Conheça os 10 melhores cursos de vendas para se destacar no mercado

O mercado está repleto de bons cursos de vendas, sejam eles pagos ou gratuitos, online ou presenciais. Veja os melhores!
Tayrane
09/09/2022 | 12 min
curso de vendas

Se você está em busca dos melhores cursos de vendas, continue a leitura e confira a lista que preparamos para você!

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Se manter atualizado sobre as tendências e novidades do mercado é um diferencial para qualquer profissional que deseja se destacar e evoluir na sua área de atuação.

E quando se trata de vendas, esse requisito torna-se ainda mais importante, já que estamos falando de um setor que muda o tempo todo, exigindo uma dedicação redobrada dos profissionais.

Desde técnicas de prospecção e negociação, até dicas de como manter uma conversa com leads, os cursos de vendas podem e devem ser utilizados se o objetivo é potencializar os resultados de uma empresa a partir da aquisição de novos parceiros.

A boa notícia é que o mercado está repleto de boas capacitações na área de vendas, sejam elas pagas ou gratuitas, online ou presenciais.

Veja também, no vídeo abaixo, como se tornar um vendedor de alta performance:

Por que fazer um curso de vendas?

Como dito, a área de vendas passa por mudanças constantes, sendo fundamental a atualização de profissionais que querem se tornar verdadeiras referências no mercado, ou simplesmente, atingir suas metas de vendas.

Um dos principais benefícios é a flexibilidade dos cursos disponíveis no mercado. Isso porque muitos deles são ofertados na modalidade online, sem a necessidade de se deslocar para o local. 

A maioria, inclusive, oferece materiais de apoio para auxiliar no aprendizado: vídeos, textos de apoio, tutoriais e outros recursos indispensáveis para absorver de forma efetiva o conteúdo.

Além dos materiais de apoio, os cursos de vendas são conhecidos por contarem com instrutores qualificados, em sua maioria profissionais que já possuem ampla experiência de mercado e uma vasta expertise na área comercial.

Também não dá para negar que as certificações são um diferencial para o currículo de profissionais que estão em busca de uma oportunidade no mercado. 

Portanto, considere os melhores cursos de vendas a seguir se estiver procurando uma vaga na área!

Melhores cursos de vendas

1. Inside Sales

Investimento: gratuito

Modalidade: online

Duração: 3h 42min

Que tal começarmos a nossa lista com um curso que, além de pertencer a uma empresa referência em Marketing e vendas, é também gratuito? 

A certificação Inside Sales da Rock Content mostra como:

  • a empresa consolidou sua estratégia de Inside Sales;
  • como ela segmenta os times a partir das área;
  • qual o perfil dos seus vendedores;
  • como é realizado os treinamentos dos profissionais;
  • entre outras práticas comprovadamente eficazes e estruturadas na própria empresa.

Além disso, você vai aprender também a planejar e implementar processos de vendas, recrutar e treinar profissionais, qualificar os leads, montar propostas e conhecer técnicas de negociação para quebras de objeções.

O curso possui 8 módulos e, ao atingir a pontuação mínima de 70% de acerto, você ainda receberá um certificado com validade de 2 anos. 

2. Excelência em vendas nos negócios B2B

Investimento: pago

Modalidade: online

Duração: 7 semanas

Tão importante quanto aprender técnicas de negociação que irão fisgar até aquele lead mais difícil é saber como manter um relacionamento duradouro com os prospects, sobretudo no segmento B2B.

Neste curso de Excelência em vendas nos negócios B2B da Fundação Getúlio Vargas, você aprenderá sobre as principais competências e habilidades necessárias para uma atuação eficaz em vendas no universo B2B.

Ministrado por Luiz Roberto Nunes Carnier, mestre em Comércio Exterior pela Pacific Southern University, o curso é indicado para profissionais que já atuam na área de vendas e buscam uma aplicação rápida e prática do que foi aprendido. Para auxiliar no aprendizado, o curso conta com apostilas, vídeo aulas e outros materiais de apoio. 

Além disso, o curso é uma excelente oportunidade para compartilhar aprendizados, expandir o networking e trocar experiências. 

Ao concluir a capacitação, você receberá um certificado e uma medalha que comprovam a conclusão do curso.

3. Planejamento de vendas e novos negócios

Investimento: pago

Modalidade: online

Duração: 7 semanas

Também ofertado pela FGV, o curso de Planejamento de vendas e novos negócios explora as formas de obter um retorno financeiro a partir de planos estratégicos e táticos eficientes, estabelecidos por métricas de sales analytics.

