O que é automação de vendas e quais são seus benefícios?

A automação de vendas é um conceito que visa retirar toda a burocracia e repetição do trabalho da área comercial. Veja como!
Tayrane
26/05/2023 | 5 min
automação de vendas

Atualmente, muitas empresas buscam estratégias para melhorar o seu trabalho. Com os benefícios que a internet nos proporciona, há muita facilidade para as organizações que enriquecem os seus serviços com as novas tecnologias.

Diante disso, temos a automação de vendas como um ótimo recurso para aumentar as chances de sucesso do seu negócio.

A automação de vendas é um conceito que visa retirar toda a burocracia e repetição do trabalho da equipe de vendas por meio de um software ou sistema. Com a utilização desse recurso, os seus vendedores serão muito mais eficientes e trarão mais lucros para a sua empresa.

Veja agora os principais benefícios e formas de aplicação para a sua empresa! 

Os principais benefícios da automação de vendas

1. Diminuição no tempo do ciclo da venda

Economizar tempo em atividades repetitivas significa ter mais tempo para investir no que realmente importa em vendas: o cliente. Quando a sua empresa gasta muito desse recurso em processamento de dados, perde a chance de obter novos consumidores.

Com a automação das vendas, a sua empresa poderá prospectar novos clientes e aumentar a quantidade de negócios fechados, pois você otimizará o processo logístico da sua organização. Todo o objetivo será para almejar o crescimento da empresa.  

2. Maior preparação do time comercial

Outro benefício da automação de vendas é a maior preparação da sua equipe comercial, pois softwares dessa natureza não apenas trarão visibilidade sobre os seus leads, mas também clareza sobre como o seu vendedor deve agir.

Muitas vezes, o seu vendedor perde negócios por não saber se comunicar com o cliente. Ele precisa entender que deve agir de acordo com a necessidade do seu consumidor. Por isso usar uma ferramenta, como plataformas de CRM, farão a diferença para fechar muitos negócios.

Sendo assim, automação não é só uma maneira de diminuir o tempo gasto com a operação diária, mas de também buscar e consolidar conhecimentos antes indisponíveis para os seus vendedores.

teste grátis ploomes

3. Redução de custos para aquisição de clientes

Sabemos que é importante a empresa reduzir custos, ainda mais em tempos de crise econômica. No entanto, a redução deve ser feita de maneira inteligente, para que não custe a perda de clientes.

Não adianta reduzir a qualidade do serviço prestado, pois certamente o consumidor não ficará satisfeito e abandonará o trabalho da sua empresa.

Com uma ferramenta de automação de vendas, você, além de reduzir os seus custos, terá novos clientes. Isso acontece porque essa ferramenta permite que tudo seja feito por meio da tela de um tablet ou celular.

Assim, você aumentará a sua eficiência e trará mais economia para a sua equipe de vendas, já que haverá redução de custos com trabalhos que são feitos de forma manual, por exemplo.

Desse modo, você fará a redução de custos apropriada, isto é, com trabalho que pode ser otimizado. Da mesma forma, também terá a vantagem de não alterar a qualidade do serviço oferecido. 

Alguns exemplos de automação para a sua empresa

1. Automação na geração de propostas

O que a automação na geração de propostas acarreta é facilidade e maior desempenho de venda dos seus funcionários. Sem a automação, o seu vendedor terá que ter um controle exato das promoções e vantagens que pode oferecer para os seus clientes.

Não há quase nenhuma chance de modificação na negociação, o que pode contribuir para a perda do cliente, já que não será possível traçar estratégias no momento de venda.  Porém, com a automação de vendas, você pode decidir o preço que o seu vendedor cobrará por um determinado negócio.

Por exemplo, se for identificado que um certo cliente pode pagar um pouco mais pelo serviço ofertado, pode usar essa margem de lucro para oferecer um maior desconto a um que tenha menos condições de renda em outra situação.

O software permite que você trace estratégias de venda para conquistar o desejo do cliente no momento da operação. Isso proporciona muito mais chance de fechar o negócio para o seu vendedor. 

2. Automação no envio e recebimento de e-mails

Com a automação de vendas, você tem a praticidade de ter a automação no envio e recebimento de e-mails. Isso é algo que reduzirá o tempo gasto por sua equipe para enviar grandes quantidades de e-mails, diariamente.

Por exemplo, se a sua empresa trabalha com produtos de beleza e oferece serviços de manutenção de máquinas, não há sentido em mandar as mesmas mensagens para clientes diversos. Isso não ajudará no aumento de venda da sua organização.

Como a ferramenta analisa o perfil dos seus leads, é possível que sejam elaborados vários e-mails distintos para clientes com desejos diferentes. Muito mais praticidade e otimização de todo o processo

3. Automação de ligações

Por fim, algo muito comum é o problema com a falta de organização para executar ligações para os clientes. Geralmente, por causa da falha humana, a sua equipe de vendas acaba realizando ligações equivocadas.

Por exemplo, o seu departamento financeiro pode, por engano, estabelecer uma comunicação com um cliente da empresa, alegando que ele tem uma dívida a pagar. Isso é algo negativo para a sua organização e passará uma imagem ruim da administração da sua empresa. 

Por isso, a automação de ligações é algo fundamental. Pois, assim, além de otimizar o tempo gasto com tantos telefonemas, a sua empresa também passará uma boa imagem para os clientes, uma vez que fará toda a comunicação acertadamente. 

Com esse software, é possível programar diversos tipos de mensagens, já que é possível planejar o que precisa dizer para cada cliente. Sendo assim, poderá criar ligações de cobrança para os que estão em dívida com a organização e telefonemas de anúncio para aqueles a que deseja oferecer algum trabalho novo.

Confira mais benefícios da automação comercial no vídeo abaixo:

Automação de vendas é o futuro da eficiência comercial

Neste post, você aprendeu o que significa automação de vendas, quais são os seus principais benefícios, além das suas principais aplicações. É interessante que aprofunde mais sobre o assunto, lendo sobre outras funcionalidades dessa ferramenta.

Então, agora que você sabe dos benefícios que a automação de vendas trará para a sua empresa, não deixe de entrar em contato conosco. Nós teremos prazer em ajudá-lo!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

Isso vai fechar em 0 segundos