratégias de branding, o posicionamento de marca contempla um conjunto de ações que visam conquistar consumidores fiéis para uma marca.
Para criar uma estratégia de posicionamento de marca é necessário primeiro entender em qual segmento de mercado sua empresa está inserida e como o seu produto ou serviço atende ao público do mesmo.
A seguir apresentaremos três pontos importantes para sua estratégia.
Defina seu público-alvo
Para ter uma estratégia eficaz é necessário saber para quem se fala e, a partir disso, definir qual a linguagem e canal de comunicação deverão ser usados para alcançá-la.
Pense num grupo específico de consumidores que comprariam seu produto, quais os dados demográficos (como idade, localização e renda), quais seus interesses, hábitos de compra e em que canais de comunicação eles se encontram.
Neste ponto, volta a necessidade de pesquisar o mercado para entender o comportamento do seu público e como o mercado atende as necessidades deles. Com todas as respostas em mãos, crie fichas de personas ou buyer persona (uma representação fictícia dos clientes ideais).
Estas fichas contribuirão para criação de campanhas de marketing focadas no seu real público-alvo, reforçando o posicionamento escolhido.
Lembre-se que conhecer seu público-alvo é importante, não só para encontrar o melhor meio de comunicação, mas também possibilita criar ou adequar seu produto, conforme necessidades dos clientes.
Crie uma proposta única de valor
A Proposta Única de Valor (PUV) é uma estratégia do marketing onde é apresentado a essência da sua marca, destacando o seu diferencial em comparação com a concorrência. Logo, para criar uma proposta eficiente é necessário entender como sua marca se diferencia.
Criar uma proposta concisa e direta, alinhada ao seu posicionamento, faz com que a empresa transmita maior autoridade e consistência para o público.
Podemos entender a elaboração de uma PUV como indispensável para qualquer empreendimento. Ela aumenta a percepção do valor da marca, contribuindo para melhorar a posição no mercado.
Especifique os diferenciais
Atualmente é difícil encontrar um mercado que não esteja saturado de opções para o consumidor. Logo é um trabalho árduo para colocar na mente de um possível cliente uma nova marca ou produto.
Explicar de forma clara e direta seus diferenciais passa a ser uma alternativa forte para se destacar da concorrência.
Para definir os diferenciais pense em dois pontos: os tangíveis e os intangíveis.
Os pontos tangíveis referem-se à qualidade do produto, eficiência, tecnologia e design. Os intangíveis representam valores da marca como tradição, estilo de vida associado, sensação de exclusividade, de pertencimento ou na experiência do negócio.
Posicionamento de marca x reconhecimento de marca: quais as diferenças?
Conceitos imprescindíveis para todo negócio, o posicionamento da marca e o reconhecimento de marca estão interligados e são importantes para o sucesso do empreendimento.
O posicionamento de marca é como a marca se apresenta no mercado, seus atributos tangíveis e intangíveis. O reconhecimento é como o público enxerga esta marca, quais valores e considerações são memoráveis a ele.
Deste modo, podemos entender que para aprimorar um posicionamento é preciso sempre monitorar o reconhecimento. Já que dessa forma você entenderá se o que é transmitido é também recebido, do mesmo jeito.
Quais são as principais estratégias de posicionamento de marca?
Diversas estratégias podem ser utilizadas para o posicionamento de marca. Cada uma delas pode trazer vantagens ou desvantagens, de acordo com seu estilo de negócio e o produto ofertado.
Abaixo explicaremos um pouco mais sobre o preço, diferenciação, benefício e estilo de vida.
Preço
Antes de definir o valor do seu serviço ou produto, você precisa analisar os custos do negócio. Afinal, não adianta vender muito se o valor não cobre os custos de fabricação.
No mercado podemos sempre encontrar produtos a preços acessíveis (preço baixo) ou produtos mais caros, que ganham classificação de premium.
Quando pensamos em posicionamento de marca, entendemos que o valor praticado deve estar sempre alinhado ao público-alvo definido.
Enquanto os preços mais baixos podem atrair um grande público, ele também pode ser sinônimo de falta de lucratividade. Já o preço mais alto, limita o alcance de público, transmite a sensação de exclusividade e qualidade.