O autor do curso é o mestre em Direito Empresarial pela UCAM, Leonardo Araújo Marques, que ensina táticas para:

  • conhecer diferentes ambientes organizacionais que impactam o trabalho de um/a profissional de vendas;
  • compreender um planejamento de vendas e novos negócios;
  • desenvolver visão sistêmica sobre o planejamento estratégico de vendas;
  • desenvolver visão estratégica de vendas e sales analytics;
  • analisar estrategicamente os fatores exógenos que impactam o planejamento estratégico de vendas;
  • analisar estrategicamente os desafios de se implementar o planejamento estratégico de vendas.

Também na modalidade EAD, o curso disponibiliza apostilas, vídeos, e-books, exercícios e uma série de materiais de apoio para auxiliar no aprendizado. 

Além disso, você terá o auxílio de uma tutoria à distância para esclarecer possíveis dúvidas.

4. Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais

Investimento: o curso é gratuito, com certificação paga

Modalidade: online

Duração: 12 horas 

Negociar não é uma tarefa fácil, e é justamente uma das etapas mais importantes de uma venda.

Sendo assim, é importante contar com habilidades e técnicas para responder perguntas difíceis, contornar objeções e evidenciar os pontos positivos de uma solução de forma clara e objetiva.

Levando isso em consideração, o curso Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais, da Universidade de Michigan, é uma boa alternativa para quem deseja ter mais sucesso nos negócios e fechar mais contratos.

O curso aborda questões como:

  • Quais são os principais elementos em uma análise de negociação, incluindo o preço de reserva fixado, a meta de expansão, alternativas para o negócio em questão e a zona de acordo potencial?
  • Que diretrizes devem ser seguidas ao confrontar questões de ética?
  • Qual é a sua fonte de poder nas negociações e como é possível aumentar o seu poder?
  • Quais ferramentas psicológicas podem ser usadas durante as negociações e quais armadilhas psicológicas devem ser evitadas?
  • Quais são as quatro principais questões de lei contratual que devem estar no checklist de negociação?
  • Quais conceitos e ferramentas podem ser usados ao resolver controvérsias?

O curso é composto por vídeos com duração de 5 a 20 minutos sobre cada estágio de uma negociação, incluindo questões para testar o conhecimento do que foi ensinado. 

Ao concluir a capacitação, você poderá participar de uma negociação fictícia para testar os seus conhecimentos e receberá feedbacks sobre os pontos que podem ser aprimorados.

5. Construção de relacionamentos em vendas orientada a dados

Investimento: o curso é gratuito, com certificação paga

Modalidade: online

Duração: 17 horas

O conceito de vendas orientada a dados é cada vez mais utilizado por profissionais que buscam por maior assertividade em suas ações. 

A partir da análise de dados, é possível entender quais as melhores estratégias, e o que de fato traz resultados para a empresa.

O curso Construção de relacionamentos em vendas orientada a dados, oferecido pela Fundação Instituto de Administração, fornece todos os métodos sobre data analytics para o ambiente dos profissionais de vendas.

A capacitação permite que o profissional saiba avaliar a relação entre o desempenho de vendas e os gastos relacionados, agrupar por semelhança itens, produtos ou serviços e, por fim, realizar recomendações de produtos para clientes sob características preestabelecidas.

O curso, que é composto por 4 módulos, é composto por vídeos, textos e testes de verificação de aprendizagem. 

6. Não é só mais um curso de vendas

Investimento: pago

Modalidade: online

Duração: 7,5 horas

Se o seu objetivo é compreender de forma geral as estratégias de vendas, o curso Não é só mais um curso de vendas é para você. De maneira geral, a capacitação explora as mais diversas técnicas de vendas do mercado, desde a prospecção até o fechamento.

O curso começa ensinando os conceitos fundamentais de vendas, aborda os principais gatilhos mentais, a qualificação de leads, a fidelização de clientes e a persuasão como ferramenta de vendas.

Ao todo, são 8 módulos que exploram desde o início da estratégia de vendas até as etapas mais práticas como pré-vendas, proposta comercial e fechamento do negócio.

Embora não seja gratuito, a plataforma oferece descontos recorrentes, por isso é bom sempre checar!

7. Vendas consultivas de alta performance

Investimento: pago

Modalidade: aulas online ou presenciais

Duração: 12 horas

Oferecido pela ESPM, o curso Vendas consultivas de alta performance é ideal para profissionais que desejam melhorar suas habilidades em vendas consultivas. 

O curso é destinado a vendedores, consultores,  representantes comerciais e gestores da área de vendas que querem obter melhores resultados e bater metas.

