Por que fazer o controle de fornecedores? Veja as principais vantagens

Saiba por que fazer o controle de fornecedores e quais são as principais técnicas para melhorar a gestão dos parceiros da sua empresa
Ploomes
14/07/2023 | 4 min

No mundo corporativo, é muito comum a dúvida sobre a importância de monitorar os fornecedores, principalmente quando já se tem parceiros estabelecidos. Logo, saber por que fazer o controle de fornecedores se torna fundamental para o processo de compras e para o consumidor que deseja receber seus produtos em tempo hábil.

Encontrar parcerias comprometidas com a gestão é um diferencial das companhias de sucesso. Isso porque as organizações estão sempre atentas ao controle de fornecedores, fazendo com que essa integração seja qualitativa.

A gestão desse setor é crucial por diversos motivos, como evitar excesso ou escassez de mercadorias, assegurar prazos de entrega e melhorar os preços. 

A propósito, no seu empreendimento as coisas funcionam dessa forma? Este artigo tem como proposta mostrar por que você deve fazer o controle de fornecedores e dar dicas para gerenciar da forma correta. Continue com a gente!

O que é controle de fornecedores?

Controle de fornecedores é a rotina que a gestão tem para analisar o desempenho dos parceiros, focando no cumprimento de suas funções e se, de fato, isso gera resultados positivos.

Grandes empresas que possuem bons números de parceiros costumam analisar o preço, a qualidade, a eficiência e a logística, a fim de que todo processo seja satisfatório.

Por que fazer o controle de fornecedores? 

Basicamente, o controle de fornecedores colabora para que as operações fluam com mais agilidade e transparência, transformando o trabalho burocrático em leveza.

Entre as principais funções concentram-se a análise e a tomada de decisões por meio de históricos e indicadores, processos que facilitam a redução ou eliminação de erros e retrabalhos.

Nesse sentido, é importante considerar que controlar e fiscalizar os fornecedores são parte das tarefas da gestão de compras, uma vez que ela é responsável por todo o procedimento de compras de uma organização. 

Sendo assim, a gestão se responsabiliza pela entrega de materiais e negociação com os parceiros a fim de reduzir os custos.

Investir no controle de fornecedores pode ser bom para a empresa pelos seguintes aspectos:

  • possibilita analisar o preço em conta, mas também o serviço e prazo de entrega;
  • verifica a possibilidade de aprimorar todo o processo da cadeia de suprimentos;
  • aumenta o valor dos produtos, serviços e matérias-primas;
  • assegura maior competitividade de preços e qualidade;
  • observa os riscos e o desempenho durante o fornecimento de produtos e serviços.

Quais as vantagens em controlar fornecedores?

O controle de fornecedores pode ser importante por vários aspectos. Veja quais são os principais benefícios para adotar essa medida:

Reduz os riscos 

O medo de sofrer com o desabastecimento de materiais, não cumprir os prazos ou perder contratos é comum entre os gestores que não fazem o controle dos produtos. Nesse caso, é válido monitorar a ação e a qualidade dos parceiros.

Aumenta o controle de gastos 

Ao controlar os fornecedores, você está considerando os valores cobrados por eles. A partir disso, você saberá como negociar com intenção de manter os gastos estabilizados.

Preserva o padrão de qualidade

Ter bons parceiros é uma maneira de entregar ao cliente um produto ou serviço de qualidade. Afinal, conquistar a satisfação do cliente é um modo de fidelizá-lo e fortalecer uma boa reputação no mercado.

bannner ploomes teste grátis

Como fazer um bom controle de fornecedores? 

A maneira ideal de fazer o controle de fornecedores é implementando a Gestão de Relacionamento com Fornecedores – em inglês, Supplier Relationship Management (SRM), processo que engloba a análise e o controle das atividades que abrangem a relação entre a empresa e seus fornecedores.

O objetivo da SRM é administrar e acompanhar a aquisição de produtos, matéria-prima e outros elementos de uma empresa.

Por que otimizar o cadastro de fornecedores? 

Manter um cadastro de fornecedores atualizado ajuda a empresa na escolha dos candidatos com suas propostas. Em consequência, essa é uma atividade que facilita o controle de entrada e saída de parceiros.

Entre os principais motivos para otimizar o cadastro de fornecedores na sua empresa destacam-se:

  • negociações mais eficientes;
  • mitigação de riscos;
  • monitoramento de fornecedores homologados;
  • fortalecimento no processo de qualificação.

Por que usar ferramentas para o controle de fornecedores? 

Processos logísticos necessitam de uma coordenação ampla em vista de um fluxo de informações intenso. Para não perder tempo, as ferramentas tecnológicas são bem-vindas, pois contemplam recursos essenciais para a análise e tomada de decisões.

Os sistemas qualificados contam com funções como:

  • histórico de negociações e compras realizadas;
  • geração de solicitação de compras de materiais;
  • emissão de solicitação de compras;
  • análise do tempo de ressuprimento e qualidade dos produtos e serviços;
  • nivelamento de recursos materiais.

Agora que você já sabe por que fazer o controle de fornecedores, que tal buscar conversar com seu time, escolher as melhores ferramentas do mercado e colocar mãos à obra? Pense nisso!

Este post foi escrito especialmente para o blog da Ploomes e é uma iniciativa da Linkana de solucionar como fazer um controle eficiente de fornecedores.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.