O que é inteligência de mercado, como ela pode impactar nas vendas?

A estratégia de inteligência de mercado tem um papel essencial na coleta de informações para alavancar os resultados da empresa. Veja como.
Tayrane
21/11/2022 | 8 min
inteligência de mercado

Manter um olhar atento sobre a concorrência e o ambiente geral do mercado é crucial para criar estratégias sustentáveis ​​que impulsionam o crescimento dos negócios. Nesse sentido, a estratégia de inteligência de mercado tem um papel essencial na coleta de informações para alavancar os resultados de uma empresa.

Atualmente, essa estratégia usa várias fontes de informação para fornecer uma visão ampla do mercado, clientes e outros fatores importantes. 

Ela também ajuda a identificar potenciais oportunidades de negócios, concorrência existentes e ideias para desenvolver novos produtos e serviços.

Quer aprender todo o poder da inteligência de mercado para os negócios? Então continue a leitura e conheça os benefícios dessa prática e os primeiros passos para aplicar na sua empresa.

O que é inteligência de mercado?

A inteligência de mercado é uma estratégia onde todos os dados que uma empresa coleta são processados e analisados. 

As empresas podem coletar essas informações por meio de fontes internas e externas, como registros de vendas, pesquisas, mídias sociais, sites de notícias, fabricantes, clientes e distribuidores.

A partir dessa análise, setores como vendas, marketing e customer success podem usar as informações levantadas para aprimorar suas ações. 

Além disso, quando os dados são usados com foco na inteligência de mercado, ass empresas entendem melhor como os setores mudam ao longo do tempo, o que pode ajudar a planejar o futuro.

Por exemplo, as empresas podem reunir dados demográficos e hábitos de consumo de seus clientes para criar estratégias de marketing melhores e mais direcionadas. 

A inteligência de mercado também pode ajudar uma empresa a tomar decisões sobre o desenvolvimento de produtos e criar uma marca mais forte.

Isso acontece porque ela é usada para aprender sobre o mercado em que uma empresa atua, seus clientes, problemas, concorrência e potencial de crescimento, oferecendo uma visão competitiva poderosa do consumidor e do mercado.

A importância da análise de dados para inteligência de mercado

À medida que o mercado se torna mais orientado à tecnologia, a análise de dados desempenha um papel cada vez mais importante nos negócios.

Nesse sentido, a análise de dados é uma atividade que representa mais do que apenas apresentar informações e números. Essa tarefa requer uma abordagem muito mais profunda para registrar, analisar e examinar dados para apresentar as descobertas feitas em um formato de fácil entendimento.

Com isso, é possível fornecer a uma empresa uma visão de tomada de decisão em diversas estratégias, como:

  • Prever tendências e comportamentos dos clientes
  • Aumentar a produtividade do negócio
  • Impulsionar a tomada de decisão eficaz

Tudo que envolve a análise de dados ajuda as equipes a tomar decisões informadas para impulsionar a empresa, melhorar a eficiência, aumentar os lucros e atingir as metas.

Para fazer isso de forma eficaz, as empresas precisam entender a direção e os objetivos do negócio, além de explorar o significado por trás dos números e figuras nos dados.

A análise de dados é importante em todos os negócios, independente do tamanho. Isso acontece porque os dados em si são apenas fatos e números. Já a análise deles organiza, interpreta, estrutura e apresenta os dados decupados em material útil que fornece contexto para todas as informações. 

Quais os benefícios da inteligência de mercado?

A inteligência de mercado pode ser bastante ampla. Ela inclui todos os dados que uma empresa coleta sobre os mercados em que opera ou deseja operar. 

Esses dados podem abranger dados demográficos de clientes, tendências, regulamentações, concorrentes ou áreas geográficas, por exemplo. 

A partir desses dados, as empresas obtêm insights significativos para ajudar a determinar e refinar segmentos de mercado, penetração e oportunidades.

Como a inteligência de mercado abrange inteligência competitiva, inteligência de produto e inteligência do setor, ela oferece uma visão global do mercado. Isso permite que as empresas vejam um panorama geral, conectem os pontos, descubram insights e tomem melhores decisões de negócios baseadas em dados.

Além disso, a inteligência de mercado traz muitos outros benefícios para os negócios, como: 

Garante uma visão panorâmica do mercado

Uma boa estratégia de inteligência de mercado dá ao negócio uma visão panorâmica do mercado de forma contínua. Quando se tem essa visão, a empresa pode permanecer por cima mesmo em mercados voláteis.

