Agilidade na gestão empresarial: como crescer em meio à crise?

Visão de mercado, diversificação, flexibilidade e horizontalização: entenda como a agilidade na gestão empresarial fortalece o seu negócio.
Ploomes
23/01/2023 | 6 min

O conceito de agilidade na gestão empresarial vai muito além da velocidade com que uma companhia faz suas entregas. Refere-se à capacidade de se adaptar a diferentes contextos, aproveitando oportunidades e saindo mais forte de momentos de crise, mantendo seu crescimento até mesmo diante de adversidades.

A recente pandemia de Covid-19 pode ser encarada como um grande exemplo da importância desse tipo de postura para os negócios.

De acordo com a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19, 46% das empresas brasileiras adotaram o home office durante a pandemia. Destas, 67% apontam que tiveram dificuldades em implementar a modalidade. Apesar disso, 50% relatam que a experiência superou as expectativas, enquanto que para 44%, ficou dentro do esperado.

Esses dados mostram que mais importante do que ter total controle sobre o que ocorre com a organização, é saber se reinventar em meio a imprevistos.

Quer saber como implementar este pensamento na sua companhia?

Neste post, explicamos o que é agilidade na gestão empresarial e apresentamos dicas de como desenvolver essa postura, visando o sucesso do seu negócio.

O que é agilidade na gestão empresarial?

O conceito de agilidade na gestão empresarial se refere à capacidade de uma companhia em se adaptar diante de situações adversas, seja para se proteger em um momento de crise ou mesmo para aproveitar uma boa oportunidade.

Neste sentido, a velocidade e eficiência com que reage pode ser a diferença entre potencializar seu crescimento ou ser ultrapassada pela concorrência.

Qual a importância da agilidade na gestão empresarial?

Cada vez mais, a agilidade na gestão empresarial se torna crucial para o sucesso de um negócio, seja qual for seu ramo de atuação. Quer saber o porquê?

A transformação digital vem gerando grandes impactos no mercado, alterando a forma como trabalhamos. Além disso, estamos expostos a todo tipo de imprevistos, a exemplo da mais recente pandemia, que afetou o mundo todo.

Aderir a tecnologias promissoras antes dos outros players ou detectar crises futuras, se antecipando a elas, são exemplos de medidas próprias de uma gestão ágil.

O fato é que tudo muda muito rápido, obrigando as empresas a reverem suas práticas a todo momento, a fim de se manterem atualizadas e competitivas.

Neste contexto, as companhias que conseguem se adaptar de forma ágil às novas regras do jogo sempre estarão à frente da concorrência. Por outro lado, aquelas que ainda conservam práticas engessadas, cedo ou tarde, ficarão para trás.

banner download guia do gestor de vendas

Como ter agilidade na gestão empresarial? 4 dicas

Ao contrário do que muitos pensam, o termo agilidade na gestão empresarial não se refere apenas à realização de entregas no prazo e ao batimento de metas. Trata-se de um conceito mais abrangente, que diz respeito à maneira como a empresa atua.

Conheça alguns dos princípios que orientam esse modelo de gestão:

1. Visão de mercado

Para ser realmente eficiente, mais do que focar nos processos internos, a gestão empresarial deve ter visão de mercado. Isso faz com que se mantenha antenada às novidades, bem como às adversidades, evitando que seja pega de surpresa.

Em momentos de crise global como o que vivemos recentemente, quem primeiro percebe o que está por vir, tem mais tempo para se reinventar e sair na frente.

A migração para o trabalho remoto é um bom exemplo de medida que muitas empresas tiveram de adotar para manter o negócio funcionando. Quem não fez a transição, certamente enfrentou grandes dificuldades, ou pior, ficou pelo caminho.

Ou seja, o crescimento de uma empresa depende de sua capacidade de acompanhar as tendências do mercado, adaptando-se o mais rápido possível.

2. Diversificação

Outro princípio que confere agilidade na gestão empresarial é a diversificação das operações. Isso ocorre pois, ter mais de uma linha de atuação, além de aumentar as chances de sucesso, também possibilita explorar novas oportunidades.

Quer ver um exemplo prático?

Imagine um pequeno empreendedor que está iniciando um negócio de venda de brigadeiros na porta de uma universidade. Em dias chuvosos, ele terá suas vendas comprometidas, pois ninguém vai parar debaixo de chuva para comprar.

Agora, se esta pessoa passar a fornecer seus brigadeiros na cantina da faculdade, no restaurante em frente ao campus, na padaria da esquina e no delivery do iFood, além de ampliar seus pontos de venda, conseguirá trabalhar faça chuva ou faça sol.

O exemplo é simples, mas ilustra a importância que a diversificação traz para o crescimento de um negócio, seja ele qual for.

3. Flexibilidade

Adotar uma estratégia muito rígida pode manter a organização engessada diante de imprevistos. Sobretudo em um cenário de constantes mudanças e transformações.

É importante ter em mente que a crise pode atingir a todos. Entretanto, as empresas que estiverem mais bem preparadas, serão capazes de dar a volta por cima mais rapidamente — talvez até capitalizar — enquanto outras ainda tentam se recuperar.

Daí a necessidade de se adotar a agilidade na gestão empresarial. Por meio de um planejamento flexível, as companhias se tornam capazes de se adaptar de forma mais ágil às intempéries, evoluindo sua operação sempre que necessário.

4. Horizontalização da liderança

Quando as ordens vêm de cima, é natural que todos os colaboradores esperem por orientações para saber como agir diante de imprevistos. Isso pode ser um problema, uma vez que trava o time justo nos momentos que mais requerem ações.

Em contrapartida, em uma gestão empresarial baseada em agilidade, o que vemos é a horizontalização da liderança. Mas, o que isso significa na prática?

Significa exercer uma liderança participativa, dando autonomia aos colaboradores, de modo que todos tenham liberdade para expor suas ideias e contribuir com o crescimento da companhia.

Essa é uma ótima maneira de empoderar o time e trabalhar diferentes tipos de lideranças, preparando-as para atuar de forma assertiva e contundente, mesmo quando a situação requer uma resposta rápida.

A sua companhia pratica a agilidade na gestão empresarial?

O mercado está em constante movimento, isso torna impossível prever com total exatidão quais rumos iremos tomar nos próximos anos. Contudo, não significa que só nos resta aguardar a onda nos atingir. Pelo contrário! 

Os desafios surgem para todos. Logo, as organizações que adotarem a agilidade na gestão empresarial, sempre estarão à frente de seus concorrentes, preparadas para lidar com os momentos de maior turbulência e, ainda assim, saírem mais fortes.

Este artigo foi escrito pela Movile, empresa que realiza investimentos de longo prazo em empresas de tecnologia na América Latina e visa ser a maior ‘tech thesis maker’ da região. 

Por meio de sua expertise em cultura, estratégia, M&A, finanças e gestão, apoia companhias como Afterverse, a55, iFood, MovilePay, Sandbox, Sympla, Zoop, Mensajeros Urbanos e Moova. 

A Movile conta com o seu portal de conteúdo proprietário, o Movile Orbit, no qual compartilha conhecimento de seus especialistas sobre os temas mais relevantes do mundo dos negócios.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.