Exemplo: Lojas de departamento trabalham preços acessíveis e grande volume e variedade de produtos, enquanto marcas de luxo optam por preços mais altos, alinhados a produtos exclusivos.
Diferenciação
Enfatizar as características únicas do seu produto contribui para a diferenciar seu negócio da concorrência. Podem ser apoiadas em características tangíveis ou intangíveis, conforme já explicado neste texto.
A diferenciação do produto em si pode ser difícil de alcançar e manter, mas é o método mais eficaz para se destacar no mercado.
Exemplo: A fábrica de carros Tesla se diferencia de outras montadoras automobilísticas por desenvolver veículos de alta tecnologia, como os carros elétricos e de direção autônoma.
Benefício
O posicionamento, segundo os benefícios, está diretamente ligado ao produto e serviço. Mas, este também pode estar relacionado aos valores da companhia.
Aqui, mais uma vez, destacamos que estes valores podem ser divididos em duas categorias: funcionais e emocionais.
Os funcionais falam sobre a qualidade do produto em si, como materiais, durabilidade, funcionalidade e eficácia. Os emocionais se ligam ao sentimental, como segurança, confiança, pertencimento e prazer.
Exemplo: A marca de sabonete Dove trabalha os benefícios do produto para pele, e afirma que ao utilizar seus produtos os clientes conquistarão uma pele mais macia e hidratada. E reforça utilizando um benefício emocional relativo a se sentir bem e confiante.
Estilo de vida
O posicionamento baseado no estilo de vida, surge ao reconhecer quem é seu público-alvo. Assim sua marca pode se associar a um estilo de vida específico e transmitir em sua comunicação este estilo.
Através de uma boa representação você atrairá consumidores, que estão inseridos neste modo de vida ou que buscam fazer parte dele.
Exemplo: A empresa Nike associa sua marca e mostra em seu marketing o posicionamento voltado ao mundo do esporte e a superação pessoal.
5 exemplos de posicionamento de marcas de sucesso
Apple
Em posição de destaque no mercado da tecnologia, a Apple tem na essência do seu posicionamento a exclusividade e o luxo, aliados a tecnologias de ponta. Utiliza desses princípios para desenvolver e aprimorar produtos.
Vemos em sua estratégia de marca um posicionamento forte, que fala diretamente com seu público-alvo, oferecendo soluções inovadoras em embalagens luxuosas.
AWS
A AWS, Amazon Web Services, conhecida mundialmente apenas como Amazon, tem posição de destaque no mundo do e-commerce.
Com posicionamento baseado no bom relacionamento com o cliente e na experiência de compra, ela oferece serviços e soluções com propósito de atender tanto as marcas quanto seus clientes finais.
Ou seja, a empresa visa facilitar o contato entre os produtos de marca e seu público, com conveniência, entrega rápida e preços competitivos.
Coca-Cola
A marca Coca-Cola, companhia com mais de 125 anos, é sinônimo de sucesso. E se mantém há décadas como a número um no segmento em que atua.
Trabalhando um posicionamento focado em valores como felicidade, partilha e união, têm suas ações voltadas a promover engajamento, incentivando os consumidores a dividir bons momentos.
IBM
A IBM é líder no mercado tecnológico nos segmentos de nuvem híbrida, IA e serviços de negócios. A companhia trabalha para auxiliar os clientes na obtenção de insights a partir de seus dados, desta forma possibilita aperfeiçoar processos de negócios, reduzir custos e obter vantagens competitivas.
Com posicionamento voltado para inovação e colaboração, a empresa sustenta o slogan “Let’s create”. Este é como um convite para os clientes criarem e se desenvolverem utilizando da tecnologia oferecida pela IBM.
E-book: Como estruturar um planejamento de Marketing Digital B2B
Concluímos que a escolha da melhor estratégia de posicionamento de marca depende de diversos fatores, como o público-alvo, a natureza do produto ou serviço, a concorrência e os objetivos da companhia.
Aqui o importante é ter uma estratégia de marketing eficaz que inclua seu posicionamento de forma clara e consistente, para que a marca se destaque no mercado e seja lembrada pelos consumidores.
Pensando em contribuir para a construção do seu plano de marketing, disponibilizamos o Ebook sobre como estruturar um planejamento de Marketing Digital, atraindo grandes oportunidades, utilizando os canais digitais corretos, de forma mais eficiente e previsível.