O curso é separado por cada etapa comercial: prospecção, negociação e pós-venda, e aborda temas como:

  • como atender o cliente Omnichannel;
  • habilidades-chave que desencadeiam respeito e confiança no vendedor;
  • força vital das vendas. Como chegar ao cliente potencial qualificado;
  • levantamento de necessidades: a utilidade da ferramenta SPIN, argumentos para descobrir necessidades e expectativas;
  • o método “Creative Value”, focado na eficiência da visita;
  • exemplos eficientes do Marketing de Conteúdo – Content Marketing;
  • o que tem dado certo em ações de pós-venda no Brasil;

Ele também aponta as melhores práticas para tirar o que há de melhor no pipeline de vendas, o que impacta diretamente nas negociações e, por fim, apresenta dicas para realizar um bom pós-venda e focar na solução de problemas dos clientes.

8. Comunicação Efetiva em Vendas: aumentando os resultados

Investimento: pago 

Modalidade: aulas online ou presenciais

Duração: 24 horas

Analisar os próprios processos de vendas é uma prática fundamental para aprimorar o que está sendo feito e garantir que a estratégia comercial dê bons resultados. O curso Comunicação Efetiva em Vendas: aumentando os resultados, do Senac, atua justamente nesse ponto.

Além disso, ele permite entender conceitos relacionados à comunicação verbal, escrita, visual, auditiva, simbólica e emocional. O Curso também ajuda:

  • a compreender os tipos e perfis de clientes: identificação, desejos, necessidades, características e formas de comunicação;
  • a aplicar técnicas de questionamento aos clientes: perguntas abertas e fechadas;
  • a aplicar técnicas de demonstração de produtos: como atrair, despertar interesse, gerar necessidade, persuadir e conquistar a ação da compra;
  • a analisar os impactos positivos e negativos no andamento de uma negociação;
  • a entender o processo de vendas: criatividade e estratégias de persuasão;
  • a ter uma boa apresentação pessoal e comunicação profissional.

O curso fornece uma série de recursos que ajudam a sintetizar o aprendizado de forma efetiva, entre eles: aulas práticas e dinâmicas, conectando os alunos a situações reais do mercado de trabalho e atividades individuais e em grupo. 

Ao final do curso, o aluno receberá uma certificação que é aceita em todo território brasileiro. 

9. Negociação com Influência

Investimento: pago

Modalidade: online

Duração: 8 horas

Ideal para profissionais que querem ser mais influentes e obter resultados positivos em negociações, o curso Negociação com Influência, ofertado pela Escola Conquer, foi criado para auxiliar no desenvolvimento da confiança em todo o processo de negociação.

Seja contornando objeções, expandindo sua rede de contatos e criando situações vantajosas em que todas as partes ficarão felizes com o resultado, o profissional sairá do curso preparado para lidar com as mais diversas situações da área comercial.

O curso é composto por 7 módulos e ministrado por profissionais de renome no mercado, como a mentora de negócios Priscila Pasqualin. 

A capacitação começa já com uma provocação: por que todo mundo deveria aprender a negociar? Indagação que é respondida com alguns dos pontos a seguir:

  • o que não é influência nem negociação
  • influência não é sobre você
  • por que fazemos o que fazemos
  • adaptabilidade: quem tem garra vai mais longe
  • e mais!

Além de preparar os profissionais para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, o curso fornece uma certificação de conclusão para os alunos.

10. Certificação em Inside Sales

Investimento: pago

Modalidade: online

Duração: 29 aulas em vídeo

Criado para ajudar na formação e crescimento de vendedores e SDRs em Inside Sales, o curso da Meetime é ideal para quem necessita de uma melhor organização nos processos, de uma comunicação mais efetiva com os prospects e de bater metas de forma regular.

Além disso, a certificação promete acelerar o onboarding e o ramp-up em Inside Sales, dar 

regularidade nas atividades e metas durante o mês, viabilizar o crescimento contínuo em vendas e atrair prospects mais engajados.

O time de instrutores é composto por especialistas na área de vendas, em sua maioria por nomes já conhecidos do mercado, como Diego Cordovez – CMO da Meetime.

Composto por 4 módulos, o curso aborda desde os primeiros passos em Inside Sales, passando por questões de relacionamento e prospecção a dicas de como manter a regularidade de vendas durante o mês.

Bom, como você viu, o mercado está repleto de bons cursos de capacitação na área de vendas, pagos ou gratuitos. Com a lista em mãos, agora só falta analisar qual a melhor alternativa para você. 

Considere seu momento profissional, o custo, os professores e o mais importante: o conteúdo disponibilizado nas aulas!
Que tal continuar aprendendo? Saiba mais sobre Sales Enablament, a estratégia de capacitação contínua, que fornece aos vendedores o que eles precisam para engajar seus compradores

Veja também:

11 melhores plataformas para vender cursos online!

10 melhores cursos de marketing digital (gratuitos e pagos)

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.