Traz vantagem competitiva

A inteligência da concorrência é um tipo de inteligência de mercado que ajuda a ver como uma empresa se compara à concorrência. 

Ao integrar a inteligência do concorrente com a inteligência de mercado, é possível ficar de olho no concorrente, melhorar as ofertas e posicionamento e faturar mais no mercado-alvo.

Antecipa o que está por vir

Com inteligência de mercado na ponta dos dedos, as equipes podem monitorar, antecipar e agir sobre as oportunidades de mercado antes, ou pelo menos em tempo, com as próximas mudanças e impactos que estão por vir.

Permite investir nos projetos certos

Quando uma empresa age de acordo com a inteligência de mercado, o negócio pode evitar perdas ao investir nos projetos certos. 

A chave é capturar a imagem completa do mercado, clientes e concorrentes. Dessa forma, a empresa pode validar e investir rapidamente em novos programas, produtos e serviços, evitando desperdício de tempo e recursos.

Melhor entendimento do cliente-alvo

Se uma empresa deseja aumentar a satisfação do cliente, melhorar a retenção deles e atender às demandas do mercado, a inteligência de mercado é sua principal aliada. 

Com uma compreensão sólida e contextualizada do público-alvo e cliente a partir da inteligência de mercado, as equipes podem usar seu conhecimento para tomar decisões centradas no cliente.

Impulsiona a eficiência operacional

Otimizar a estratégia de inteligência de mercado em uma empresa traz a garantia de economia de tempo e dinheiro. 

Com isso, não apenas os funcionários conseguem otimizar o tempo que levam buscando informações, mas também permite entender onde estão as lacunas das informações. 

O que faz um analista de inteligência de mercado?

Basicamente, o analista de inteligência de mercado é responsável por estudar o mercado e criar análises para identificar oportunidades de negócios. 

Esse profissional tem o papel de fornecer insights por meio de análises estratégicas e projeções de mercado, desenvolver estudos de inteligência competitiva e de mercado por segmento e desenhar e analisar o ROI de estratégias já feiras. 

O analista de inteligência no mercado precisa ter um bom know-how em planejamento, estratégia e inteligência de mercado e capacidade de realizar análises complexas com grandes volumes de dados. 

Também é preciso ter conhecimento de metodologias ágeis como Scrum e Design Thinking.

Como aplicar a inteligência de mercado no meu negócio para vender mais? 

Embora não exista um plano definitivo de como as empresas podem usar inteligência de mercado, existem quatro estratégias diferentes que podem ser usadas para coletar dados e começar a trabalhar com isso.

Clientes atuais

Os clientes existentes são uma fonte potencial de dados. É possível, por exemplo, criar uma cultura de feedback com eles para coletar dados de maneira eficaz e simples. 

A equipe de vendas também pode ajudar com inteligência de mercado. Como os vendedores falam com clientes em potencial e clientes regularmente, eles podem fornecer informações adicionais sobre as tendências do setor. 

Nesse sentido, usar um CRM geralmente é a melhor opção para uma empresa compartilhar essas informações sobre os clientes em um só lugar.

ploomes teste grátis

Pesquisas

Para obter seus próprios dados de pesquisa de mercado, considere enviar pesquisas ou enquetes on-line aos clientes. Essa pode ser uma abordagem útil, especialmente para empresas que mantêm as listas de clientes de forma eficaz.

É possível usar ferramentas como SurveyMonkey ou Google Forms para começar essas pesquisas. Outra boa opção é incluir um link de pesquisa no e-mail de fechamento de venda.

Contratar um especialista interno

Uma opção também é contratar um analista de inteligência de mercado para desenvolver uma estratégia de inteligência mais ampla.

Esse profissional se comunica com fabricantes, distribuidores e clientes envolvidos na criação e distribuição dos produtos ou serviços de uma empresa. 

Esse tipo de trabalho, juntamente com dados e pesquisas, compreende a maior parte da inteligência de mercado.

Depois que essas informações forem processadas, é possível usá-las para determinar oportunidades lucrativas no mercado, por exemplo. 

Veja mais sobre inteligência de mercado em vendas no vídeo abaixo:

Conclusão

A inteligência de mercado pode fornecer uma visão completa do setor em que uma empresa está inserida e identificar novas oportunidades. 

Ao coletar e analisar dados sobre os mercados em sua empresa está inserido, é possível obter informações valiosas para os negócios.

Sendo assim, a inteligência de mercado juntamente com a análise de dados podem ser grandes aliadas no processo de prospecção de clientes. 

Aprenda como prospectar com o uso de inteligência de mercado e gerar mais resultados de vendas!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.